Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Estrutura do Programa / Plano de Ensino / 2º semestre de 2015 / Comunicação organizacional: uma abordagem discursiva

Comunicação organizacional: uma abordagem discursiva

Profa. Dra. Elizabeth Gonçalves

Ementa:
Estudo da comunicação organizacional na perspectiva da linguagem e dos discursos. Parte-se do pressuposto de que, por meio da linguagem, o homem cria e recria o universo, em um processo dialógico, com o seu interlocutor. Assim, como instituição social, a linguagem não existe fora da sociedade, de maneira que os discursos refletem as ideias, conceitos e concepções da cultura, da sociedade e da época. No contexto das organizações, os discursos elaborados nas diferentes instâncias e interações revelam as condições de produção, os papeis dos indivíduos, a tomada de posição e o direcionamento do público.

Objetivos:

  • Propiciar uma reflexão a respeito da importância da linguagem e do discurso no contexto social.
  • Ao pesquisar aspectos da linguagem na organização da mensagem, o aluno deverá entender que a mensagem exige uma leitura das entrelinhas, na busca do posicionamento do locutor e do grau de argumentatividade.
  • Refletir sobre a importância do estudo da comunicação no contexto organizacional, pelo viés da linguagem, o que implica em mergulhar no universo ideológico das condições de produção e de recepção dos discursos para atingir as informações para além do explícito que é consumido pelo cidadão no seu cotidiano.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GALINDO, Daniel (org.). Comunicação Institucional & mercadológica: Expansões conceituais e imbricações temáticas. São Bernardo do Campo : Universidade Metodista de São Paulo, 2012.
GADET, Francoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4ª Ed. Campinas – SP : Editora da Unicamp, 2010.
KUNSCH, Margarida M. K.(org). Comunicação Organizacional: linguagem, gestão e perspectiva. Vol.2. São Paulo : Saraiva, 2009.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. 6ª ed. São Paulo : Cortez; Campinas, SP : Editora da Unicamp, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BARTHES, Roland. Mitologías. 13ª ed. México DF : Siglo veintiuno editores, 2002.
BLIKSTEIN, Izidoro. Análise Semiótica do Discurso Político e Empresarial. In: EMEDIATO, Wander; MACHADO, Ida Lúcia; MENEZES, William (orgs). Análise do Discurso: Gênero, Comunicação e Sociedade. Belo Horizonte – MG : Núcleo de Análise do discurso, Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.
ECHEVERRÍA, Rafael. Ontología del lenguaje. Buenos Aires, Argentina : Granica, J.C.Saez Editor, 2011.
GUERRA, Maria José. Contribuições da teoria lingüística à abordagem da cultura e comunicação organizacional. In: MARCHIORI, Marlene (org). Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional. São Caetano do Sul – SP :Difusão Editora, 2006
HERNÁNDEZ, Asunción Escribano. Literatura y Publicidad – el elemento persuasivo-comercial de lo literario. Zamora, España : Comunicación social Ediciones y publicaciones, 2011.
MAINGUENEAU, Donimique. Análise de textos de Comunicação. São Paulo : Cortez, 2002.
MALDIDIER, Denise. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Trad. Eni Orlandi. Campinas : Pontes, 2003
PALLEIRO, María Inés (coord..). Formas del Discurso – de la teoría de los signos a las prácticas comunicativas. 2ª ed. Ampliada. Buenos Aires, Argentina : Miño y Dávila editores, 2008.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: Estrutura ou Acontecimento (Trad. Eni Puccinelli Orlandi), Campinas, SP : Pontes, 3ª ed., 2002.
PINTO. José Milton. Comunicação e discurso. Introdução à análise de discursos. 2ª Ed. São Paulo : Hacker editores, 2002.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à Cibercultura. 2ª ed. São Paulo : Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. Produção de Linguagem e Ideologia. 2ª ed.rev.ampl. São Paulo : Cortez, 1996.
SASTRE, Daniel Muñoz. Los Medios de comunicación como transmisores de valores: víctimas o verdugos. In: MARTÍN, Luis Rodrigo (coord.). Publicidad, Innovación y conocimiento. Zamora, España : Comunicación social Ediciones y publicaciones, 2011.
SCHUSCHNY, Andrés. La Red y el futuro de las organizaciones – más conectados… ¿Más integrados? Buenos Aires, Argentina : Kier, 2007.
SIMÓN, Gabriela et al. El vocabulario de Roland Barthes. Córdoba, Argentina : Comunic-Arte, 2012.
VERÓN, Eliseo.(trad. Vanise Dresch). Fragmentos de um Tecido. São Leopoldo –RS : Editora Unisinos, 2004

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA