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Módulos - Segunda Licenciatura

1º Período (400h)

Módulo – Formação Cidadã (20h)
Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a “Ética” um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da “Cidadania”, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e à cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnico-raciais, os direitos humanos, a inclusão e a LIBRAS. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:

  • Eixo Estético-somático – relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno – preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano. 
  • Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio histórico, econômico-político. 
  • Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns e busca atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania.

Módulo – Linguagens, Filosofia, Educação em Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos (100h)
Ementa: Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.

Módulo – Educação brasileira: construindo olhares a partir dos fundamentos (80h)
Ementa: Propõe uma discussão que mostra a especificidade de três áreas do conhecimento: História, Sociologia e Psicologia. Discute a possibilidade e a necessidade de diálogo entre os três saberes buscando responder como aproximar as contribuições da História, da Sociologia e da Psicologia para melhor conhecer a realidade brasileira no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, traz uma investigação atualizada das concepções e abordagens teóricas da história, da sociologia e da psicologia, para a compreensão do contexto sócio-político e cultural do país, problematizando as relações entre educação e realidade brasileira.

Módulo – Pedagogia das infâncias (100h)
Ementa: Problematiza questões essenciais referentes ao campo da Educação Infantil no Brasil. Neste sentido, propõe uma reflexão sobre as concepções de infância e o processo de ensino-aprendizagem, no intuito de compreender a construção da identidade infantil e sua relação com a natureza e a sociedade. Discute a importância da brincadeira na educação e reconhece ser esta uma necessidade e um direito de todas as crianças, bem como um espaço privilegiado de produção das culturas infantis. Desse modo, tematiza as diferentes teorias sobre o brincar em sua relação com as concepções de criança, de infância e de educação. Propõe, ainda, uma reflexão sobre os processos pedagógicos e os espaços de creches e pré-escolas como ambientes de interação e de aprendizagem.

Estágio I – Educação Infantil (100h)
Ementa: Discute a inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a educação básica. Formação da postura do educador e a interpretação dos problemas relacionados à organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. Aborda ainda, as formas de registro das vivências e a organização dos documentos também serão abordadas.

 

2º Período (400h)

Módulo – Abordagens teórico-metodológicas dos saberes tradicionais (140h)
Ementa: Este módulo se propõe a realizar estudos e pesquisas sobre as metodologias do ensino e a práxis pedagógica de artes, geografia e história, ciências, matemática e linguagem musical de forma interdisciplinar, a partir do pensamento contra hegemônico, em que o ser humano, a sua realidade e representações sejam compreendidos em sua pluralidade, destacando a importância do contexto sociocultural na formação do sujeito histórico. Trata dos conhecimentos tradicionais praticados pelas sociedades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, os povos da floresta e outros e sua apropriação pelo conhecimento científico. Estabelece um diálogo, no mesmo topos, entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico. Enfatiza o pensamento contra hegemônico como seu eixo de articulação. Problematiza o repertório ideológico hegemônico e reconhece a pluralidade de conhecimentos produzidos pela humanidade como um dos fundamentos para os direitos humanos.

Módulo – Leitura e escrita para construção de aprendizagens significativas (80h)
Ementa: O módulo faz uma abordagem da leitura e da escrita com um caráter de compreensão dos sentidos e significados, aprofundando as teorias e práticas que explicam como os sujeitos criança, jovem, adulto constroem seus saberes e conhecimentos no processo de aquisição das capacidades de leitura e da escrita. Faz ainda, um exercício de construção das competências leitoras e escritoras do profissional da educação ou do educador.

Módulo – Projeto Político Pedagógico: desafios para o sujeito coletivo (80h)
Ementa: O módulo pretende aprofundar a discussão sobre as múltiplas determinações históricas, econômicas, políticas e sociais que perpassam a organização do Projeto Político Pedagógico, levando em conta a avaliação do processo educativo e sua relação com a construção do sujeito coletivo. Busca compreender o Projeto Político Pedagógico como um processo dinâmico que integra inúmeras variáveis, entre elas, a aproximação da família e da escola e os desafios que surgem desta interação para a reflexão do sujeito na coletividade escolar.

Estágio II – Ensino Fundamental (100h)
Ementa: Discute a inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a educação básica. Formação da postura do educador e a interpretação dos problemas relacionados à organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. Aborda ainda, as formas de registro das vivências e a organização dos documentos.

 

3º Período (400h)

Módulo – Educação, Inclusão e LIBRAS (60h)
Ementa: Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.

Módulo – Gestão, democracia e escola (140h)
Ementa: Discute as múltiplas determinações históricas, sociológicas, econômicas e os fundamentos teóricos da administração escolar. Reflete sobre os pressupostos básicos de uma administração escolar voltada para a transformação social por meio: da gestão democrática, dos processos de participação dos alunos e comunidade, da aproximação do contexto sócio-histórico dos alunos com os processos pedagógicos da escola, do estudo dos planos e políticas de educação no Brasil, com ênfase nas reformas dos anos 1990. Estuda as políticas educacionais em curso e a legislação de ensino, no que diz respeito à organização da Educação Básica e financiamento da educação. A Residência pedagógica articulará as questões discutidas no módulo visando à formação docente.

Módulo – Teorias do currículo e práticas pedagógicas: investigações possíveis (100h)
Ementa: O módulo busca possibilitar a análise e apreciação de currículos da Educação Básica brasileira considerando os seus determinantes sociais. Trata da construção do projeto político pedagógico e das diversas instâncias de participação. Aborda ainda, o caráter comum do currículo e a diversidade cultural, bem como, a interdisciplinaridade, a transversalidade e a avaliação, buscando desenvolver uma postura investigativa sobre as práticas pedagógicas decorrentes das diferentes abordagens e teorias do currículo.

Estágio III – Gestão escolar (100h)
Ementa: Discute a inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a educação básica. Formação da postura do educador e a interpretação dos problemas relacionados à organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. Aborda ainda, as formas de registro das vivências e a organização dos documentos.

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