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Publicidade Segmentada

Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Curso: Publicidade Segmentada
Prof. Dr. Paulo Rogério Tarsitano

Ementa: Os processos de segmentação no contexto da comunicação publicitária e o amoldamento das mensagens às variáveis que caracterizam os segmentos. Estratégias e táticas na elaboração da argumentação e conceitos de campanhas e suas respectivas peças. Segmentação por tipo de público, localização geográfica, mercados e gêneros. Estudos da comunicação publicitária com segmentos específicos: idoso; mulher, negros, alta renda; baixa renda; crianças e adolescentes.


Conteúdo programático:

1. A natureza das Mídias – Impressas, Eletrônicas e “Alternativas”
2. Publicidade e Mídias Impressas – Revista e Jornal – O anúncio Publicitário, Estrutura, o verbal e o não verbal – Argumento, apelo – razão e emoção
3. Publicidade e Mídias Eletrônicas – O Anúncio Radiofônico – Formatos – Spots, Jingles e outras modalidades
4. Publicidade e Mídias Eletrônicas – O anúncio Televisivo e cinematográfico – Formatos, modelos, processo de construção
5. A Publicidade out door – Processos de criação, apelos, natureza, técnicas de preparação e legislação
6. Below the Line – As transformações na Publicidade
7. Promoção, Eventos, Marcas, Merchandising – para onde caminha o investimento publicitário
8.O desafio de produzir folders, broadsides e peças publicitárias
que exigem redação persuasiva
9.Criação e produção de mala direta – o contexto do Marketing
Direto
10. A Publicidade nos Segmentos Femininos e Masculino
11 A Publicidade no segmento Farmacêutico
12. A publicidade no Segmento da Saúde
13. A publicidade no Segmento Infantil e Teen
14. Publicidade no Segmento Esportivo
15. Publicidade no Segmento de Luxo
16. Avaliação Final


Bibliografia:

BASSAT, Luiz Bassat. El Libro Rojo de la Publicidad – Ideas que mueven montañas.

FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária – Sedução pela Palavra. São Paulo, Pioneira
Thomson Learning: 2005

FRANCO, Manuel J. Sánchez. Eficácia Publicitária – Teoria e prática, Madrid, MCGraw
Hill:1999

GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor. São Paulo: EPU, 1998.

GALHARDO, Andreia. A Sedução no Anúncio Publicitário – Expressão lúdica e
espetacular da mensagem. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa., 2004.

MARTINEZ, Caridad Hernández Manual de Creatividad Publicitária, Madrid: Editorial Sintesis 1999

PINHO, José Benedito. O poder das marcas. São Paulo: Summus, 1996.
________________. Comunicação em marketing. 3ª ed. São Paulo: Papirus, 1998.

BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em Propaganda. São Paulo: Summus Editorial, 1982.

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SOBRE O PROGRAMA