Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / Coordenador do PósCOM atribui à educação a função de combater fake news

Coordenador do PósCOM atribui à educação a função de combater fake news

Professor Luiz Alberto participa de debate na TV do Diário do Grande ABC

08/05/2018 18h36

Apesar do esforço que grandes mídias promovem para esclarecer o impacto das fake news (notícias falsas), a educação é o grande instrumento para combater o novo fenômeno, entende o coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, professor Luiz Alberto de Farias. Ele foi um dos participantes do programa “Debate Diário” que a webTV do Diário do Grande ABC promoveu na tarde de 4 de maio último sobre o tema. Segundo professor Luiz, é orientando jovens e adultos sobre a necessidade de averiguar a informação que se fará frente ao que chamou de “indústria de fake news”.

“Boatos sempre existiram, mas há hoje uma industrialização movida inclusive por profissionais inteligentes e qualificados para tergiversar sobre a realidade. O que assusta é o descontrole dessa disseminação, pois a internet é algoritimizada e gamificada, o que multiplica qualquer dado”, alertou, reforçando a tese de que a sociedade digital está fazendo “endosso às cegas” a tudo o que acessa sobretudo em redes sociais, o que alimenta as falsas notícias.

O painel reuniu especialistas em Comunicação e em Direito, como o diretor de redação do DGABC, Evaldo Novelini, o professor da Universidade Municipal de São Caetano, Alan Angelucci, e o presidente da OAB de São Bernardo, Luiz Ricardo Davanzo.

Assista à íntegra do programa.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , ,
X