Professor Marques de Melo fala sobre pobreza ao Canal Futura
18/12/2015 11h30 - última modificação 22/02/2016 17h54
Em entrevista ao Canal Futura, o professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (Póscom) da Universidade Metodista de São Paulo, José Marques de Melo, destacou como a pobreza é noticiada na mídia de forma descontextualizada.
Ele afirmou que atualmente a pobreza é um tema abordado com frequência, por existir maior conscientização e uma imprensa politicamente correta. E fez comparação com os anos 60, quando se dizia que “o pobre só aparecia na página policial”. Porém, vemos que o tema não é retratado com contextualização e profundidade. As notícias são feitas para as classes mais altas, por, segundo o docente, terem maior acesso à imprensa, de forma utilitária, noticiando apenas o que essa classe tem interesse.
“A pobreza aparece de forma descontextualizada e episodicamente, ou como drama no caso de tragédias. Ou de forma ‘glamourizada’ em telenovelas e programas de auditório onde o pobre é apresentado como a figura excêntrica, pitoresca”, afirma o professor.
Marques de Melo, que também é coordenador da cátedra UNESCO/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, disse ainda que a mídia deveria tratar do assunto de forma constante, de modo a educar a população a entender o problema.
Confira o vídeo com a entrevista na íntegra:
Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.