Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Estrutura do Programa / Plano de Ensino / 2º semestre de 2015 / Plataformas e aplicativos da comunicação digital

Plataformas e aplicativos da comunicação digital

Prof. Dr. Sebastião Squirra

 

Ementa:
A contínua tecnologização do cotidiano, nas suas angulações cultural, econômica ou social, vem demonstrando que a velocidade digital da produção do conhecimento está atingindo todos os setores, seja o universo das profissões, do consumo ou do entretenimento, mas sobretudo aquele da investigação, elaboração e disseminação do saber acadêmico. Para os comunicadores, um nivelamento no domínio dos inúmeros aparatos que atualmente integram o amplo território digital da atualidade se mostra destacável, uma vez que estes dinamizam e incrementam a produção e a difusão desta, inserindo o pesquisador na planitude do mundo contemporâneo. Os recursos e os aplicativos embutidos nas novas plataformas são inúmeros e específicos, requerendo detalhamento com exercícios em máquinas para domínio e uso adequados. No mundo colaborativo, móvel e incessantemente conectado, familiaridade neste território revela-se como imprescindível, sobretudo para os pesquisadores da comunicação, que demandam inserção nos processos de inovação da modernidade.

Programa
1. Apresentação do curso.
Introdução aos recursos digitais de produção acadêmica.
2.O uso dos softs de referência digital EndNote, Zotero, Mendeley etc. O conceito de BigData e os processos da pesquisa em bancos de dados online;
3.Arquivos digitais em nuvens: Google Docs; DropBox, Google Drive; Prezi; etc.
4.As estruturas dos múltiplos recursos digitais Google (Gears, Apps Education, Maps, Apps Engine, FriendConnect, Agenda, +, Voice, Reader, Tradutor, Latitude, Wave, News, Scholar, StreetView, Earth, Calendar, Voice etc.): 
5.As formas de comunicação nos Blogs, com os aplicativos WordPress, Blogger, WIX etc.. As lógicas dos recursos dos mecanismos de busca (Google, WolfranAlpha);
6.O universo editorial dos repositórios digitais sobre tecnologias: AdNews; BroadbandBananas; DatagramaZero/CInforme; Diário de Tecnologia; Digital TV Professional; Engadget; Gizmodo; Geek; IDGNow; Inovação tecnológica; Joost; KurzweillAI.net; Link; Mashable; MobileTime; NoTube; Olhar Digital; TechnologyReview; Zinio
7.A evolução do livro digital e seus aplicativos (PressBooks, Issuu, Scribd, Paper.li). O Wikileaks, a Wikipedia;
8.Ciência online em plataformas digitais: AcademiaEdu; FollowScience; ResearchGate; SlideShare; Universia, etc.; 
9.Os aplicativos digitais do novo jornalismo (FlipBoard; Zite; Pulse etc.):
10.Jogos e o universo dos games;
11.Os princípios e as lógicas da comunicação em nuvem. O mundo full time connected e grande largura de banda: 
12.Os modelos e recursos da TV Digital, WebTV, IPTV (Blinkx; Hulu; KyteTV; JustinTV; LiveStream; LiveTV; MUU; NetFlix, Operator11; Roku; SplashCastMedia; Stickam; QIK; TVFixe; TwitCam; Ustream; Vimeo, YouCams; YouTube);
13. As arquiteturas evolutivas da Web 2.0, Web 3.0 e Web Semântica; 
14.Redes sócio-digitais: 4Shared; Babylon; CraigList; Cultura Digital; Delicious; FaceBook; LinkedIn; MySpace; Newsmonitor/Busk; Plaxo; ReadCube/Connotea; Skype; TED; Twitter; You SendIt
15. As tecnologias das interações homem máquina e os modelos de usabilidade 
16. Avaliação final

Bibliografia:
1.Jeffrey T.Pollock. Web semantica para leigos. Rio de Janeiro: AltaBooks, 2010;
2.Ray Kurzweil. A era das máquinas espirituais. São Paulo: Aleph, 2007;
3.Jeff Jarvis. O que o Google faria? Baureri: Manole, 2010;
4.Norbert Wiener. Cibernética e sociedade. São Paulo: Cultrix, 1954;
5.Bob Cotton & Richard Oliver. The cyberspace lexicon. London: Phaideon Press, 1994,
6.John V.Pavlik. Media in the digital age. New York: Columbia University Press, 2008
7.Série Dicas Info sobre: Twitter, O melhor da Internet no seu PC, Smartphones, Blogs&Cia, Escritório Online, Guia definitivo dos arquivos, Vai de Twitter, Orkut ou Facebook?
8.Série Coleção Info sobre: Podcasts, blogs&RSS, Guia de Smarphones e Tablets, Guia de vídeo, Twitter, Orkut e Facebook, Sites 2.0, Web2.0, Dicionário Info.
9.Alex Primo. Interação mediado por computador. Porto Alegre: Sulina, 2007;
10.Leandro K. Yanaze. Tecno-pedagogia. Os games na formação dos nativos digitais. São Paulo: Anablume, 2012.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA