Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / 2018 / Homenagem ao professor Juan Camilo Arboleda Alzate marca reunião do grupo de pesquisa "Da compreensão como método"

Homenagem ao professor Juan Camilo Arboleda Alzate marca reunião do grupo de pesquisa "Da compreensão como método"

Em outro momento, pesquisadores e pesquisadoras do grupo apresentaram suas pesquisas em fase de desenvolvimento ou finalizadas recentemente

03/10/2018 16h50 - última modificação 04/10/2018 16h21

Foto Carolina Klautau

Por Carolina Klautau

O último 16 de setembro foi um dia triste para integrantes do Brasil e da Colômbia do grupo de pesquisa “Da compreensão como método”. Juan Camilo Arboleda Alzate, de 38 anos, jornalista e professor da Faculdade de Comunicações da Universidade de Antioquia (Medellín, Colômbia), faleceu vítima de parada cardíaca ao final da Maratona de Medellín. A participação de Juan Camilo no III Seminário Brasil-Colômbia de Estudos e Práticas da Compreensão, em dezembro de 2017, em São Paulo, foi lembrada com muito carinho e ternura pelos integrantes do grupo, principalmente pelos que puderam conhecer o professor.

Durante o seminário, professor Arboleda apresentou o trabalho “La instrumentalización de los medios digitales: experiencia de formación/ aprendizaje en periodismo en escenarios convergentes”, que pode ser lido em: <https://casperlibero.edu.br/…/uplo…/2017/11/ebook-livro2.pdf>. Pesquisadoras e pesquisadores brasileiros do grupo sentem muito a perda repentina de Juan Camilo Arboleda e enviam os sentimentos aos amigos, às amigas, colegas de trabalhos e familiares do professor. Juan Camilo também foi homenageado, em outro momento, pela professora Cilene Victor, em um texto do site Da Compreensão: http://www.dacompreensao.com.br/…/ideias-e-inquietacoes-do…/.

Após as homenagens, a reunião de 18 de setembro continuou com a fala do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, Marcelo Furlin, que fez sua estreia no grupo de pesquisa “Da compreensão como método”. O professor conversou com integrantes do grupo sobre sua pesquisa que tem, como grandes temas, a hermenêutica e o pensamento da complexidade – dois assuntos muito caros ao pensamento da compreensão. Num próximo encontro, professor Marcelo deve voltar para dialogar novamente com as pesquisadoras e os pesquisadores.

Já o professor Mauro de Souza Ventura, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp de Bauru), que acompanha há alguns anos os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa e que hoje é membro ativo desse grupo, dividiu seu interesse pela obra do jornalista, ensaísta e crítico literário Otto Maria Carpeaux. Desde o Doutorado, o professor vem trabalhando os ensaios do austríaco-brasileiro Carpeaux e a dimensão jornalística de sua produção. Mauro também volta numa outra de nossas reuniões para conversar mais com o grupo sobre sua trajetória de pesquisa.

Na revista Folios especial sobre o método da compreensão, uma publicação da Facultad de Comunicaciones da Universidad de Antioquia (UdeA), e no livro que o grupo de pesquisa deve lançar em 2018 e 2019, respectivamente, Mauro Ventura e José Eugenio Menezes, professor do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, se debruçam sobre o pensamento de Otto Maria Carpeaux e de Vilém Flusser e sobre como ambos dialogam com a compreensão como método, no artigo “Música de câmara, cultura do ouvir e compreensão: contribuição de Otto Maria Carpeaux e Vilém Flusser”.

Num segundo momento da reunião, a pesquisadora Carolina Moura Klautau apresentou sua dissertação de mestrado intitulada “Jornalismo, incerteza e complementaridade de opostos: um diálogo compreensivo”, defendida no dia 13 de setembro na Faculdade Cásper Líbero. Outras informações sobre a pesquisa podem ser conferidas em https://goo.gl/a7dHzL.

A próxima reunião do grupo de pesquisa está programada para 23 de outubro de 2018, às 19h30, no Edifício Capa da Universidade Metodista de São Paulo.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
X