Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pedagogia / Módulos / Módulos - Currículo 1

Módulos - Currículo 1

1º período 

 

Atividades Complementares – 40 h/a

Ementa: As Atividades Teórico-práticas de aprofundamento – ATPs – propõem, a partir da leitura, uma reflexão e visão crítica de mundo, de modo que alunos e alunas compreendam  a relação teórico-prática e as possibilidades de apropriação e ampliação da cultura e do conhecimento para a sua (trans)formação como sujeito social.

Construção do Conhecimento e Cidadania – 120 h/a

Ementa: Apresenta a filosofia, epistemologia e linguagem como práticas investigativas, exercício de reflexão e interpretação da informação e produção do conhecimento de modo crítico e criativo. Trata-se, de aprender a lidar com o conhecimento em prol do bem comum e, assim, recolocá-lo na amplitude que lhe é peculiar: o mundo vivido, a promoção da autonomia e da emancipação. O conhecimento como instrumento de entendimento e interpretação da vida é maior que a formação para a atuação profissional, pois inclui a política, a educação, o poder, a ideologia, as relações de trabalho e outras tantas que compõem a complexidade da vida comunitária. Nesse sentido, desenvolver comunicação oral e escrita, facilitam sobremaneira a aplicação dos conhecimentos na atuação profissional e na leitura de mundo.

Fundamentos da Ação Docente – 160 h/a 

Ementa: O módulo propõe uma reflexão sobre o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como referência as questões sobre os saberes docentes e a identidade profissional. Considerando-se o processo de ensino e aprendizagem comprometido com a construção do sujeito individual e do sujeito coletivo o módulo visa contemplar a abordagem histórica da Didática e as teorias acerca dos processos educativos envolvendo as aprendizagens, assim como diferentes abordagens metodológicas adequadas ao ensino e tecnologia da informação e comunicação. Destaca a relação professor - aluno -conhecimento e os procedimentos pedagógicos de planejamento do trabalho docente. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador utilizando tecnologias como suporte transversal visando a iniciação na prática de ensino.  

História e Sociedade: Culturas Escolares – 80 h/a

Ementa: Propõe-se a uma análise dos contextos sócio-culturais, tematizados pela história e pela sociologia da educação, problematizando os diferentes processos histórico sociais da formação brasileira, explicitando as relações desiguais de poder, estabelecidas pelo sistema capitalista de produção, que hierarquiza o conhecimento e legitima a cultura de uma escola excludente.  A utopia da construção de uma escola inclusiva e humanizadora constitui-se em eixo estruturante do módulo.

 

2º período 

 

Educação Brasileira: Construindo Olhares a Partir Fundamentos – 160 h/a 

Ementa: O módulo faz uma discussão que mostra a especificidade de três áreas do conhecimento: História, Sociologia e Psicologia. Discute a possibilidade e a necessidade de diálogo entre os três saberes buscando responder à pergunta: como aproximar as contribuições da História, da Sociologia e da Psicologia para melhor conhecer a realidade brasileira no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem? Neste sentido, traz uma investigação atualizada das concepções e abordagens teóricas da história, da sociologia e da psicologia, para a compreensão do contexto sócio-político e cultural do país, problematizando as relações entre educação e realidade brasileira.

Eletivas de Formação Cidadã I – 40 h/a 

Ementa: As Eletivas de Cidadania privilegiam o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, através de integração de turmas que partilham temas, atividades e práticas. Direta ou indiretamente, suas atividades devem propiciar ao aluno/a o desenvolvimento de competências necessárias ao relacionamento comunitário e às práticas sociais. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

a) Eixo Estético-somático: relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.

b) Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político.

c) Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

Metodologia, Pesquisa e Educação – 120 h/a

Ementa: Analisa os diversos tipos de conhecimento enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos e quantitativos. Estuda os conceitos e os métodos estatísticos, discutindo os mecanismos de coleta, organização, apresentação e análise de dados e de informação.  Aborda as diretrizes para a elaboração de trabalhos científicos: as etapas do desenvolvimento, a construção lógica do trabalho e a redação do texto. Utiliza a escola como espaço de investigação e ação. As ações do módulo e prática de ensino deverão culminar em um projeto integrador. 

Olhares Sobre a Educação e Diversidade Cultural – 80 h/a 

Ementa: O módulo problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas e ligada aos processos históricos e sociológicos, condição essencial para compreender seu sentido e as abordagens diferenciadas a seu respeito. No caso brasileiro, tal reflexão deve ser acompanhada da compreensão e problematização da diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às abordagens eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, que são estudadas com o objetivo de ressaltar a importância desse componente étnico-racial, enfatizando sua participação na sociedade, nas lutas do povo brasileiro, sua posição e importância na formação nacional, no processo político e na vida social e econômica do país.

 

3º período 

 

Corporeidade, Currículo e Cidadania: Desafios Éticos e Pedagógicos – 160 h/a

Ementa: Este módulo tem como foco central a articulação entre os temas Corporeidade, Currículo e Cidadania.  Discute as diferentes abordagens teóricas do currículo e seus pressupostos, bem como o lugar dos corpos e a construção das identidades de gênero na constituição do processo de humanização. Nesta perspectiva, propõe um diálogo em que se problematizem os desafios referentes a estes campos do saber na construção da identidade profissional do professor e professora da Educação Infantil.

Educação, Inclusão e Libras – 120 h/a

Ementa: O módulo apresenta os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do AEE (atendimento educacional especializado) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador utilizando tecnologias como suporte transversal almejando a prática de ensino.

Eletivas de Formação Cidadã II – 40 h/a 

Ementa: As Eletivas de Cidadania privilegiam o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, através de integração de turmas que partilham temas, atividades e práticas. Direta ou indiretamente, suas atividades devem propiciar ao aluno/a o desenvolvimento de competências necessárias ao relacionamento comunitário e às práticas sociais. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

a) Eixo Estético-somático: relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.

b) Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político.

c) Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teóricopráticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

Gestão, Democracia e Escola – 80 h/a 

Ementa: O módulo discute as múltiplas determinações históricas, econômicas e sociais e os fundamentos teóricos da administração escolar. Reflete sobre os pressupostos básicos de uma administração escolar voltada para a transformação social: a gestão democrática da escola e os processos de participação, as relações entre escola e gestão, os planos e políticas de educação no Brasil, com ênfase nas reformas dos anos 1990. Analisa as políticas educacionais em curso e a legislação de ensino, no que diz respeito à organização da Educação Básica e financiamento da educação. Visa enfatizar a preocupação em se definir e compreender a necessária articulação do contexto sócio-histórico dos alunos com os processos pedagógicos da escola, com vistas à formação e participação do sujeito coletivo que pressupõe a intervenção para a transformação social pela via da gestão democrática dos espaços educativos. A Residência pedagógica articulará as questões discutidas no módulo visando a formação docente.

 

4º período 

 

Leitura e Escrita para Construção de Aprendizagem Significativas – 180 h/a 

Ementa: O módulo faz uma abordagem da leitura e da escrita com um caráter de compreensão dos sentidos e significados, aprofundando as teorias e práticas que explicam como os sujeitos criança, jovem, adulto constroem seus saberes e conhecimentos no processo de aquisição das capacidades de leitura e da escrita. Faz ainda, um exercício de construção das competências leitoras e escritoras do profissional da educação ou do educador.

Novas Tecnologias e Práticas Educativas – 100 h/a

Ementa: O módulo reconhece o sentido histórico da tecnologia, desmistificando o conceito de tecnologia restrito a meios tecnológicos, bem como, percebendo o papel da ciência e da tecnologia na vida humana em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio. Compreende que tecnologia são meios para o homem suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem. Utiliza tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano e aprender a aprender e aprender a ensinar, utilizando ferramentas de informática, de modo a preparar professores para lidar com as tecnologias atuais, tal como os alunos em sua vivência social já o fazem. Orienta crianças e jovens para ler e escrever dominando técnicas e tecnologia, auxiliando-os a serem produtores de mensagens, para além de consumidores críticos dos meios de comunicação. Estimula o uso de tecnologias da informação, incluindo o uso de games com fins educativos.

Os Saberes Docentes Processos Educativos – 160 h/a 

Ementa: O módulo problematiza questões essenciais referentes ao campo da Educação Infantil no Brasil. Neste sentido, propõe uma reflexão sobre as concepções de infância e o processo de ensino-aprendizagem, no intuito de compreender o processo de construção da identidade infantil e sua relação com a natureza e sociedade. Discute o lugar da brincadeira na Educação Infantil, uma vez que esta é uma necessidade e um direito de todas as crianças; sendo assim, tematiza as diferentes teorias sobre o brincar em sua relação com as concepções de criança, infância e de educação. Propõe ainda, uma reflexão sobre os processos pedagógicos e os espaços de creches e pré-escolas, dentre eles, a brinquedoteca, como ambientes de interação e de aprendizagem.

 

5º período 

 

Espaço, Tempo e Comunicação: A Construção da Cidadania na Cultura – 160 h/a 

Ementa: O módulo propõe uma discussão articulada entre diferentes metodologias de ensino Alfabetização, Língua Portuguesa, História e Geografia relacionadas pelo pressuposto de que estas possibilitam, via análise da realidade local, social e histórica, a constituição de uma identidade coletiva e de cidadania, com vistas à transformação social.

Estágio Supervisionado I – 120 h/a 

Ementa: Inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a Educação Básica. Formação da postura de pesquisador no sentido de interrogação, produção de informações e consequente interpretação dos problemas relacionados a organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. As formas de registro das vivências e a organização dos documentos também serão abordadas.

Ensino de Matemática, Ciências e Educação Física: Tendências Atuais – 120 h/a 

Ementa: Este módulo propõe uma reflexão crítica sobre as tendências atuais do ensino de Matemática, Ciências e Educação Física, objetivando a construção de um aporte teórico-prático acerca das orientações didáticas que primam por aprendizagens significativas e por ações docentes que visam à construção progressiva e continuada da práxis pedagógica.

Teorias do Currículo e Práticas Pedagógicas: Investigações Possíveis – 140 h/a 

Ementa: O módulo busca possibilitar a análise e apreciação de currículos da Educação Básica brasileira considerando os seus determinantes sociais. Trata da construção do projeto político pedagógico e das diversas instâncias de participação. Aborda ainda, o caráter comum do currículo e a diversidade cultural, bem como, a interdisciplinaridade, a transversalidade e a avaliação, buscando desenvolver uma postura investigativa sobre as práticas pedagógicas decorrentes das diferentes abordagens e teorias do currículo.

 

6º período

 

Abordagens Teórico-Metodológicas da Prática Docente – 180 h/a 

Ementa: O módulo se propõe a dar continuidade às discussões acerca das tendências atuais no ensino da Matemática, das Ciências e da Educação Física, bem como, a abordar a construção histórica e epistemológica desses campos de conhecimento, visitados por uma abordagem investigativa com vistas à elaboração de uma práxis pedagógica.

Educação e Interdisciplinaridade – 120 h/a 

Ementa: Este módulo se propõe a realizar estudos e pesquisas sobre as metodologias do ensino de artes, geografia e história, de forma interdisciplinar, em que o ser humano, a sua realidade e representações sejam compreendidos de forma complexa, destacando a importância do contexto sociocultural na formação do sujeito histórico. 

Estagio Supervisionado II – 120 h/a 

Ementa: Inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a Educação Básica. Formação da postura de pesquisador no sentido de interrogação, produção de informações e consequente interpretação dos problemas relacionados a organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. As formas de registro das vivências e a organização dos documentos também serão abordadas.

Projeto Politico Pedagógico e Avaliação: Desafios para o Sujeito Coletivo – 120 h/a 

Ementa: O módulo pretende aprofundar a discussão sobre as múltiplas determinações históricas, econômicas, políticas e sociais que perpassam a organização do Projeto Político Pedagógico, levando em conta a avaliação do processo educativo e sua relação com a construção do sujeito coletivo. Busca compreender o Projeto Político Pedagógico como um processo dinâmico que integra inúmeras variáveis, entre elas, a aproximação da família e da escola e os desafios que surgem desta interação para a reflexão do sujeito na coletividade escolar.

 

Módulos 7º período

 

A Reflexão Sobre as Práticas Educativas pela Via da Pesquisa – 200 h/a

Ementa: Considerando a natureza diferenciada da pesquisa quantitativa da pesquisa qualitativa, este módulo discute a  estatística aplicada à educação e os diferentes tipos de pesquisa: a quantitativa e sua utilização no campo educacional a partir das noções básicas para o levantamento, tratamento e análise de dados quantitativos, bem como, elaboração e formas de divulgação (gráficos e tabelas); e a pesquisa qualitativa e sua importância no campo da educação, além das diferentes abordagens ou formas de levantamento, tratamento e análise de dados qualitativos, tendo em vista a complexidade dos mesmos. O módulo também realiza um mapeamento de questões pertinentes aos temas contemporâneos privilegiando o ensino contextualizado bem como as tendências em pesquisa através da análise da produção científica (artigos, teses e dissertações) com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Estágio Supervisionado III – 120 h/a 

Ementas: Inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a Educação Básica. Formação da postura de pesquisador no sentido de interrogação, produção de informações e consequente interpretação dos problemas relacionados a organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. As formas de registro das vivências e a organização dos documentos também serão abordadas.

Prática Docente e Seus Desafios: Contribuição da Educação Comparada e Psicopedagogia – 140 h/a 

Ementa: O módulo possibilita o conhecimento de realidades educacionais diferentes, na perspectiva de Educação Comparada, considerando a importância da experiência de outros contextos. Traz também a discussão psicopedagógica da educação destacando as relações interpessoais na escola, a afetividade e a concepção de valores, bem como, as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e a resolução de conflitos. A partir destas discussões busca contextualizar as experiências vivenciadas no estágio.  

Projeto de Extensão: Educação Não Formal - Pedagogia, Trabalho e Diferentes Contexto Educacionais – 200 h/a 

Ementa: O módulo orienta a elaboração de projetos didáticos e de extensão procurando instrumentalizar o futuro profissional no exercício de sua prática, que vai além dos aspectos formais do contexto exclusivamente escolar. O módulo aborda ainda, os diferentes contextos pedagógicos e procura refletir sobre a atuação do profissional pedagogo nesses setores. Debate sobre a relação trabalho e educação, bem como, a educação de jovens e adultos em suas dimensões epistemológicas e metodológicas, enfatizando a reconstrução histórica e conceitual.

 

8º período

 

A Construção da Pesquisa e o Trabalho de Conclusão de Curso – 260 h/a 

Ementa: A ênfase neste módulo é a de proporcionar aos alunos uma reflexão teórico-prática sobre as experiências vivenciadas na escola, problematizando as concepções epistemológicas, antropológicas e políticas, com vistas a discutir a ciência, a sociedade tecnológica e o meio ambiente. O módulo trata também da estruturação, elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão de Curso.

Atividades Teórico Praticas de Aprofundamento – 80 h/a 

Ementa: As atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento, do Curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Item 3, Art. 7º, Resolução CNE nº 1, de 15/05/2006, têm por objetivo incentivar a participação do(a) aluno(a) em atividades culturais e científicas, a fim de favorecer a ampliação dos horizontes culturais do(a) mesmo(a), bem como proporcionar espaços de aprofundamento aos conteúdos trabalhados na matriz curricular do curso. Elas são obrigatórias e totalizam 100 horas.

Contemporaneidade: Novas Narrativas e Educação – 120 h/a 

Ementa: O módulo propõe uma análise reflexiva sobre as mudanças culturais vividas na contemporaneidade, em que as narrativas modernas encontram-se em processo de questionamento e revisão; ao mesmo tempo em que se observa a necessidade dos/as docentes e discentes criarem narrativas que inovem os processos educativos e que ao fazê-lo considerem a complexidade humana. Neste sentido, discute ações concretas no campo da arte em geral, e em especial na música, na literatura infanto-juvenil, no cinema, nas histórias em quadrinhos, nos fanzines, nas fotonovelas, nos vídeos-documentários, e demais narrativas visuais, por entender que são linguagens com forte poder narrativo e com grande influência junto às crianças, jovens e adultos.

Módulos do 1º período

Atividades Complementares – 40 h/a

Ementa: As Atividades Teórico-práticas de aprofundamento – ATPs – propõem, a partir da leitura, uma reflexão e visão crítica de mundo, de modo que alunos e alunas compreendam  a relação teórico-prática e as possibilidades de apropriação e ampliação da cultura e do conhecimento para a sua (trans)formação como sujeito social.

