Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / Grupo de pesquisa do PósCom oferece oficina "Ética Hacker e Open Data"

Grupo de pesquisa do PósCom oferece oficina "Ética Hacker e Open Data"

25/09/2013

25/09/2013 12h53

O Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG) e a Comunidade Transparência Hacker realizam, no dia 1º de outubro de 2013, das 13h às 17h, a "Oficina Ética Hacker e Open Data", no Edifício Capa (Pós-graduação), sala 417, na Universidade Metodista de São Paulo.

Com o objetivo de introduzir os interessados no universo da produção de informação de relevância social a partir da coleta de dados em bases públicas abertas, processamento, análise e visualização, a oficina será ministrada pelos pesquisadores hackers Daniela Silva e Capi Etheriel.

Programação:

- Bloco 1: Como os hackers criaram o mundo digital que conhecemos hoje. Conceitos de ética e cultura hacker. Hackerismo e política contemporânea: anonymous, wikileaks e mais.

- Bloco 2: Open Data e as possibilidades da cultura hacker para a transparência. Exercícios práticos para obter, refinar, processar e organizar dados abertos. Como usar tabelas dinâmicas, Google Refine, data scraping e outras técnicas em investigações e pesquisas acadêmicas.

 

Inscrições: www.dados.eventbrite.com

________________________________________

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
SOBRE O PROGRAMA