Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Administração / Docentes / Luiz Roberto Alves

Luiz Roberto Alves

Luiz Roberto.jpegCurrículo Lattes


Atividades profissionais

Professor e Pesquisador junto ao Programa de Mestrado em Administração da Universidade Metodista de São Paulo.

Professor associado livre-docente, colaborador, junto ao Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Centro de Pós-Graduação.

Linhas de pesquisa: Comunicação e Cultura, Gestão de Pessoas.

Assessor de estudos sobre Comunicação e Memória Cultural, Políticas Urbanas e Comunicação no contexto do Mercosul junto a entidades do movimento social como voluntário.

Assessor do IMES – S. Caetano do Sul – (nos termos do acordo USP-IMES) para a criação e o desenvolvimento do Mestrado em Administração e do Laboratório de Regionalidade e Gestão entre 1999 e 2002.

Foi nomeado pela presidente Dilma Roussef para integrar a Câmara de Educação Básica do CNE – Conselho Nacional de Educação.

 

Formação educacional

Bacharel e Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1972.

Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo, em 1980.

Mestre em Letras, área de Teoria Literária, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em 1977. Dissertação: “Confissão, Poesia e Inquisição”. Orientadora: Profª Dra. Walnice Nogueira Galvão.

Doutor em Letras, área de Teoria Literária, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em 1981. Tese: “Libertação e Profecia no tempo do tédio e no espaço da ruína”. Orientadora: Prof.ª Dra. Walnice Galvão

Livre-docente em Comunicações e Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 1993. Tese: “Cidade-Cidadão-Cidadania: as rotas da cultura na República de São Bernardo”.

 

Bolsas e pesquisas

Pesquisa sobre literatura e cultura de Israel e do Oriente Médio pela Associação Cultural B´nai B´rith junto à Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel, de 1974 a 1976. Retorno a Israel para estudos antropológicos com bolsa do Concílio Mundial de Igrejas, em 1986.

Pesquisa sobre literatura comparada pela Fapesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, junto à Universidade de São Paulo, de 1979 a 1981.

Pesquisa de Pós-Doutoramento sobre memória literária no contexto sociocultural da metrópole pelo CNPq, Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico, junto ao Instituto Metodista de Ensino Superior, de 1982 a 1983.

Pesquisa sobre literatura humanista do Renascimento italiano pela Fapesp, junto à Università La Sapienza di Roma, de outubro de 1993 a abril de 1994.

Pesquisa integrada sobre memória e cultura no espaço da escola pública, patrocinada pela Fapesp e CNPq, com orientação de 3 (três) estudantes de orientação científica e 3 (três) professores da EEPG Raul Fonseca (Jardim da Saúde). Tema do projeto de dois anos, iniciado em abril de 1997: “Escola: centro de memória e de produção da comunicação/cultura”. A pesquisa compõe o projeto de RDIDP do professor.

Pesquisa no contexto do acordo entre USP e IMES sobre o processo de desenvolvimento cultural e comunicacional da região do Grande ABC, S. Paulo, nos últimos 50 anos, notadamente no contexto da globalização. Em desenvolvimento.

Pesquisa junto à UMESP. Tema: “Das culturas do trabalho às culturas da cidade”. Em andamento no ano de 2005.
Participação em atividades acadêmicas

Presença em cerca de 40 (quarenta) exames de qualificação e defesas de dissertações e teses na Universidade de São Paulo, Instituto Metodista de Ensino Superior e outras instituições acadêmicas brasileiras.

Orientação concluída dos seguintes mestrandos e doutorandos, com trabalhos finais aprovados, o último em setembro de 2001.
Danilo Angrimani, 1987; Cidália Maria Pereira da Costa, 1987; Maria Otília Bochini, 1988; Laan Mendes de Barros, 1988; José Carlos Maziero, 1991; Sady Fernando U. Morales, 1991; Francisco Gilmar C. Carvalho, 1991; Esteban Marcelo Crespo, 1993; Carlos Antonio Rogê Ferreira, 1993; Adilson Cabral, 1994; Mara Vidal, 1994; Maria das Graças Conde Caldas, 1995; Arthur Lara, 1996; Ana Maria Rezende Cabral, 1996; Lúcia de Luca, 1996; Maria de Fátima Failla Elias, 1996; Rosali Seixas, 1997; Teresa Matos, 2000; Ana Maria Figueiredo, 2000; Ilza Girardi, 2001; Iracema Nascimento, 2001; Gerson de Souza, 2003; Magali N. Cunha, 2004.

Presidente da Comissão de Cultura do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP em 1992.

Apresentação de cerca de 80 (oitenta) trabalhos em congressos científicos de arte, comunicação, cultura, políticas públicas e educação (SBPC, Intercom, Alaic, Wacc, Ieri, Ica, Brasileiro de Lingüística, UCBC, Enampad, etc) com publicação em atas, relatórios e livros.

Membro de conselhos editoriais de revistas da área, como Comunicação e Sociedade e Revista Cogeime.

Membro de instituições científicas: SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Intercom (Sociedade Brasileira Interdisciplinar de Pesquisadores de Comunicação), Alaic, ICA (International Communication Association) e CLAD.

Líder de Diretório de Pesquisa junto ao CNPq para o tema: Gestão de Cidades.

