Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado / Educação / Edital de Seleção Discente - Educação

Edital de Seleção Discente - Educação

(Mestrado) - Ano Acadêmico de 2008 - 1º Semestre

(Mestrado) - Ano Acadêmico de 2008 - 1º Semestre

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP faz saber que serão prorrogadas a partir de 01 de novembro de 2007 as inscrições para o preenchimento de 20 (vinte) vagas no Mestrado, na Área de Concentração de Educação, nas seguintes Linhas de Pesquisa:

(Mestrado) - Ano Acadêmico de 2008 - 1º Semestre

A linha de pesquisa Políticas e Gestão Educacional investiga e analisa criticamente ações, processos e movimentos relacionados às políticas e à gestão educacional; discute seus fundamentos, métodos e orientações filosóficas, epistemológicas e históricas, com vistas a gerar o avanço dos conhecimentos e propostas de renovação educacional e social. Tem privilegiado temáticas voltadas para: políticas públicas, gestão participativa, administração acadêmica, fundamentos históricos das políticas educacionais; administração da educação à luz da perspectiva multirreferencial; relação currículo-cultura-transformação social.

(Mestrado) - Ano Acadêmico de 2008 - 1º Semestre

A linha de pesquisa Formação de Educadores investiga os processos formativos e a ação de educadores (professores, coordenadores, gestores, educadores sociais) numa perspectiva crítica, problematizando a formação e a prática nos diferentes níveis de educação formal e não-formal, considerando, numa perspectiva comparativa, a atuação dos educadores e a mobilização dos saberes formativos em diferentes contextos sócio-histórico-cultutais e com clientelas diversificadas. Discute as contribuições teórico-metodológicas das disciplinas que contribuem para a compreensão da temática e das questões dessa linha; focaliza em especial aspectos referentes a realização de pesquisas de natureza mais qualitativa, considerando sua importância para a problematização da formação e da atuação de educadores.

As inscrições serão feitas na Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação, Sala 303, 2º andar, Edifício CAPA, Rua Planalto, 106 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP, de 01 a 09 de novembro de 2007, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, mediante entrega da seguinte documentação:

a) 2 Fotos 3x4;
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) - 1 cópia autenticada;
c) Cédula de Identidade ou RNE (para estrangeiros) - 2 cópias autenticadas;
d) Comprovante de Pagamento de Taxa de Inscrição, no valor de R$ 80,00 (oitenta reais);
e) Curriculum Vitae - 1 cópia;
f) Diploma de Graduação devidamente registrado – 01 cópia autênticada. Diploma obtido no exterior deverá estar revalidado no Brasil, conforme legislação pertinente.
g) Exemplares de Produção Científica, como relatórios de pesquisa e artigo dos últimos 2 anos;
h) Histórico Escolar – 1 cópia autenticada. Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada;
i) Projeto de Pesquisa que pretende desenvolver com vistas à futura dissertação (informações no Anexo B) – 03 cópias.

Poderão inscrever-se os portadores de diploma do Ensino Superior. Os casos extraordinários serão examinados pela Comissão de Seleção.

Os candidatos residentes fora de São Paulo poderão inscrever-se por correspondência registrada, via Sedex ou por procuração, cujo modelo encontra-se disponível no link: http://www.metodista.br/pos-graduacao/processo-seletivo/inscricao-stricto.pdf/view, e deverão entrar em contato através do email: financeiro@metodista.br e informar os seguintes dados: Nome do depositante/ Nº do CPF e Valor da taxa. O setor financeiro retornará o e-mail com um nº de depósito identificado, com esse dado, você deve dirigir-se a uma agência do Banco Real – ABNRO, realizar o depósito para o favorecido indicado abaixo: Favorecido: Instituto Metodista de Ensino Superior - CNPJ: Nº 44.351.146/0001-57

Banco: 356 - Agência: 0818 - Conta Corrente: 4010202-2 Nos casos de inscrição por correspondência registrada, somente serão considerados inscritos os candidatos cuja correspondência tenha chegado dentro do prazo de inscrição.

(Mestrado) - Ano Acadêmico de 2008 - 1º Semestre

O processo de seleção para preenchimento das vagas no Programa de Pós-Graduação em Educação será realizado no período de 19 a 23 de Novembro de 2007, conforme etapas discriminadas abaixo:

a) Prova escrita
b) Exame de proficiência em língua estrangeira em um dos seguintes idiomas: inglês, francês ou espanhol .
c) Avaliação do Projeto de Pesquisa apresentado pelo candidato na inscrição
d) Avaliação do Curriculum Vitae
e) Entrevista

As etapas acima descritas serão realizadas na UMESP – Campus Vergueiro – Av. Senador Vergueiro , 1301 – Jardim do Mar – São Bernardo do Campo/SP, de acordo com a seguinte programação/cronograma:

Dia 19/11/2007, das 8h às 17h

  • Prova escrita – às 9h
  • Exame de proficiência em língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) – às 14h

Será autorizada a utilização de dicionário monolingue, providenciado pelo candidato.

Na realização da prova escrita, o candidato entrará no local somente com os objetos necessários a sua realização: caneta, lápis e borracha. Não será permitida a consulta a materiais como livros, artigos, anotações e outros materiais, assim como o uso de calculadoras ou similares e aparelhos de comunicação, tais como pagers, telefones celulares, intercomunicadores, agendas eletrônicas, equipamentos eletrônicos, entre outros.

Dias 20 a 23/11/2007

  • Entrevista, com horário agendado
  • Avaliação do Curriculum Vitae
  • Avaliação do Projeto de Pesquisa

No ato da entrevista, os candidatos deverão apresentar documento de identidade. A ausência do candidato no dia, local e hora designada para a realização da entrevista será considerada como desistência. A entrevista consistirá na argüição do Projeto de Pesquisa, Curriculum Vitae do candidato e suas publicações. Abordará também as expectativas em relação ao Curso e ao futuro profissional do candidato.

ATENÇÃO: Os candidatos residentes fora da região da Grande São Paulo, poderão ter o agendamento da entrevista antecipado, desde que solicitado com antecedência.

Dia 29 e 30/11/2007

  • Divulgação dos resultados.

A lista dos nomes dos candidatos classificados será afixada na Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação e disponibilizada na home-page da METODISTA: www.metodista.br.

Dias 03 e 04/12/2007, das 8h às 17h30

(Mestrado) - Ano Acadêmico de 2008 - 1º Semestre

Proficiência em Língua Estrangeira:

  • Será requerido dos alunos estrangeiros, além da língua exigida pelo Programa, o Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS). Este exame é realizado nos meses de Abril e Outubro e o certificado tem validade nacional.
  • Os candidatos habilitados à admissão que apresentarem insuficiência no conhecimento de língua estrangeira, ou de língua portuguesa para candidatos estrangeiros, poderão submeter-se a novos exames, no prazo máximo de 01 (um) ano, a contar do início das atividades acadêmicas, segundo planejamento feito pelo Colegiado do Programa.

(Mestrado) - Ano Acadêmico de 2008 - 1º Semestre

As matrículas serão realizadas na Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação, nos dias 03 e 04 de dezembro de 2007, no seguinte horário: 8h às 17h30.

O Candidato classificado no exame de seleção que não efetuar matrícula nos dias acima estabelecidos será considerado desistente.

Não caberá recurso de qualquer espécie, uma vez divulgado os resultados do processo seletivo pela Comissão de Seleção Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo - METODISTA.

Casos omissos ou de interpretação duvidosa relativos ao Processo Seletivo em questão serão resolvidos pela Comissão de Seleção Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo – METODISTA

Os candidatos não selecionados ou que tenham sido classificados no exame de seleção, mas não efetuaram a matrícula dentro do prazo estabelecido deverão retirar seus documentos, entregues no ato da inscrição, durante o mês de janeiro de 2008. Concluído este prazo, a Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação não mais se responsabilizará pela guarda dos mesmos.

