Aula magna aborda pesquisas sobre consumo a partir da ótica da Comunicação
29/08/2018 15h15 - última modificação 29/08/2018 18h04
Professora Clotilde Perez apresentou a palestra “Consumo: a consolidação de um campo na comunicação"
O Programa de Pós-graduação em Comunicação da Metodista realizou na tarde de 27 de agosto a aula magna do segundo semestre. A convidada foi a professora Clotilde Perez, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, a docente abordou o pioneirismo na construção do campo de pesquisa sobre consumo a partir da ótica da comunicação, área que por muito tempo subjugou o tema. “O consumo muitas vezes é visto como algo que desumaniza”, disse.
Esse desinteresse é atribuído a um preconceito histórico e é estendido a outras esferas de conhecimento. “O trabalho sempre teve uma relação forte com criatividade. Tem-se a ideia de que trabalhar é algo bom, que traz dignidade. Já o consumo é um pormenor, inclusive sendo visto como algo que desumaniza. Há uma carga de valor envolvida. Pensava-se no passado que consumir acima do razoável é uma questão moral. Ainda hoje há algumas perspectivas que seguem esse caminho, inclusive nas ciências sociais”. Clotilde ainda citou o pensamento marxista, que aborda o consumo como um fundamento/justificativa para o trabalho.
A construção do campo
O processo de estruturação de uma cultura de pesquisas na área é referenciado por uma perspectiva multidisciplinar, utilizando abordagens de autores de áreas como sociologia, economia, psicologia, filosofia, antropologia e da própria comunicação, já que quando se fala em consumo é inevitável pensar em publicidade e mídia, tratada pelo grupo como uma linguagem – e não apenas como veículo.
O ponto de partida para o grupo foi o entendimento do indivíduo e sua formação identitária na relação com o espaço e o tempo, embora hoje só faça sentido estudar esses aspectos sob uma perspectiva plural.“O consumo, por meio da materialidade, pode manifestar muito da nossa identidade, expressar nossos desejos e dizer um pouco de quem a gente é”, explicou a professora.
Estética, ética e lógica
Para desenvolver os estudos foram consideradas três dimensões distintas dentro da comunicação: estética, ética e lógica. A primeira analisa abordagens e padrões de produtos, publicidade e marcas; a segunda investiga tópicos relacionados a excessos, materialismo e bens de significado; já a terceira aborda rituais de produção, distribuição, pesquisa de mercado e target.
A consolidação do campo de pesquisa envolve diversas ações práticas, como elaboração de uma revista acadêmica, criação de cursos de pós-graduação lato sensu e do grupo de estudos, vinculação de representantes em associações nacionais e internacionais, realização de um evento anual e participação em congressos e conferências. “Ainda hoje, quando vamos preencher formulários em agências de fomento à pesquisa, não existe campo de preenchimento para consumo. Temos que colocar publicidade”, revelou.
A compreensão do consumidor brasileiro, sua relação com a tecnologia e os sentidos gerados pela publicidade foram outros tópicos abordados durante a aula magna.
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