Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pedagogia / Docentes

Docentes

Maria Jose de Oliveira Russo – Coordenadora do Curso 

Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental (SIEF) e Gestão pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís. Docente dos cursos de Pedagogia (presencial e a distância) da Universidade Metodista de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a inclusão social e educacional; discriminação e preconceitos; alunos com deficiência; escolas inclusivas; cotidiano escolar e práticas pedagógicas reflexivas; metodologia de pesquisa; produção textual acadêmica. Docente dos cursos presenciais de Pós-Graduação - Especialização em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Língua Inglesa da Universidade Metodista de São Paulo e dos curso de Pós-Graduação a Distância: Especialização em Psicopedagogia e Português: Língua e Literatura. Professora supervisora de TCCs, coordenadora de períodos (1º ao 8º) e orientadora de TCCs do curso de Pedagogia (presencial e a distância) da Universidade Metodista de São Paulo. Docente do curso de Pedagogia PARFOR da Universidade Metodista.
Currículo lattes 

 

Alessandra Moreno Talavera Domeniquelli

Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação na linha de pesquisa Formação de Educadores pela UMESP. Atualmente é professora titular da Graduação presencial e a distância na Universidade Metodista de São Paulo atuando nos cursos de Licenciaturas. Tem experiência na área de Educação nos seguintes temas: fundamentos da ação docente, educação a distância, novas tecnologias e práticas educativas, mediação pedagógica, estágio supervisionado, contemporaneidade, novas narrativas e educação, abordagens do processo educativo, saberes docente e pesquisa.
Currículo lattes 

 

Bruno Tonhetti Galasse

Mestrando em Educação pela UMESP. Especialista em Educomunicação pela ECA/USP (2013), licenciado em Pedagogo pela UMESP (2010) e bacharel em Comunicação Mercadológica pela UMESP (2007). Atualmente é pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo e Supervisor de Produção de Materiais didático Pedagógico para os cursos EAD da Universidade Metodista de São Paulo. Desenvolve trabalhos ligados à Educação para o terceiro setor.
Currículo lattes 

 

Cassia Alessandra Domiciano

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp-RC) é mestre em educação pela mesma universidade. Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve trabalhos na área de Política, Gestão e Financiamento da Educação, com ênfase na Educação Infantil. Cursou também especialização voltada para o desenvolvimento das relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral, oferecida pela Universidade de Franca. Professora Auxiliar I no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)
Currículo lattes 

 

Cleonice de Almeida da Cunha Lussich

Doutorado em andamento na linha de formação de educadores pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialização (Lato Sensu) em Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender. Especialização (Lato Sensu) em andamento - Psicomotricidade. Atualmente é professora no curso de Pedagogia EAD da Universidade Metodista de São Paulo, ministrando as temáticas: Educação de Jovens e Adultos e Estágio Supervisionado. Docente nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional na mesma universidade, ministrando os temas Pesquisa em Psicopedagogia. Participa como coordenadora de subprojeto PIBID sobre brincadeiras no espaço da educação infantil. Docente na educação básica ciclo I, na E.E. Professor Alexandre Ansaldo Mozzilli. Tem experiência na área da formação de professores, ministrando palestra com temáticas relacionadas à formação continuada, mudança de prática pedagógica, (re)construção de saberes docentes, didática, planejamento, avaliação e assuntos correlatos. Mestrado em Educação na linha de formação de educadores pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012), em Letras (port/ing) em pela Faculdade Interlagos de Educação e Cultura (2002).
Currículo lattes 

 

Cristiane Gandolfi

Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1992) e Pedagogia-Licenciatura em gestão pela Uniab(1997), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Políticas públicas para infância e adolescência e Educação não-formal, já nas licenciaturas tem trabalhado com didática e a temática do trabalho escolar como formação do sujeito coletivo. Além disso, em especial no curso de Ciências Sociais tem se voltado para a prática de ensino de sociologia no Ensino Médio.
Currículo lattes

 

Debora Mendes Fiaschi

Possui graduação em Matemática pela Universidade Metodista de São Paulo (2009) , graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2004) , graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2014) e especialização em psicopedagogia pela Universidade Nove de Julho (2011) . Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade Metodista de São Paulo e Professor de Ensino Fundamental II e Médio da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.
Currículo lattes 


Decio Azevedo Marques de Saes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1968), graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1971) e doutorado em Doutorado Em Sociologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (1974). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, classe média, rebeldia, participação e violência.
Currículo lattes 

 

Deivid Cezário Teixeira

Professor de Matemática, formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista pela Universidade Nove de Julho no curso de Formção de Docentes para o Ensino Superior. Atuo como professor de matemática na Universidade Metodista de São Paulo e como professor de matemática na Rede Municipal de Ensino na Prefeitura de São Caetano do Sul.
Currículo lattes

 

Denise D'Aurea Tardeli

Graduação em Pedagogia e Psicologia. Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2006). É professora da Universidade Metodista de São Paulo, atuando na graduação, pós-graduação, projetos de extensão e de pesquisa, orientação de Iniciação Científica. É responsável pelo Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Aluno no Centro Universitário Unimonte-Santos. Membro do Grupo de Psicologia e Moralidade da ANPEPP. Experiência com formação de professores do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Experiência em pesquisa na área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, com ênfase em Psicologia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento moral, aprendizagem, adolescência e projeto de vida, valores morais, solidariedade, respeito. Pós-doutorado em andamento na Faculdade de Educação da USP.
Currículo lattes

 

Edson Fasano

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), graduação em Complementação Pedagógica pela Universidade do Grande Abc (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). Atualmente participa do grupo de estudo/pesquisa Paulo Freire da Universidade Metodista de São Paulo, com ênfase no tema: Infância Oprimida. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ceu, cidadania, escola cidadã, fenomenologia e pesquisa.
Currículo lattes 

 

Eduardo Okuhara Arruda

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), graduação em Complementação Pedagógica pela Universidade do Grande Abc (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2006). Atualmente participa do grupo de estudo/pesquisa Paulo Freire da Universidade Metodista de São Paulo, com ênfase no tema: Infância Oprimida. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ceu, cidadania, escola cidadã, fenomenologia e pesquisa.
Currículo lattes

 

Elizabete Cristina Costa Renders

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1998). Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (LEPED/UNICAMP) e no Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH/UMESP). Atuou como professora visitante nas licenciaturas do Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da Universidade Federal do ABC (2014-2016). É professora no Programa Institucional de Licenciaturas da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da UMESP (2005-atual). Compõe a equipe técnica do Programa de Desenvolvimento Abdias Nascimento (CAPES/SECADI/MEC, 2014) que visa ações afirmativas na área étnico racial (afro e indígena) e em educação especial (pessoas com deficiência). Atua no desenvolvimento de projetos na área da inclusão, especialmente como assessora pedagógica para inclusão de pessoas com deficiência desde Educação Infantil até a Educação Superior. Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação especial e inclusiva, ensino de Libras, formação de professores para o atendimento educacional especializado na escola regular, direitos humanos e epistemologias emergentes.
Currículo lattes 

 

Jessica Martins Mantovan

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de São Bernardo do Campo- FASB (2009) e especialização em Psicopedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo- UMESP. Atualmente é professora no curso de Pedagogia EAD e presencial na Universidade Metodista de São Paulo e professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Paulo.
Currículo lattes

 

Luciana Miyuki Sado Utsumi

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo-FEUSP (1992-1995), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (2003-2004), especialização lato sensu em Psicopedagogia pela Universidade Paulista-UNIP (2000), especialização lato sensu em Educação a Distância pelo SENAC de Paraná (2008-2009) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (2012-2016). É docente da Universidade Metodista de São Paulo-UMESP (curso de Pedagogia), coordenadora pedagógica da escola OEN e prestadora de serviços ao SENAC - SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias e Práticas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do trabalho científico; teorias e práticas do ensino da Matemática; teorias educacionais e didática; formação de professores.
Currículo lattes 

 

Mara Pavani da Silva Gomes

Possui graduação em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1974), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1986), graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Prof. José A. Vieira" (1977) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2004). Aluna do doutorado em Educação na Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora do curso de pedagogia (presencia e ead) da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, gestão e políticas públicas, estágios curriculares, constituição da pedagogia como campo científico, meritocracia. Foi professora, diretora e supervisora de ensino na rede pública do Estado de São Paulo.
Currículo lattes

 

Marcos Munhoz da Costa

Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2008). Atualmente docente da Universidade Metodista de São Paulo. Experiência na área de Educação, docência e orientação de TCC no curso de pedagogia em Educação a distância.
Currículo lattes

 

Maria Ines Breccio

Possui graduação em Educação Artística c/ habilitação em Artes Plásti pela Faculdades Integradas Teresa D'ávila(1985), especialização em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu(2001) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo(2006). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, professor titular da Universidade Metodista de São Paulo e docente do Colégio Metodista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.
Currículo lattes

