Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / 2018 / Encontro do grupo "Da compreensão como método" promove diálogo entre graduandos e pós-graduandos

Encontro do grupo "Da compreensão como método" promove diálogo entre graduandos e pós-graduandos

Próxima reunião está marcada para 18 de setembro

23/08/2018 16h55 - última modificação 24/08/2018 14h42

grupo de pesquisa "Da compreensão como método" realizou a primeira reunião deste segundo semestre em 23 de agosto.  Cerca de 20 integrantes se encontraram no Edifício Capa da Universidade Metodista de São Paulo para dialogar sobre as produções acadêmicas e receberam uma boa notícia: o grupo foi certificado pela Metodista junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), passando a fazer parte do Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil, um inventário que reúne milhares de grupos ativos no País.

Também foi comemorada pelos líderes, os professores Dimas Künsch e Mateus Yuri Passos, a iminente assinatura do convênio de cooperação acadêmica entre a Metodista e a Universidad de Antioquia (UdeA), de Medellín, na Colômbia. O grupo atua nas duas universidades, possibilitando troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores do Brasil e da Colômbia. 

Celebrando a parceria entre as duas instituições, mais uma boa notícia: os próximos quatro livros que serão lançados pelos membros entre final de 2018 e início de 2019 serão publicados na Colômbia em forma de edições especiais da Folios, a revista da Facultad de Comucaciones da UdeA. A informação foi dada por Raúl Osorio Vargas, líder do grupo de pesquisa parceiro na Colômbia, em mensagem de áudio.

Discussões

Em outro momento, integrantes puderam adiantar trabalhos que vão apresentar nos próximos dias em eventos científicos e ouvir a contribuição de colegas para o desenvolvimento futuro desses trabalhos.

Taynah Ibanez Barbosa, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (Póscom) da Metodista, apresentou a pesquisa “O amargo amor de Arlequina: a representação da submissão feminina presente na coletânea Louco Amor e outras histórias”, que será apresentada nas 5as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, programadas para 22 a 24 de agosto na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

O outro trabalho com o qual foi possível dialogar foi “O Imaginário e a Jornada do Herói na Série Original da Netflix Stranger Things”, de Ângela Miguel Corrêa e Rafael Gonçalves, mestranda e doutorando, respectivamente, do Póscom. A pesquisa será apresentada no XVIII Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que ocorre de 2 a 8 de setembro em Joinville, SC. 

Próximo encontro

Informações sobre o grupo, seus projetos, publicações, eventos etc. podem ser encontradas em www.dacompreensao.com.br. O próximo encontro já está marcado para 18 de setembro, às 19h30, no Edifício Capa da Metodista.

Confira fotos:

Encontro do grupo "Da compreensão como método"

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,
X