Quaisquer outras informações sobre o Programa poderão ser obtidas junto à Secretaria de Pós-Graduação, através dos telefones: (0xx11-4366-5622/4366-5549), fax (0xx11-4366-5817), e-mail:secretariapos@metodista.br ou pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, através do telefone: (0xx11 – 4366-5408, das 8h às 11h30 e as 13h30 às 17h30) ou no e-mail: poseduc@metodista.br

São Bernardo do Campo, 31 de outubro de 2007.

Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Diretor da Faculdade de Educação e Letras

Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação – Rudge Ramos Rua Planalto, 106 – Sala 303 – 2º andar - Ed. CAPA Rudge Ramos - São Bernardo do Campo – SP CEP: 09640-000 Anexo A: Bibliografia Básica para a Prova Escrita

(Mestrado) - Ano Acadêmico de 2008 - 1º Semestre

ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 3.ed. Campinas: Papirus, 1999. (Serie Prática Pedagógica).

BARBOSA, Joaquim Gonçalves, ALVES, Maria Leila e DURAN, Marília C. Geraes (orgs). Políticas e Educação: múltiplas leituras. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002. (Série Educação e Realidade Brasileira I)

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes e Severino, Antônio Joaquim (orgs). Formação docente: rupturas e possibilidades. Campinas, SP: Papirus, 2002. (Serie Cidade Educativa).

REVISTA EDUCAÇÃO & LINGUAGEM Ano 7, V.1 n.09. São Bernardo do Campo: UMESP, jan.-jun. 2004.

REVISTA EDUCAÇÃO & LINGUAGEM Ano 7, V.1 n.10. São Bernardo do Campo: UMESP, jul.-dez. 2004.

REVISTA EDUCAÇÃO & LINGUAGEM Ano 8, V.1 n.11. São Bernardo do Campo: UMESP, jan.-jun. 2005.

REVISTA EDUCAÇÃO & LINGUAGEM Ano 8, V.1 n.12. São Bernardo do Campo: UMESP, jul.-dez. 2005.

REVISTA EDUCAÇÃO & LINGUAGEM Ano 9, V.1 n.13. São Bernardo do Campo: UMESP, jan-jun. 2006.

REVISTA EDUCAÇÃO & LINGUAGEM Ano 9, V.1 n.14. São Bernardo do Campo: UMESP, jul-dez. 2006.

REVISTA EDUCAÇÃO & LINGUAGEM Ano 10, V.1 n.15. São Bernardo do Campo: UMESP, jan-jun. 2007.

(Mestrado) - Ano Acadêmico de 2008 - 1º Semestre

Trata-se de uma proposta preliminar de dissertação, e deve revelar o interesse do candidato por um tema específico, relacionado a uma das linhas de pesquisa. Formação de Educadores ou Políticas e Gestão Educacionais. O projeto deve incluir:

  • Título
  • Nome do autor
  • Resumo de 5 linhas
  • Introdução
  • Definição do problema e dos objetivos da pesquisa
  • Justificativa do tema escolhido, demonstrando sua importância
  • Proposta para desenvolvimento tema
  • Bibliografia básica inicial para a investigação do tema selecionado, comentada.

O projeto deve ser digitado em espaço 1,5 (um e meio) e fonte Arial 12 (doze) e não deve exceder 10 (dez) páginas, incluindo a bibliografia.

(Mestrado) - Ano Acadêmico de 2008 - 1º Semestre

Profª. Drª. Ana Paula Hey
Prof. Dr. Danilo Di Manno de Almeida
Prof. Dr. Décio Azevedo Marques de Saes
Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto
Profª. Drª. Jane Soares de Almeida
Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa
Profª. Drª. Maria Leila Alves
Profª. Drª. Marília Claret Geraes Duran
Profª. Drª. Norinês Panicacci Bahia
Profª. Drª. Zeila de Brito Fabri Demartini
Comunicar erros