Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / Dissertação sobre Infografia Multimídia é aprovada com louvor no POSCOM

Dissertação sobre Infografia Multimídia é aprovada com louvor no POSCOM

19/05/2015 17h45 - última modificação 20/05/2015 18h43

A dissertação “A infografia multimídia no Clarín.com e Folha.com: o Flash e o HTML5 na ampliação das características interativas”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Metodista pelo pesquisador Eduardo Fernando Uliana Barboza, foi aprovada pela banca com o conceito Summa Cum Laude (com a Maior das Honras, que representa a maior distinção e é o reconhecimento por obter a máxima qualificação possível em uma titulação universitária). O pesquisador foi orientado pelo  professor doutor Walter Teixeira Lima Junior.

O trabalho analisa, por meio de um estudo comparativo, como dois portais de grandes veículos de comunicação, Clarín (Argentina) e Folha S. Paulo (Brasil), têm utilizado a tecnologia HTML5 para avançar nas possibilidades interativas do gênero jornalístico e inovar a notícia veiculada.

Eduardo Uliana afirma que a escolha do tema foi baseada na necessidade de adequação das narrativas jornalísticas a um novo cenário tecnológico comunicacional. “Essa discussão se divide em duas: forma e conteúdo. Em termos de formato, discute-se sobre qual seria o melhor design da notícia para meios de comunicação em multiplataforma e, em termos de conteúdo, a discussão é sobre como seria o conteúdo jornalístico mais adequado a esse novo contexto, que tem como alvo um novo tipo de leitor: um leitor que não é mais apenas receptor da notícia, mas também que a produz e veicula por meio das redes sociais online e diversas ferramentas de comunicação disponíveis na web”, explica.

A partir desse contexto e pelo fato de se tratar de um produto que traz novas possibilidades de formato e de transmissão do conteúdo jornalístico, a infografia multimídia foi escolhida como tema da pesquisa. “A infografia aparece como uma das possíveis saídas na busca de um novo formato jornalístico”, diz Uliana.

Para realizar a pesquisa, foram analisados infográficos multimídia do Folha.com e do Clarín.com e verificados os recursos narrativos e informativos, além das ferramentas e tecnologias de linguagem de programação para Internet que são empregadas pelos meios de comunicação brasileiro e argentino.

Eduardo Uliana é atualmente professor do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT - Campus de Alto Araguaia) e membro do grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog), pertencente à Universidade Metodista de São Paulo.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
SOBRE O PROGRAMA