Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / 2017 / Encontro Jornalismo e Literatura - Aproximações e Contrastes acontece em 23 de maio

Encontro Jornalismo e Literatura - Aproximações e Contrastes acontece em 23 de maio

Discussão é promovida pelo grupo de pesquisa Narrativas Contemporâneas

17/05/2017 18h20 - última modificação 18/05/2017 10h46

Na próxima terça-feira, dia 23 de maio, será realizado o evento Jornalismo e Literatura - Aproximações e Contrastes, organizado pelo grupo de pesquisa Narrativas Contemporâneas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. 

O professor Luis Fernando Assunção abordará pesquisas sobre os contrastes e aproximações entre jornalismo e literatura, crítica genética aplicada ao jornalismo e processos de produção e criação. Assunção faz estágio pós-doutoral no Póscom sob orientação do professor José Faro.

Na palestra, o professor irá abordar um pouco da histórica aproximação entre jornalismo e literatura. Desde a escola francesa e estadunidense, passando pela influência do realismo no século 19, em todos os momentos o jornalismo teve como sombra a literatura na narrativa do repórter. “O jornalista contador de histórias passou pelas décadas e se instalou em nossos tempos, com figuras como João Antônio, Rodolfo Walsh e Eliane Brum, jornalistas que estudo em minha pesquisa”, completa Assunção.

Assunção analisou, em sua tese de doutorado, realizada na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, a gênese do trabalho do jornalista João Antônio, chegando ao conceito de jornalismo de bordas a partir do seu processo produtivo e criativo. Em sua tese, o pesquisador defende a existência de um grupo de jornalistas transgressores das normatizações do jornalismo canônico dando um outro olhar às histórias dos fatos. Esse “contador de histórias da vida cotidiana” estaria compondo um grupo que atua dentro dos limites do jornalismo de bordas.

Jornalismo e Literatura - Aproximações e Contrastes
Data: 
23/05/2017
Horário:
9h30 
Local: 
Auditório do Edifício Capa do campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo - SP)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
X