Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Estrutura do Programa / Plano de Ensino / 2º semestre de 2016 / Mídia e produção cultural

Mídia e produção cultural

José Salvador Faro

Ementa:
Análise das relações entre a produção da cultura midiática massiva e o universo dos valores simbólicos que constroem socialmente a realidade. A disciplina pretende estudar o quadro em que se dá a cobertura dos eventos culturais pela mídia especializada, discutindo os paradigmas de sua configuração ideológica e as tensões que tais produtos eventualmente reproduzem em consequência das diversas conjunturas em que são gerados. As contradições decorrentes desse processo são vistas como localizadas à margem dos sistemas hegemônicos dos valores ético-políticos disseminados na sociedade.


Bibliografia básica

BORDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1997.

BRIGGS, Asa e BURKE, Peter. Uma história social da mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2004.
__________. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar editor, 2005.

CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz & Terra, 2001.

COSTA LIMA, Luiz (org). Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

GIDDENS, Anthony. Política, sociologia e teoria social. São Paulo: UNESP, 1998.

JOHNSON, Richard e outros. O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001.

LIPOVETSKY, Gilles. Metamorfoses da cultura liberal. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004.

MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MOTA, Luiz Gonzaga. Para uma antropologia da notícia. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, volume XXV, no. 2. Intercom, julho/dezembro de 2002.

MOTA GOMES, Itania Maria (org). Media & Cultura. PPGCom da UFBA, 2003.

RIBEIRO, Lavina Madeira. Comunicação e Sociedade. Cultura, informação e espaço público. Rio de Janeiro: E-papers, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

THOMPSON, John B. Los media y la modernidad. Barcelona: Paidós, 1998.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.


Plano de ensino
Semana/Conteúdo


1a semana

  • Apresentação do programa da disciplina, metodologia do curso, comentários sobre a bibliografia indicada, temas de seminários e leituras

2a semana

  • Uma definição de cultura. Elementos conceituais interdisciplinares e correntes teóricas que operacionalizam o conceito nos estudos de comunicação
  • Análise das relações entre a produção da cultura midiática massiva e o universo dos valores simbólicos que constroem socialmente a realidade

4a semana

  • Perspectivas teóricas: os estudos funcionalistas e estruturalistas sobre as relações entre mídia e cultura

5a semana

  • Perspectivas teóricas: a Escola de Frankfurt

6a semana

  • Perspectivas teóricas: Gramsci e os Estudos Culturais

7a semana

  • Recepção e efeito: mediações culturais e processos de ressignificação simbólica

8a semana

  • A análise de Douglas Kellner sobre o "multiculturalismo crítico" a partir de estudos empíricos: o cinema norteamericano

9a semana

  • Crítica cultural no Brasil: paradigmas de configuração ideológica e contexto sócio-político

10a semana

  • A dimensão estético-expressiva da matéria cultural

11a semana

  • A dimensão ético-política da matéria cultural

12a semana

  • Representações de identidade no jornalismo cultural: o sujeito profissional, o sujeito receptor

13a semana

  • Apresentação de estudos de caso

14a semana

  • Apresentação de estudos de caso

15a semana

  • Conclusões. Avaliação do curso e reflexão sobre os conceitos tratados durante o semestre


Obs: as aulas incluem seminários sobre textos cujos temas são relativos aos tópicos abordados nos respectivos conteúdos.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA