Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Estrutura do Programa / Plano de Ensino / 1º semestre de 2016 / Comunicação, Linguagem e Discursos Sociais

Comunicação, Linguagem e Discursos Sociais

Profª Draª Elizabeth Moraes Gonçalves

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO – UMESP
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
(MESTRADO E DOUTORADO)
DOCENTE: PROFª DRª Elizabeth Moraes Gonçalves
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E DISCURSOS SOCIAIS
PERÍODO: 1º semestre de 2016
HORÁRIO: às segundas-feiras das 13h40 às 16h10
CRÉDITOS: 03

Ementa:
Análise das relações entre a Comunicação, as ciências da linguagem e as outras ciências. O conhecimento histórico da evolução das ciências da linguagem e sua contribuição metodológica para as outras ciências sociais e para a comunicação em especial. O papel social da linguagem como fator de interação social. Uma visão da composição sígnica das mensagens dos meios. As manifestações significantes e as produções de sentido no processo comunicativo. O conhecimento do discurso como forma de desvelar a intencionalidade do produtor das mensagens e de aguçar o senso crítico do receptor.

Objetivos:
Propiciar uma reflexão a respeito da importância da ciência da linguagem no contexto da comunicação e a sua influência na estrutura da comunicação como ciência.
Ao estudar a linguagem vinculada ao estruturalismo e ao pós estruturalismo, o aluno deverá entender a busca da cientificidade da comunicação na ciência linguística.
Refletir sobre os diferentes discursos sociais e as diferentes linguagens da comunicação no contexto social contemporâneo.


Tópicos a serem abordados:

1. Introdução – Apresentação do curso – 29/02
Conceitos Básicos para o desenvolvimento do curso.
O poder criador da linguagem. – Manoel de Barros

2. As concepções de linguagem – 07/03
Concepções de língua, sujeito, texto e sentido (KOCH- cap. I) e
Texto e Contexto (KOCH- cap. II) – TEXTO 1

3. A ontologia da linguagem e os sentidos – 14/03
A compreensão do sentido – texto e sub-texto.(LURIA) – TEXTO 2
Ontologia da linguagem (ECHEVERRÍA) – TEXTO 3

4. Conceitos de Bakhtin sobre a linguagem – 21/03
Bakhtin e conceitos de gênero. (BAKHTIN) – TEXTO 4
Discussão das principais ideias de Bakhtin sobre linguagem.
(DIANA BARROS) –TEXTO 5

5. CAFÉ & CONVERSA – COLING –04/04
Interfaces de notícias tácteis em conteúdos gamificados contemporâneos
(Denis Renó). http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ancora/article/view/22734

6. Pêcheux e Barthes - 11/04
Análise automática do discurso (Pêcheux)- (GADET) – TEXTO 6
A Divisão da linguagem. A guerra das linguagens.(BARTHES) – TEXTO 7

7. CAFÉ & CONVERSA – COLING – 25/04
Discursos da Comunicação e Educação sobre Riscos e Desastres com apoio de Tecnologias da Linguagem (Margarete Born)

8. Discurso e ideologia – 02/05
Linguagem e conhecimento (MOTTER) – TEXTO 8
e concepção do ideológico em Eliseo Verón.(PALLIERO) – TEXTO 9

9. Mídias e contrato de comunicação. -09/05
O discurso das mídias e o contrato de comunicação.
(CHARAUDEAU) – TEXTO 10
A migração interativa. (VILCHES). – TEXTO 11

10. CAFÉ & CONVERSA – COLING - 16/05
Estrategias discursivas midiáticas: tradición en la contemporaneidad (Carla Longhi) http://revistas.ucm.es/index.php/HICS/article/view/44337

11. Linguagem científica no artigo – 23/05
O artigo científico e o uso da linguagem científica.
Assessoria ao desenvolvimento de artigos científicos.

12. Ethos e cenas da enunciação – 30/05
Discursos constituintes (MAINGUENEAU, trad.: Nelson Barros da Costa) - e
Problemas de Ethos (MAINGUENEAU, trad.:Sírio Possenti). – TEXTO 12

13. Linguagem na Comunicação Organizacional – 06/06
A manifestação da cultura e da identidade: cenografia e ethos em discursos de organizações financeiras (Eliane Davila dos Santos, Ernani Cesar de Freitas)
https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/5421

14. CAFÉ & CONVERSA – COLING –13/06
A transformação social nos discursos da cena empreendedora social brasileira: processos comunicacionais e regimes de convocação na mídia digital
(Vander Casaqui). http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=79143218008
Contratos comunicativos da comunicação publicitária contemporânea: sentidos da produção e do consumo nas estratégias de publicização.
(CASAQUI) – TEXTO 13.

15. Avaliação do Curso – 20/06
Apresentação dos artigos produzidos na disciplina e avaliação do curso.

Avaliação
Participação nas aulas: desenvolvimento do conteúdo programático e exercícios de aplicação da teoria.
Leitura e fichamentos dos textos propostos para discussão.
Seminários a partir dos textos propostos para estudo.
Desenvolvimento de texto científico, abordando aspectos de linguagem e de discurso.
Projeto de pesquisa: Comunicação e as narrativas da contemporaneidade – grupo de pesquisa Coling

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo : Martins Fontes, 1997.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Contribuições de Bakhtin às teorias do texto e do discurso. In: FARACO, C.A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (orgs). Diálogos com Bakhtin. 3ª Ed. Curitiba- PR : Editora UFPR, 2001.
BARTHES, Roland. O Rumor da Língua. São Paulo : Brasiliense, 1988.
CASAQUI, Vander. Contratos comunicativos da comunicação publicitária contemporânea: sentidos da produção e do consumo nas estratégias de publicização. In: ATEM, G.N.; OLIVEIRA, T.M.; AZEVEDO, S.T. (orgs). Ciberpublicidade: Discurso, experiência e consumo na cultura transmidiática. Rio de Janeiro : E-Papers, 2014.
CASAQUI, Vander . A transformação social nos discursos da cena empreendedora social brasileira: processos comunicacionais e regimes de convocação na mídia digital. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=79143218008
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Das Mídias. São Paulo : Contexto, 2006.
ECHEVERRÍA, Rafael. Ontología del lenguaje. Buenos Aires, Argentina : Granica, J.C.Saez Editor, 2011.
GADET, Francoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4ª Ed. Campinas – SP : Editora da Unicamp, 2010.
KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo : Cortez, 2002.
LONGHI, Carla. Estrategias discursivas midiáticas: tradición en la contemporaneidad. Disponível em: http://revistas.ucm.es/index.php/HICS/article/view/44337
LURIA, Alexander Romanovich; trad. Diana Myriam Lichtenstein e Mário Corso; supervisão de trad. Sérgio Spritzer. Pensamento e Linguagem. Porto alegre : artes Médicas, 2001.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. São Paulo : Parábola Editorial, 2008.
MOTTER, Maria Lourdes. Ficção e História – imprensa e construção da realidade. São Paulo : Arte & ciência – Villipress, 2001.
PALLEIRO, María Inés. Formas del discurso: de la teoría de los signos a las prácticas comunicativas. 2ª ed. Buenos Aires - Argentina : Miño y Dávila srl, 2008.
RENÓ, Denis Porto. Interfaces de notícias tácteis em conteúdos gamificados contemporâneos. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ancora/article/view/22734
SANTOS, Eliane Davila; FREITAS, Ernani Cesar de. A manifestação da cultura e da identidade: cenografia e ethos em discursos de organizações financeiras. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/5421
VILCHES, Lorenzo. A migración digital. Barcelona - Espanha : Gedisa Editorial, 2001.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA