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Sobre a Brinquedoteca

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Um breve histórico

O Projeto Brinquedoteca do curso de Pedagogia da UMESP foi aprovado pelo CONSEP em 1998, tendo sido inaugurada em novembro de 1999, no campus Vergueiro, sob a coordenação da Profª Hulda de Freitas Daghlian. Dentre os objetivos de sua instalação encontrava-se a preocupação com a formação de professores/as que valorizassem o lúdico em suas práticas pedagógicas.

Com a saída da Profª Hulda da coordenação do Projeto, em 2001 assume este trabalho a Profª Drª Norinês Panicacci Bahia, que dá continuidade ao mesmo. Em 2006, fica a cargo da Profª Ms Iara Tamagnini Montibeller a responsabilidade por este espaço, onde também se criou o Laboratório de Metodologias, cujo objetivo era de que este se constituísse em um espaço de atendimento aos professores/as da educação básica, além dos/as próprios/as docentes do curso de Pedagogia em seu trabalho com as metodologias.

A partir de agosto de 2008, assume a coordenação da Brinquedoteca/Laboratório de Metodologias, a Profª Ms Marta Regina Paulo da Silva, que constitui, neste mesmo período, um grupo formado com monitores/as (alunos/as da Pedagogia, um aluno da Teologia e uma ex-aluna do curso de Pedagogia) e com o Prof° Dr° Elydio dos Santos Neto, docente/pesquisador do Mestrado em Educação da FAHUD. Este grupo teve como uma das primeiras tarefas a revisão do projeto da Brinquedoteca/Laboratório de Metodologias, que agregou em seu espaço a Gibiteca, passando então a denominar-se “Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias”, sendo esta re-inaugurada em 11/02/2009.

Segundo Kishimoto (1996, p. 55) , as brinquedotecas, inicialmente criadas para empréstimo de brinquedos, vêm, em seu processo de expansão, ampliando e diversificando o oferecimento de seus serviços. Serviços estes definidos em função do perfil da comunidade atendida e de seus objetivos. Neste sentido, encontramos diferentes tipos de brinquedotecas em: hospitais, escolas, bairros, clínicas, universidades, etc.

A “Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias” do curso de Pedagogia da FAHUD, sendo uma brinquedoteca dentro de uma universidade, é um espaço, como afirma a mesma autora, “privilegiado onde alunos de diversos cursos podem não só observar a criança, mas também desenvolver atividades com vistas ao aperfeiçoamento profissional” (p. 59-60). Dentre estas atividades, destacam-se a pesquisa, a assessoria a profissionais e instituições e o atendimento a comunidade, tendo como perspectiva a divulgação da importância do lúdico, da arte e do brincar na formação humana.

Seus objetivos

  • Formar professores e professoras que respeitem e considerem em sua prática pedagógica as múltiplas linguagens das crianças, jovens e adultos;
  • Contribuir na formação cultural dos alunos e alunas do curso de Pedagogia;
  • Oferecer espaço aos alunos e alunas do curso de Pedagogia para vivenciarem e refletirem sobre metodologias, nas diferentes áreas do conhecimento, que considerem a dimensão lúdica e estética na formação humana e no processo de construção do conhecimento;
  • Contribuir com pesquisas que tenham foco nas relações arte, brinquedo e educação;
  • Favorecer o conhecimento e a investigação de expressões da cultura popular, de modo especial as festas, os brinquedos, as histórias em quadrinhos e a literatura de cordel;
  • Oportunizar horas de estágio aos alunos e alunas do curso de Pedagogia;
  • Atender aos alunos e alunas de instituições educacionais da comunidade do entorno do campus;
  • Oferecer serviços de assessoria a profissionais e instituições educacionais.

O espaço

A Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias conta hoje com um acervo de brinquedos e jogos, organizados em um dos cantos da sala de tal forma a possibilitar re-arranjos do espaço em função das atividades a serem desenvolvidas. Há ainda um canto de leitura e um espaço destinado a gibiteca. Em breve estará sendo organizado um canto para a literatura de cordel, uma “cordeleteca”. Compõem ainda este espaço, mesas e cadeiras destinadas às aulas das diferentes áreas de conhecimento, que são reorganizadas em função das propostas realizadas pelos/as docentes.


[1] KISHIMOTO, Tizuko M. Diferentes tipos de brinquedotecas. In: FRIEDMANN, Adriana et AL. O direito de brincar: a brinquedoteca. 3. Ed. São Paulo: Scritta: Abrinq, 1996.
[2] UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Projeto Pedagógico: Curso de Pedagogia. São Bernardo do Campo: UMESP, 2006.
[3] CAMPOS, Marcelo. Talvez isso... Rio de Janeiro: Casa 21, 2007.
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MARIA JOSÉ RUSSO - COORDENADORA

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INFORMAÇÕES DO CURSO

Modalidade: Presencial 
Grau: Licenciatura
Reconhecimento: Portaria Nº 286 de 21/12/12 
Duração: 4 anos
Campus: Rudge Ramos
Mensalidade - 1º semestre de 2016: R$416,00, para pagamento até o dia 6 de cada mês, por meio do programa de desconto. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$462,22.
Horário de aula: Noite: horário das 19h30 às 23h