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Projeto de Extensão

Os cursos de Pedagogia, Letras e Ciências Sociais desenvolvem o projeto de extensão “Do que as crianças brincam? Brincadeiras tradicionais e culturas: imaginação, territórios e infâncias”, que tem com objetivos gerais conhecer e compreender a diversidade de brincadeiras tradicionais de diferentes regiões em que estão inseridos os polos presenciais EAD, na perspectiva do resgate e preservação do repertório lúdico infantil.

Além disso, o projeto apresenta como objetivos específicos:

  • Realizar um levantamento, por região, das brincadeiras de hoje e de outrora, no intuito de compreender mudanças e permanências no cenário lúdico destas regiões em que se localizam os polos EAD;
  • Conhecer as histórias locais através dos relatos orais de pessoas da comunidade, observando aspectos sociolinguísticos relacionados ao brincar;
  • Compreender os elementos históricos e culturais presentes nas brincadeiras tradicionais destas regiões;
  • Conhecer as brincadeiras tradicionais presentes nas instituições educacionais das diferentes regiões;
  • Elaborar um plano de intervenção junto às instituições educacionais no intuito de resgatar e compartilhar as brincadeiras tradicionais;
  • Elaborar material de divulgação sobre as brincadeiras tradicionais das regiões em que se inserir o projeto.


O projeto está organizado em dois momentos:

1º. Momento do projeto;

  • Levantamento das brincadeiras de cada região, por meio da pesquisa bibliográfica, iconográfica, dos relatos orais de pessoas da comunidade e da observação e registro das brincadeiras em creches, pré-escolas, escolas de ensino fundamental;
  • Elaboração de um plano de ação, a partir dos dados, a ser desenvolvido em uma instituição educacional da região atendida pelo polo de apoio presencial EAD.


2º. Momento do projeto:

  • Execução do plano de ação junto às instituições;
  • Documentação do processo;
  • Elaboração de material sobre as brincadeiras a ser divulgado junto às comunidades locais.

 

Ao longo de todo o projeto, são realizados grupos de estudo, nos quais são feitas discussões teóricas e de questões fundamentais para a realização da pesquisa sobre as brincadeiras tradicionais. Os estudos permitem traçar um perfil das brincadeiras das crianças nas diferentes regiões, de modo que revele particularidades culturais importantes. Ao longo do projeto, os alunos produzem materiais (relatórios, vídeos, exposições etc.) que permitam a divulgação dos resultados.




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METODOLOGIA DE ENSINO

SILVIA PERRONE FREITAS - COORDENADORA
SILVIA PERRONE
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