 

Construção do Conhecimento e Cidadania – 120 h/a

Ementa: Apresenta a filosofia, epistemologia e linguagem como práticas investigativas, exercício de reflexão e interpretação da informação e produção do conhecimento de modo crítico e criativo. Trata-se, de aprender a lidar com o conhecimento em prol do bem comum e, assim, recolocá-lo na amplitude que lhe é peculiar: o mundo vivido, a promoção da autonomia e da emancipação. O conhecimento como instrumento de entendimento e interpretação da vida é maior que a formação para a atuação profissional, pois inclui a política, a educação, o poder, a ideologia, as relações de trabalho e outras tantas que compõem a complexidade da vida comunitária. Nesse sentido, desenvolver comunicação oral e escrita, facilitam sobremaneira a aplicação dos conhecimentos na atuação profissional e na leitura de mundo.

Fundamentos da Ação Docente – 160 h/a

Ementa: O módulo propõe uma reflexão sobre o processo de ensino e de aprendizagem, tendo como referência as questões sobre os saberes docentes e a identidade profissional. Considerando-se o processo de ensino e aprendizagem comprometido com a construção do sujeito individual e do sujeito coletivo o módulo visa contemplar a abordagem histórica da Didática e as teorias acerca dos processos educativos envolvendo as aprendizagens, assim como diferentes abordagens metodológicas adequadas ao ensino e tecnologia da informação e comunicação. Destaca a relação professor - aluno -conhecimento e os procedimentos pedagógicos de planejamento do trabalho docente. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador utilizando tecnologias como suporte transversal visando a iniciação na prática de ensino. 

História e Sociedade: Culturas Escolares – 80 h/a

Ementa: Propõe-se a uma análise dos contextos sócio-culturais, tematizados pela história e pela sociologia da educação, problematizando os diferentes processos histórico sociais da formação brasileira, explicitando as relações desiguais de poder, estabelecidas pelo sistema capitalista de produção, que hierarquiza o conhecimento e legitima a cultura de uma escola excludente.  A utopia da construção de uma escola inclusiva e humanizadora constitui-se em eixo estruturante do módulo.

 

Módulos 2º período

Educação Brasileira: Construindo Olhares a Partir Fundamentos – 160 h/a

Ementa: O módulo faz uma discussão que mostra a especificidade de três áreas do conhecimento: História, Sociologia e Psicologia. Discute a possibilidade e a necessidade de diálogo entre os três saberes buscando responder à pergunta: como aproximar as contribuições da História, da Sociologia e da Psicologia para melhor conhecer a realidade brasileira no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem? Neste sentido, traz uma investigação atualizada das concepções e abordagens teóricas da história, da sociologia e da psicologia, para a compreensão do contexto sócio-político e cultural do país, problematizando as relações entre educação e realidade brasileira.

Eletivas de Formação Cidadã I – 40 h/a

Ementa: As Eletivas de Cidadania privilegiam o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, através de integração de turmas que partilham temas, atividades e práticas. Direta ou indiretamente, suas atividades devem propiciar ao aluno/a o desenvolvimento de competências necessárias ao relacionamento comunitário e às práticas sociais. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

a) Eixo Estético-somático: relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.

b) Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político.

c) Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

Metodologia, Pesquisa e Educação – 120 h/a

Ementa: Analisa os diversos tipos de conhecimento enfatizando o método científico em seus aspectos qualitativos e quantitativos. Estuda os conceitos e os métodos estatísticos, discutindo os mecanismos de coleta, organização, apresentação e análise de dados e de informação.  Aborda as diretrizes para a elaboração de trabalhos científicos: as etapas do desenvolvimento, a construção lógica do trabalho e a redação do texto. Utiliza a escola como espaço de investigação e ação. As ações do módulo e prática de ensino deverão culminar em um projeto integrador.

Olhares Sobre a Educação e Diversidade Cultural – 80 h/a

Ementa: O módulo problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas e ligada aos processos históricos e sociológicos, condição essencial para compreender seu sentido e as abordagens diferenciadas a seu respeito. No caso brasileiro, tal reflexão deve ser acompanhada da compreensão e problematização da diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às abordagens eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, que são estudadas com o objetivo de ressaltar a importância desse componente étnico-racial, enfatizando sua participação na sociedade, nas lutas do povo brasileiro, sua posição e importância na formação nacional, no processo político e na vida social e econômica do país.

 

Módulos 3º período

Corporeidade, Currículo e Cidadania: Desafios Éticos e Pedagógicos – 160 h/a

Ementa: Este módulo tem como foco central a articulação entre os temas Corporeidade, Currículo e Cidadania.  Discute as diferentes abordagens teóricas do currículo e seus pressupostos, bem como o lugar dos corpos e a construção das identidades de gênero na constituição do processo de humanização. Nesta perspectiva, propõe um diálogo em que se problematizem os desafios referentes a estes campos do saber na construção da identidade profissional do professor e professora da Educação Infantil.

 

Educação, Inclusão e Libras – 120 h/a

Ementa: O módulo apresenta os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do AEE (atendimento educacional especializado) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador utilizando tecnologias como suporte transversal almejando a prática de ensino.

Eletivas de Formação Cidadã II – 40 h/a

Ementa - As Eletivas de Cidadania privilegiam o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, através de integração de turmas

que partilham temas, atividades e práticas. Direta ou indiretamente, suas atividades devem propiciar ao aluno/a o

desenvolvimento de competências necessárias ao relacionamento comunitário e às práticas sociais. Tais atividades

ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a

seguir:

a) Eixo Estético-somático: relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.

b) Eixo de Conhecimento Compreensivo tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político.

c) Eixo de Práticas Interativas objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teóricopráticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

 

Gestão, Democracia e Escola – 80 h/a

Ementa: O módulo discute as múltiplas determinações históricas, econômicas e sociais e os fundamentos teóricos da administração escolar. Reflete sobre os pressupostos básicos de uma administração escolar voltada para a transformação social: a gestão democrática da escola e os processos de participação, as relações entre escola e gestão, os planos e políticas de educação no Brasil, com ênfase nas reformas dos anos 1990. Analisa as políticas educacionais em curso e a legislação de ensino, no que diz respeito à organização da Educação Básica e financiamento da educação. Visa enfatizar a preocupação em se definir e compreender a necessária articulação do contexto sócio-histórico dos alunos com os processos pedagógicos da escola, com vistas à formação e participação do sujeito coletivo que pressupõe a intervenção para a transformação social pela via da gestão democrática dos espaços educativos. A Residência pedagógica articulará as questões discutidas no módulo visando a formação docente.

 

Módulos 4º período

Leitura e Escrita para Construção de Aprendizagem Significativas – 180 h/a

Ementa: O módulo faz uma abordagem da leitura e da escrita com um caráter de compreensão dos sentidos e significados, aprofundando as teorias e práticas que explicam como os sujeitos criança, jovem, adulto constroem seus saberes e conhecimentos no processo de aquisição das capacidades de leitura e da escrita. Faz ainda, um exercício de construção das competências leitoras e escritoras do profissional da educação ou do educador.

 

Novas Tecnologias e Práticas Educativas – 100 h/a

Ementa: O módulo reconhece o sentido histórico da tecnologia, desmistificando o conceito de tecnologia restrito a meios tecnológicos, bem como, percebendo o papel da ciência e da tecnologia na vida humana em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio. Compreende que tecnologia são meios para o homem suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem. Utiliza tecnologias da informação e da comunicação no cotidiano e aprender a aprender e aprender a ensinar, utilizando ferramentas de informática, de modo a preparar professores para lidar com as tecnologias atuais, tal como os alunos em sua vivência social já o fazem. Orienta crianças e jovens para ler e escrever dominando técnicas e tecnologia, auxiliando-os a serem produtores de mensagens, para além de consumidores críticos dos meios de comunicação. Estimula o uso de tecnologias da informação, incluindo o uso de games com fins educativos.