 

Marta Regina Paulo da Silva

Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Pedagogia e Psicologia. Especialização em Psicologia Escolar/Educacional e em Formação de Educadores/as. Professora e pesquisadora do curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo, onde também foi coordenadora de Estágio e da Brinquedoteca deste mesmo curso. Nesta universidade ainda coordena o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil, onde também leciona, e a Brinquedoteca do curso de Pedagogia EAD. Coordenadora de área do PIBID do curso de Pedagogia Presencial (UMESP/CAPES). Docente e pesquisadora dos cursos de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (GEPF-UMESP) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural - GEPEDISC - Culturas infantis (FE/UNICAMP). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, diversidade e educação (USCS).Trabalhou na Equipe de Orientação Técnica da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Atuou como coordenadora de grupo em projetos do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Atua na formação docente em instituições públicas e privadas, realizando cursos e palestras para professores/as, gestores/as e demais profissionais do campo da educação. Possui livros organizados e artigos publicados em livros e periódicos da área de educação.
Currículo lattes 

 

Oswaldo de Oliveira Santos Junior

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Bacharel em Teologia (2003) pela UMESP, Graduado em História pela UNIMES. Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência como professor de pós-graduação na área de Direitos Humanos e Sociedade. Atua como membro da Comissão de Apoio do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo. Experiência na área de Geografia, História e Teologia, com ênfase em Geografia Urbana e História Contemporânea e Afro-brasileira. Atua nos cursos de Jornalismo, Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia. É pesquisador do Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH). Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política (Núcleo Memória).
Currículo lattes 

 

Silvana Pucetti

Mestre em Educação; Psicopedagoga; Especialista em Geometria, Funções e Cálculo, Licenciada em Matemática. Ministrou aulas nos cursos de Psicopedagogia da Universidade Brás Cubas. Participou do PIC - Programa de Iniciação Cientifica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas como professora orientadora. Foi Coordenadora Regional do PIC. Elaborou e ministrou diversos cursos e oficinas para professores da rede pública e particular. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, Professora de Ensino Superior nas modalidades Presencial e EAD, Professora na Pós Graduação, Professora de Matemática da Educação Básica e trabalha com a formação continuada do professor.
Currículo lattes 

 

Silvia Perrone de Lima Freitas

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo; Mestre em Educação, titulada pela Universidade Metodista de São Paulo; atualmente é professora da Faculdade de São Bernardo do Campo, professora da Universidade Metodista de São Paulo e coordenadora do curso Pedagogia EAD, e Coordenadora do Curso de Lato Sensu na modalidade de especialização: Alfabetização e Letramento da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase em Administração de Unidades Educativas e formação continuada de professores.
Currículo lattes

 

Silvio Pereira da Silva

É doutor na área de linguagem e educação pela Faculdade de Educação da USP Universidade de São Paulo, mestre em Letras na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e especializado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Fundação Santo André, Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. É professor de Literatura e Língua Portuguesa e exerce a função de coordenador dos cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado, na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
Currículo lattes 

 

Wesley Adriano Martins Dourado

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1997); mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e doutorando em educação pela mesma Universidade. Atualmente é professor auxiliar da Universidade Metodista de São Paulo, coordenador do curso de filosofia desta Universidade e professor titular de filosofia da Escola Municipal de Ensino Alcina Dantas Feijão. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, fenomenologia, filosofia do direito e filosofia latino-americana. Tem trabalhos acadêmicos publicados em eventos nacionais e internacionais, revistas e capítulos de livros tratando, em particular, das relações da fenomenologia merleaupontyana com a educação bem como, da relação corpo-conhecimento. Atua e/ou atuou, também, em cursos de graduação à distância, em particular no curso de Filosofia, Ciências Sociais, Letras e Pedagogia. É editor responsável pela revista Páginas de Filosofia (https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/PF). Atua como coordenador do subprojeto de Filosofia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) desde 2012.
Currículo lattes 

 

Zeila de Brito Fabri Demartini

Possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade de São Paulo (1968), Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Ciências Humanas - Sociologia pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é Pesquisadora 1C e consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professora doutora da Universidade Metodista de São Paulo e diretora de pesquisa do Centro de Estudos Rurais e Urbanos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Pesquisa em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: histórias de vida, imigração japonesa, portuguesa e africana, educação escolar e não-escolar, infância, estado de São Paulo.
Currículo lattes

Comunicar erros

MARIA JOSÉ RUSSO - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento deste curso

 

pedagogia.jpg

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: