Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / 2019 / Cátedra debate o impacto do 'trolling' na polarização política das mídias sociais

Cátedra debate o impacto do 'trolling' na polarização política das mídias sociais

Workshop será realizado na próxima quarta-feira (29)

23/05/2019 15h55 - última modificação 27/05/2019 17h21

A Cátedra Unesco/Metodista promove na próxima quarta-feira, 29 de maio de 2019, das 14h às 16h, no Edifício Capa, workshop sobre "O trolling no mainstream das redes e seu impacto na polarização política nas mídias sociais", com Bruno Antunes. 

As mídias sociais viraram um campo de batalha entre os usuários em um cenário de polarização política. Grupos se dividem em comunidades virtuais para defenderem seus posicionamentos e atacarem adversários. Neste contexto, as mídias sociais viraram terreno fértil para um subgrupo da web: os trolls.

Estes atores digitais se organizam em fóruns denominados de chans. Nestes espaços virtuais é onde foram criados os memes, vocabulários utilizados pelos usuários das mídias sociais e táticas para perturbarem o debate feito online. Os chans também são conhecidos por postagens ofensivas, racistas, machistas, homofóbicas e até mesmo o compartilhamento de pornografia infantil.

A intenção dos trolls é causar reação agressiva daqueles que atacam e, então, transformar um espaço de debate em ataques mútuos, no que fazem muito bem. Nesta direção, a influência dos trolls começa a transformar o debate nas mídias sociais em uma troca de ataques entre ambas as partes.

Para isso, utilizam diversas táticas, como organizar ataques a perfis nas mídias sociais, divulgação de dados pessoais dos alvos e uso de robôs. A influência destes atores digitais fora decisiva nas eleições americanas e, por consequência, também no Brasil. Compreender as ações destes grupos e sua capacidade de influenciar o comportamento nas mídias sociais é essencial para entender a crise política que a democracia passa no atual cenário.

O trolling no mainstream das redes e seu impacto na polarização política nas mídias sociais
Data:
29 de maio de 2019
Horário: das 14 às 16h
Local: Edifício Capa - Sala 117

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
X