Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Docentes / Docentes

Docentes

Marli dos Santos (Coordenadora)

Orienta dissertações e teses em jornalismo, focando nas práticas jornalísticas na sociedade contemporânea, em que a mobilidade exacerbada, a interatividade, a multimidialidade, a ubiquidade tecnológica e a colaboratividade são aspectos que contribuem para uma nova cena no jornalismo. As mudanças abrangem processos de produção e distribuição, narrativas, modelos de negócio e perfis de jornalistas, inclusive sob a perspectiva de gênero e de formação. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2004). Jornalista, atuou no mercado como repórter, editora, assessora de imprensa e gerente de comunicação. É membro do CEP - Comitê de Pesquisa e Extensão da UMESP e do Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação no Estado de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa Novas práticas em jornalismo.

  • Currículo Lattes
  • Linha de pesquisa: Comunicação midiática, processos e práticas culturais 

 

Cicília Maria Krohling Peruzzo

Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado relacionadas a questão da comunicação e cidadania que englobam temas de comunicação comunitária, alternativa no contexto dos movimentos sociais, além das mídias em territórios comunitários e locais tendo em vista o desenvolvimento social.
Cicilia é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1991), com pós-doutorado pela Universidade Nacional Autônoma do México. Pesquisadora PQ1 do CNPq. Consultora ad hoc para projetos de pesquisa do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Autora de livros e de artigos publicados sobre Relações Públicas e sobre Comunicação Comunitária e nos movimentos sociais. Líder do grupo de pesquisa COMUNI - Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local.

 

Daniel dos Santos Galindo

Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado relacionados: à gestão da comunicação mercadológica; as relações do consumo e comunicação; os aportes tecnológicos e suas relações com os sujeitos tecnossociais; as novas formas do comunicar e o consumidor contemporâneo; a construção simbólica das marcas; a comunicação de mercado e o consumo infantil; a sociedade em rede e o novo espaço público-privado e a construção de imagens e a articulação das competências comunicacionais na produção do intangíveis. Doutor em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), realizou pesquisa pós-doutoral pela Universidade Complutense de Madrid. Líder do grupo de pesquisa ECOM - Estudos de Comunicação com o Mercado. Consultor na área de marketing e comunicação.

 

Elizabeth Moraes Gonçalves

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Vice-coordenadora do grupo de trabalho de comunicação publicitária da Associação Latino-americana de Pesquisadores em Comunicação – ALAIC. Editora executiva da revista Comunicação & Sociedade. Líder do grupo de pesquisa COLING – Estudos de Comunicação e Linguagem. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado em temáticas que envolvam a comunicação na perspectiva da linguagem e dos discursos das organizações / instituições.

 

Fábio Botelho Josgrilberg

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2006), com pós-doutorado no Media@LSE, da London School of Economics and Political Science. Líder do grupo de pesquisa URBEtic – Inovação, colaboração e desenvolvimento social. Atual pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo. Temáticas de orientação no mestrado e doutorado: mídias digitais e processos colaborativos inovadores; internet, governo e processos comunicativos com a sociedade civil; e análises compreensivas das tecnologias digitais de informação e comunicação.

 

Herom Vargas

Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado que envolvem a comunicação midiática nas suas relações com a arte, a música popular e interfaces com a estética dos processos comunicacionais.
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com pós-doutorado pela ECA-USP. Foi vice-presidente da seção latino-americana da International Association for the Study of Popular Music (IASPM-AL), gestão 2014-2016. Coordena o GT Memória nas Mídias, no congresso da COMPÓS (2014-2016). É autor de "Hibridismos musicais de Chico Science & Nação Zumbi" (Ateliê, 2007), artigos em periódicos e capítulos em livros nacionais e estrangeiros e organizador de três coletâneas.

  • Currículo Lattes
  • Linha de pesquisa: Comunicação midiática, processos e práticas culturais
  • Projeto de pesquisa: “Música, mídia e memória: experimentalismo e criação na música eletrônica”

 

José Marques de Melo

Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado com temáticas pertinentes às relações históricas e/ou contemporâneas entre Mídia, Cultura, produção de sentidos e construção de identidades. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1996). Consultor ad hoc para projetos de pesquisa do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Ex-presidente da Intercom. Líder do grupo de pesquisa Narrativas Contemporâneas e desenvolve projeto de pesquisa sobre a mesma temática no âmbito do Póscom da Metodista.

 

 

José Salvador Faro

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1996). Consultor ad hoc para projetos de pesquisa do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Ex-presidente da Intercom. Líder do grupo de pesquisa Jornalismo Cultural: espaço público da produção intelectual e desenvolve projeto de pesquisa sobre a mesma temática no âmbito do Póscom da Metodista. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado com temáticas pertinentes às relações históricas e/ou contemporâneas entre Mídia e Cultura.

 

 

Kleber Markus

Orienta dissertações de mestrado sobre gestão das competências de comunicação, marcas, consumo responsável, imagem e reputação das organizações. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2003), com pós-doutorado pela Université Paris Descartes Sorbonne, França. Consultor na área de marketing e comunicação. Vice-líder do grupo de pesquisa ECOM - Estudos de comunicação com o mercado.

  • Currículo Lattes
  • Linha de pesquisa: Comunicação institucional e mercadológica
     

 

Magali do Nascimento Cunha

Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado que busquem compreender os processos comunicacionais a partir do imaginário social e da cultura e de temáticas decorrentes tais como identidade, memória, religião, com ênfase nas práticas desenvolvidas no âmbito comunitário, alternativo e contra hegemônico, além dos meios locais e regionais de comunicação. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2004). Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) e coordenadora da Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (ECLESIOCOM), da Cátedra UNESCO de Comunicação e Desenvolvimento Regional.

  • Currículo Lattes
  • Linha de pesquisa: Comunicação comunitária, territórios de cidadania e dinâmicas sociais 

 

 

Paulo Rogério Tarsitano

Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado relacionadas a construção e gestão de marcas, publicidade, propaganda institucional, desempenho e estratégias de mídia, consumo responsável no universo do mercado da comunicação, pesquisa de mercado e planejamento e percepção das marcas.
Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Sao Paulo. Tem longa experiência na área de Comunicação, com ênfase em planejamento e desenvolvimento de estratégias de criação em campanhas publicitarias mercadológicas e institucionais, tanto na área comercial de produtos e serviços como em ações institucionais de empresas privadas ou governamentais. Integra a diretoria executiva da APP - Associação dos Profissionais de Propaganda.



Sebastião Carlos de Morais Squirra

Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado com pesquisas sobre as interações homem-máquinas e nos estudos sobre as tecnologias presentes nas mídias, nas plataformas e nos aplicativos digitais da comunicação contemporânea. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1992), com Pós-doutorado na Universidade da Carolina do Norte (EUA) e na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Jornalista e Comunicador Visual, foi Diretor da Facom-Umesp, Vice-presidente da Intercom e Coordenador do PósCom da Metodista. Consultor do CNPq, Fapesp e CAPES. Líder do Grupo de Pesquisa ComTec - Comunicação e Tecnologias Digitais.

 

Wilson da Costa Bueno

Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado relacionadas a gestão da comunicação interna e externa das organizações. Estratégias de comunicação nas mídias tradicionais e nas mídias sociais. Comunicação e sustentabilidade. Comunicação e governança corporativa. Comunicação em situações de crise. Avaliação em Comunicação Organizacional com foco sobretudo nos fatores que dizem respeito à gestão da marca, da imagem e da reputação. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Líder do grupo de pesquisa CRITICOM - Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica, cadastrado no CNPq. Consultor na área de Comunicação Empresarial para empresas ou organizações, públicas e privadas, tendo em vista a elaboração de Políticas de Comunicação e a realização de diagnósticos voltados para a interação com os públicos estratégicos.

 

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA