Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Notícias / 2017 / Doutorando do Póscom publica artigo no site da Secretaria de Comunicação do Vaticano

Doutorando do Póscom publica artigo no site da Secretaria de Comunicação do Vaticano

Texto propõe reflexão sobre Igreja e comunicação

26/05/2017 13h05 - última modificação 26/05/2017 15h13

Foto: Acervo pessoal

Em 28 de maio de 2017 será comemorado o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, data celebrada pela Igreja Católica em todo o mundo desde o Concílio Vaticano II. Por essa ocasião, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, Ricardo Costa Alvarenga, de 25 anos, publicou o artigo “Igreja e Comunicação: uma relação constituída no caminho” no site da Secretaria de Comunicação do Vaticano.

Graduado em Jornalismo pela Faculdade Estácio de São Luís, do Maranhão, Alvarenga é mestre em Comunicação Social pela Metodista. Sua dissertação foi orientada pelo professor José Marques de Melo e pesquisou as tendências comunicacionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), buscando entender esses processos.

“Iniciei o doutorado agora no primeiro semestre de 2017 e, ainda orientado por Marques de Melo, continuo pesquisando a relação Igreja-Comunicação, agora com os olhos voltados para a América Latina. A proposta é buscar entender, nos próximos quatro anos, que tipo de comunicação é feita pelas Conferências Episcopais dos 22 países que compõem o continente latino-americano”, explica.

A trajetória de pesquisa sobre essa relação da Igreja Católica com a Comunicação começou bem cedo, ainda durante a graduação. O doutorando pesquisou sobre o processo de construção do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, documento da Igreja sobre a temática no País. “O artigo que publiquei no site da Secretaria de Comunicação do Vaticano é fruto de uma trajetória de reflexões sobre essa temática. Reflexões que foram iluminadas por teóricos como José Marques de Melo e Joana Puntel ao longo desses sete anos de pesquisa sobre o tema”, completa.

Por conta do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, os papas escrevem anualmente uma mensagem refletindo sobre alguma questão relacionada à comunicação. “A partir da carta deste ano, produzi um artigo para a edição de maio da Revista Ave Maria, uma das principais e mais antigas publicações católicas do País. Posteriormente, a Secretaria de Comunicação do Vaticano iniciou uma convocação mundial de materiais que tivessem sido preparados no âmbito das reflexões do Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2017 em todos os países. Encaminhei o artigo e nessa oportunidade minha contribuição foi publicada”, relata.

“Essa publicação é muito importante, pois representa de certa forma um reconhecimento ao esforço reflexivo que tenho feito nesses últimos anos sobre a temática Igreja-Comunicação, bem como legitima toda uma vivência prática na Comunicação da Igreja”, finaliza Alvarenga.

Clique aqui e leia o texto Igreja e Comunicação: uma relação constituída no caminho”.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
X