Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pedagogia / Projetos / PIBID

PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) busca a valorização dos professores já formados que atuam nas escolas públicas de educação básica e a formação dos estudantes de diversas licenciaturas, a partir de bolsas concedidas para cada um dos subprojetos que são desenvolvidos pelas instituições de ensino superior.

Nesse sentido, uma das grandes contribuições é a possibilidade de alunos estarem no interior das instituições educacionais realizando atividades com crianças, jovens e adultos, o que enriquece o diálogo constante e necessário entre teoria e prática.

Conheça o projeto realizado pelos alunos do curso de Pedagogia:

  • Brincadeiras de agora, brincadeiras de outrora: resgatar e brincar para preservar

 

Professores orientadores: Marta Regina Paulo da Silva (UMESP), Shirlei Rodrigues Balbi (EMEB Zoraida Aparecida Ramos), Sara Rodrigues de Franca (EMEB Marcelo Peres Ribeiro), Franciele de Oliveira Prestes (EMEB Lourenço Filho), Laís Avena da Silva (EMEB Anísio Teixeira), Rosangela dos Santos Stefanelli (EMEB Di Cavalcanti) e Marlene Palmeira Lopes (EMEB Antônio Pereira Coutinho).

Escolas participantes: Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo - SP:

Creches:

EMEB Marcelo Peres Ribeiro e EMEB Zoraida Aparecida Ramos

Pré-escolas:

EMEB Anísio Teixeira, EMEB Di Cavalcanti e EMEB Lourenço Filho

Educação de Jovens e Adultos – EJA:

EMEB Antônio Pereira Coutinho.


Semanalmente, os alunos vão para as instituições com o objetivo de observar,  planejar e realizar as atividades relacionadas ao subprojeto com as crianças, jovens e adultos. Além das atividades realizadas nas creches, pré-escolas e EJA, há encontros sistemáticos com todo o grupo e a coordenação de área para discussão e encaminhamento do trabalho. Para complementar o estudo, os alunos contam com momentos específicos de formação com palestras e oficinas sobre a temática do projeto.

Durante a realização do subprojeto, os estudantes complementam o conhecimento sobre brincadeiras tradicionais por meio de pesquisas com os objetivos de fundamentar o trabalho realizado e ampliar o repertório de brincadeiras.

Comunicar erros

MARIA JOSÉ RUSSO - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

pedagogia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES
INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial 
Grau: Licenciatura
Reconhecimento: Portaria Nº 286 de 21/12/12 
Duração: 4 anos
Campus: Rudge Ramos
Mensalidade - 1º semestre de 2016: R$416,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$462,22.
Horário de aula: Noite: horário das 19h30 às 23h