Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / Aluna da PósCom é aprovada pela CAPES para estudos no exterior

Aluna da PósCom é aprovada pela CAPES para estudos no exterior

10/11/09

10/11/2009 16h23 - última modificação 11/11/2009 15h58

O Programa de Pós- Graduação em Comunicação Social da Metodista teve uma aluna doutoranda aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para participar do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). Maria Cleidejane Esperidiao estudará na Bowling Green State University (Estados Unidos), entre janeiro e abril de 2010.

Durante os quatro meses, a estudante participará de seminários e dividirá com os alunos de graduação da Universidade estrangeira as conclusões iniciais de seu Doutorado, que trata de agências internacionais de notícias como Reuters e APTN.  “Muitos dizem que essa área de pesquisa já saiu de moda, mas ao contrário, o assunto é muito mais relevante do que se imagina nessa Era Digital, com a suposta morte do jornalismo formal. Nos Estados Unidos e também na Europa e na Ásia, esse campo de pesquisa é muito valorizado. Então, quero trocar experiências com profissionais de fora”, contou.

Para a doutoranda, que trabalha atualmente como editora internacional, a cobertura jornalística nessa área carece de bons livros em português sobre as Agências Internacionais e um de seus planos futuros é contribuir nesse sentido, ampliando o debate entre os profissionais da área. “Lá nos Estados Unidos, serei orientada pelo professor Dr. Oliver Bovd-Barret, que já escreveu mais de 20 obras sobre Agências de Notícias, e se mostrou muito entusiasmado em receber uma pesquisadora brasileira e também o trabalho do Comtec, grupo de pesquisa que meu orientador e coordenador da PósCom, professor Sebastião Squirra, fundou, o que me deixa feliz”, complementou.

Sobre a seleção da CAPES, Maria Cleidejane acredita que a Metodista teve uma grande contribuição. “A Universidade tem credibilidade. Já formou e forma grandes nomes na área de pesquisa em Comunicação e no jornalismo brasileiro e com certeza isso foi levado em conta”, afirmou.

O Programa

O objetivo do PDEE é incentivar o intercâmbio dos cursos de pós-graduação brasileiros com os de outros países, concedendo cotas de bolsas às Instituições de Ensino Superior para estágio de doutorandos no exterior. As cotas são fornecidas para cursos de doutorado com avaliação igual a 4 ou superior. Além do Stricto Sensu em Comunicação social, a Metodista também possui cotas disponíveis para o PDEE no Programa de Pós- Graduação em Ciências da Religião.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
SOBRE O PROGRAMA