Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / Colaboração e multidisciplinariedade pautam primeiro Seminário do TECCCOG

Colaboração e multidisciplinariedade pautam primeiro Seminário do TECCCOG

06/02/2013

06/02/2013 11h40 - última modificação 11/03/2013 12h33

ACOMPANHE AO VIVO AQUI

É impossível compreender as inovações tecnológicas na comunicação sem pensar em redes, conexões, diálogo. Estimular a colaboração visando o avanço da área é uma das premissas do grupo de pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG), e este será o principal objetivo do primeiro seminário promovido pelo grupo.

O evento, que acontece no dia 11 de março , é uma das atividades que marcam a abertura do semestre letivo do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo.

Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de compartilhar seus trabalhos em apresentações orais objetivas, em até 15 minutos, com foco apenas no tema e problemas de pesquisa. Da mesma forma, a síntese dos trabalhos estará visível durante todo o dia: pôsteres com os detalhes mais relevantes dos projetos ficarão expostos nas imediações do auditório durante todo o dia. Este modelo diferenciado tem a missão de contribuir para que o pesquisador modifique seu olhar diante dos fenômenos estudados.

Além de ser um evento voltado para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos membros do grupo, o seminário é uma oportunidade para alunos do programa, convidados externos e demais interessados promoverem reflexões em conjunto, o fortalecimento das conexões entre pesquisadores e seus objetos de estudo e, consequentemente, um amadurecimento científico. Para que isso ocorra, todos os participantes serão convidados a discutir e compartilhar seus pontos de vista em grupos de trabalho temáticos.

Para estimular o cruzamento de conhecimentos desde o início, o jornalista e professor da USP Vinícius Romanini irá abrir o seminário com a palestra "A transdisciplinaridade na comunicação". Este princípio trata justamente a comunicação entre as áreas da ciência. Apesar disso, a epistemologia da comunicação tem dado nos últimos anos uma excessiva ênfase à restrição de seu objeto. O resultado é que a comunicação se comunica cada vez menos. Esta perversão epistemológica precisa ser combatida e a semiótica pode ajudar.

O I Seminário do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva é uma realização do Grupo de Pesquisa TECCCOG, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, inserido no Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, liderado pelo Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Júnior.


Sobre o palestrante

Com ênfase em filosofia e teoria da comunicação, filosofia da linguagem e semiótica, Vinícius Romanini coordena o Laboratório Agência de Comunicação (LAC) da ECA e é editor científico da revista Semeiosis - Semiótica e Transdisciplinaridade em Revista. Atuou ainda nas revistas Veja, Terra, Viagem e Turismo, Superinteressante e Exame PME, entre outras, cobrindo principalmente assuntos de cultura, ciência e sustentabilidade.


I Seminário do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva – TECCCOG
Data: 11 de março de 2013
Horário: Das 8h às 18h
Inscrições através do link: http://seminariotecccog.eventbrite.com/
Promoção: Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog) do Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de São Paulo
Local: Auditório do Edifício Capa – Universidade Metodista de São Paulo – Campus Rudge Ramos - Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/ SP

 

ACOMPANHE AO VIVO AQUI

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
SOBRE O PROGRAMA