 

Atividades de extensão comunitária

Assessor voluntário de movimentos sociais e escolas públicas para temas de educação, memória cultural, comunicação/cultura e direitos humanos.

Secretário de Educação, Cultura e Esportes de São Bernardo do Campo, de 1989 a 1992.

Participação em projetos ecológicos e de defesa do patrimônio cultural público na região do Grande ABC, São Paulo.

Estimulador de projetos de terceira idade e participante de centros de defesa da criança e do adolescente.

Membro do Fórum da Cidadania do Grande ABC em 2000, como uma das 8 personalidades convidadas pelo Conselho de Coordenadores.

Secretário de Educação, Cultura e Esportes da cidade de Mauá, S.P., de fevereiro de 2001 a dezembro de 2003.

 

Produção Intelectual

Livros:

  • Confissão, Poesia e Inquisição. São Paulo, Editora Ática, 1983.

Contos e Casos Populares. (introdução de Paulo Freire). São Paulo, Edims, 1984.

  • Diálogos de Amor / Humanismo e Exílio em Iehudah Abravanel. São Paulo, Nova Alexandria, Edusp e Fapesp, 1997.
  • Culturas do Trabalho. Comunicação para Cidadania. Santo André, Alpharrabio, 1999.
  • Comunicação e Culturas Populares (coletivo). São Paulo, Intercom, CNPq, Finep, 1995.
  • Gestão de Processos de Comunicação. São Paulo, Atlas, 2002. Organizado por Maria Aparecida Baccega.

 

Demais Produções:

Publicação de cerca de 200 (duzentos) artigos de jornal no Diário do Grande ABC, de 1989 a dezembro de 2000, bem como na Folha de São Paulo e n´O Estado de São Paulo.

Temas: políticas públicas, educação, comunicação, literatura e artes, memória social e cultura.

Publicação de cerca de 50 (cinquenta) ensaios em revistas do Brasil e do exterior (Almanaque, Comunicação e Sociedade, Culturas Contemporâneas (México), Media Devlopment (Londres), Encontro, Revista da Intercom, Comunicações e Artes em Tempo de Mudança, Revista do IEB, Letterature d´America (Roma), Revista da USP, Língua e Literatura, Comunicação e Educação, Linha d´Água, Cadernos de Pós Graduação do IMS, Revista do Instituto de Estudos Avançados da USP, Herança Judaica, bem como textos em coletâneas como Temas Básicos de Comunicação, O Obsceno (Hucitec e Fapesp) e Comunicación Alternativa y Popular (Paulinas, Buenos Aires), Punto Cero (Universidad Católica de cochamba, Bolívia), Temas em Comunicação, Políticas de Comunicação (UCBC), Communication and Democracy, Brazilian Perspectives.)

 

Publicações mais recentes:

  • “Modernidad y cultura em Brasil: llaves nuevas, viejas fuerzas”. In Estudios sobre las culturas contemporáneas. Colima, Mexico, Universidad de Colima, 1997.
  • “Comunidade e Escola, memória e produção cultural”. In Comunicação e Educação. São Paulo, USP – CCA, Editora Moderna, setembro-dezembro 1997.
  • “Desafios de y para la Comunicación Globalizada: confluencias de la cultura y educación”. In Punto Cero. Cochamba, Departamento de Comunicación Social, Universidad Católica Boliviana, n.3.,1998.
  • “Martírio e Renovação da Cultura em tempos conservadores”. In Tempo e Presença. Rio de Janeiro, Koinonia, número 298, março-abril de 1998.
  • “Humanismo exílio em Iehuda Abravanel”. In Livro Aberto. São Paulo, Editora Cone Sul, ano ii, número 7, março-abril 1998.
  • “O jornalismo, a ciência e o humanismo em Euclides da Cunha”, In Pensamento Comunicacional Brasileiro. O grupo de São Bernardo. S. Bernardo do Campo, UMESP, 1999.
  • “Políticas de Cultura e Comunicação na Urbanidade”. In Revista de Estudos Avançados. S. Paulo, IEA, USP, 1997.
  • “Democracia local. O papel do Legislativo”. In Anais da Intercom, 2000.
  • "Formação Política e Política de Formação do Gestor em Comunicação. Gestão de Processos de Comunicação. São Paulo, Atlas, 2002.
  • “Regionalidade e Cidadania”. Nosso Século XXI. Santo André. Livre Mercado, 2001.
  • “Cidade, Comunicação e Desenvolvimento Local”. In Comunicação para a Cidadania Salvador: Universidade do Estado da Bahia – Intercom, 2003.
  • “Comunicação Social e Política Pública de Cultura”. In Reunião Pública Mundial de Cultura. Porto Alegre, Unidade Editorial, 2003. (Org.) ”Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades”. São Bernardo do Campo: UMESP,2003.
  • “Negare il Controllo e Condividere l ´Informazione”. In Dal Controllo allá Condivizione. Roma: Mediascape, 2002.
  • “The Conquering Access. Metropolitan Experiences in S.Paulo. In INTA – Fórum Mundial de Cidades, Paris, 2002.
  • “A Cultura das Organizações. Enunciação e Enunciado”. Enampad, 2004.
  • “Regionalización y Cultura Política, o de cómo superar el síndrome de la Casa Grande y de la Senzala”. In Congresso do CLAD – Conselho Lationoamericano de Administração. Madrid, novembro 2004.
Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
DOCENTES