 

Os Saberes Docentes Processos Educativos – 160 h/a

Ementa: O módulo problematiza questões essenciais referentes ao campo da Educação Infantil no Brasil. Neste sentido, propõe uma reflexão sobre as concepções de infância e o processo de ensino-aprendizagem, no intuito de compreender o processo de construção da identidade infantil e sua relação com a natureza e sociedade. Discute o lugar da brincadeira na Educação Infantil, uma vez que esta é uma necessidade e um direito de todas as crianças; sendo assim, tematiza as diferentes teorias sobre o brincar em sua relação com as concepções de criança, infância e de educação. Propõe ainda, uma reflexão sobre os processos pedagógicos e os espaços de creches e pré-escolas, dentre eles, a brinquedoteca, como ambientes de interação e de aprendizagem.

 

Módulos 5º período

Espaço, Tempo e Comunicação: A Construção da Cidadania na Cultura – 160 h/a

Ementa: O módulo propõe uma discussão articulada entre diferentes metodologias de ensino Alfabetização, Língua Portuguesa, História e Geografia relacionadas pelo pressuposto de que estas possibilitam, via análise da realidade local, social e histórica, a constituição de uma identidade coletiva e de cidadania, com vistas à transformação social.

Estágio Supervisionado I – 120 h/a

Ementa: Inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a Educação Básica. Formação da postura de pesquisador no sentido de interrogação, produção de informações e consequente interpretação dos problemas relacionados a organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. As formas de registro das vivências e a organização dos documentos também serão abordadas.

Ensino de Matemática, Ciências e Educação Física: Tendências Atuais – 120 h/a

Ementa: Este módulo propõe uma reflexão crítica sobre as tendências atuais do ensino de Matemática, Ciências e Educação Física, objetivando a construção de um aporte teórico-prático acerca das orientações didáticas que primam por aprendizagens significativas e por ações docentes que visam à construção progressiva e continuada da práxis pedagógica.

 

Teorias do Currículo e Práticas Pedagógicas: Investigações Possíveis – 140 h/a

Ementa: O módulo busca possibilitar a análise e apreciação de currículos da Educação Básica brasileira considerando os seus determinantes sociais. Trata da construção do projeto político pedagógico e das diversas instâncias de participação. Aborda ainda, o caráter comum do currículo e a diversidade cultural, bem como, a interdisciplinaridade, a transversalidade e a avaliação, buscando desenvolver uma postura investigativa sobre as práticas pedagógicas decorrentes das diferentes abordagens e teorias do currículo.

 

 

Módulos 6º período

Abordagens Teórico-Metodológicas da Prática Docente – 180 h/a

Ementa: O módulo se propõe a dar continuidade às discussões acerca das tendências atuais no ensino da Matemática, das Ciências e da Educação Física, bem como, a abordar a construção histórica e epistemológica desses campos de conhecimento, visitados por uma abordagem investigativa com vistas à elaboração de uma práxis pedagógica.

 

Educação e Interdisciplinaridade – 120 h/a

Ementa: Este módulo se propõe a realizar estudos e pesquisas sobre as metodologias do ensino de artes, geografia e história, de forma interdisciplinar, em que o ser humano, a sua realidade e representações sejam compreendidos de forma complexa, destacando a importância do contexto sociocultural na formação do sujeito histórico.

Estagio Supervisionado II – 120 h/a

Ementa: Inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a Educação Básica. Formação da postura de pesquisador no sentido de interrogação, produção de informações e consequente interpretação dos problemas relacionados a organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. As formas de registro das vivências e a organização dos documentos também serão abordadas.

Projeto Politico Pedagógico e Avaliação: Desafios para o Sujeito Coletivo – 120 h/a

Ementa: O módulo pretende aprofundar a discussão sobre as múltiplas determinações históricas, econômicas, políticas e sociais que perpassam a organização do Projeto Político Pedagógico, levando em conta a avaliação do processo educativo e sua relação com a construção do sujeito coletivo. Busca compreender o Projeto Político Pedagógico como um processo dinâmico que integra inúmeras variáveis, entre elas, a aproximação da família e da escola e os desafios que surgem desta interação para a reflexão do sujeito na coletividade escolar.

 

 

 

 

 

Módulos 7º período

 

A Reflexão Sobre as Práticas Educativas pela Via da Pesquisa – 200 h/a

Ementa: Considerando a natureza diferenciada da pesquisa quantitativa da pesquisa qualitativa, este módulo discute a  estatística aplicada à educação e os diferentes tipos de pesquisa: a quantitativa e sua utilização no campo educacional a partir das noções básicas para o levantamento, tratamento e análise de dados quantitativos, bem como, elaboração e formas de divulgação (gráficos e tabelas); e a pesquisa qualitativa e sua importância no campo da educação, além das diferentes abordagens ou formas de levantamento, tratamento e análise de dados qualitativos, tendo em vista a complexidade dos mesmos. O módulo também realiza um mapeamento de questões pertinentes aos temas contemporâneos privilegiando o ensino contextualizado bem como as tendências em pesquisa através da análise da produção científica (artigos, teses e dissertações) com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Estágio Supervisionado III – 120 h/a

Ementas: Inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a Educação Básica. Formação da postura de pesquisador no sentido de interrogação, produção de informações e consequente interpretação dos problemas relacionados a organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. As formas de registro das vivências e a organização dos documentos também serão abordadas.

 

Prática Docente e Seus Desafios: Contribuição da Educação Comparada e Psicopedagogia – 140 h/a

Ementa: O módulo possibilita o conhecimento de realidades educacionais diferentes, na perspectiva de Educação Comparada, considerando a importância da experiência de outros contextos. Traz também a discussão psicopedagógica da educação destacando as relações interpessoais na escola, a afetividade e a concepção de valores, bem como, as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e a resolução de conflitos. A partir destas discussões busca contextualizar as experiências vivenciadas no estágio. 

 

 

 

 

Projeto de Extensão: Educação Não Formal - Pedagogia, Trabalho e Diferentes Contexto Educacionais – 200 h/a

Ementa: O módulo orienta a elaboração de projetos didáticos e de extensão procurando instrumentalizar o futuro profissional no exercício de sua prática, que vai além dos aspectos formais do contexto exclusivamente escolar. O módulo aborda ainda, os diferentes contextos pedagógicos e procura refletir sobre a atuação do profissional pedagogo nesses setores. Debate sobre a relação trabalho e educação, bem como, a educação de jovens e adultos em suas dimensões epistemológicas e metodológicas, enfatizando a reconstrução histórica e conceitual.

 

Módulos 8º período

A Construção da Pesquisa e o Trabalho de Conclusão de Curso – 260 h/a

Ementa - A ênfase neste módulo é a de proporcionar aos alunos uma reflexão teórico-prática sobre as experiências vivenciadas na escola, problematizando as concepções epistemológicas, antropológicas e políticas, com vistas a discutir a ciência, a sociedade tecnológica e o meio ambiente. O módulo trata também da estruturação, elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Atividades Teórico Praticas de Aprofundamento – 80 h/a

Ementa: As atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento, do Curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Item 3, Art. 7º, Resolução CNE nº 1, de 15/05/2006, têm por objetivo incentivar a participação do(a) aluno(a) em atividades culturais e científicas, a fim de favorecer a ampliação dos horizontes culturais do(a) mesmo(a), bem como proporcionar espaços de aprofundamento aos conteúdos trabalhados na matriz curricular do curso. Elas são obrigatórias e totalizam 100 horas.

 

Contemporaneidade: Novas Narrativas e Educação – 120 h/a

Ementa: O módulo propõe uma análise reflexiva sobre as mudanças culturais vividas na contemporaneidade, em que as narrativas modernas encontram-se em processo de questionamento e revisão; ao mesmo tempo em que se observa a necessidade dos/as docentes e discentes criarem narrativas que inovem os processos educativos e que ao fazê-lo considerem a complexidade humana. Neste sentido, discute ações concretas no campo da arte em geral, e em especial na música, na literatura infanto-juvenil, no cinema, nas histórias em quadrinhos, nos fanzines, nas fotonovelas, nos vídeos-documentários, e demais narrativas visuais, por entender que são linguagens com forte poder narrativo e com grande influência junto às crianças, jovens e adultos.

Comunicar erros

MARIA JOSÉ RUSSO - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

pedagogia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

Acesso Restrito

Portal do Aluno / Docente
Portal CAPES
INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial 
Grau: Licenciatura
Reconhecimento: Portaria Nº 286 de 21/12/12 
Duração: 4 anos
Campus: Rudge Ramos
Mensalidade - 1º semestre de 2016: R$416,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$462,22.
Horário de aula: Noite: horário das 19h30 às 23h