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Módulos - Currículo 5

1º Período (240h)

Módulo – Educação brasileira: leituras históricas, sociológicas e filosóficas (80h).

Ementa: Este módulo inicialmente faz uma discussão com os/as alunos/as procurando mostrar a especificidade destes dois olhares: a história e a sociologia. Em seguida discute a possibilidade e a necessidade de fazer dialogar os dois olhares, buscando responder à seguinte pergunta: Como aproximar as contribuições da história e da sociologia e da para melhor conhecer a realidade brasileira, sobretudo em seus aspetos educacionais? A partir daí faz uma releitura atualizada da investigação histórica e sociológica possibilitando, de forma concreta através dos exercícios didáticos propostos, uma compreensão do contexto sócio-político-cultural do país, problematizando as relações entre educação e realidade brasileira.

Módulo – A construção do pensamento educacional brasileiro e a ação pedagógica: primeiras aproximações (70h)

Ementa: O aspecto central deste módulo é a discussão sobre as concepções de ser humano que fundamentam as práticas educacionais no Brasil, a partir de investigações e reflexões advindas do campo da filosofia da educação e da psicologia da educação. Para tanto, busca as raízes do pensamento moderno em Descartes e sua influência sobre a educação. Explicita o vínculo deste pensar moderno com o pensamento da Escola Nova no Brasil, e em especial com Anísio Teixeira e Lourenço Filho. Simultaneamente a isto evidencia o reducionismo de escolas psicológicas, ao mesmo tempo em que explora suas contribuições, no movimento de explicar o processo educativo humano. A partir daí o diálogo entre filosofia da educação e psicologia da educação intensifica-se para auxiliar a elaboração, por parte dos alunos, de uma postura indagadora e reflexiva não apenas sobre a dinâmica de construção de conhecimento, mas também sobre os processos educativos da condição humana.

Módulo – Pesquisa em Educação: aspectos epistemológicos, metodológicos e da produção textual (90h)

Ementa: Este módulo num primeiro momento discute a importância da pesquisa para o educador tanto no sentido da produção de conhecimento novo como no sentido de favorecer uma intervenção adequada na realidade. Desde os primeiros movimentos vai trabalhando a leitura e a escrita como suportes fundamentais da construção da prática educativa, utilizando-se, para tanto, da própria leitura e escrita que os alunos estarão fazendo. A partir daí investiga alguns fundamentos epistemológicos da pesquisa até chegar às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como discutidas atualmente, procurando evidenciar seus vínculos, contribuições e limites em relação ao campo da educação. Conclui trazendo contribuições para a formação continuada dos alunos enquanto pesquisadores-leitores-escritores.

 

2º Período (480h)

Módulo – Educação brasileira: construindo olhares a partir dos fundamentos (180h)

Ementa: Este módulo tem a intenção de aproximar os diferentes olhares da Filosofia da Educação, da História da Educação, da Sociologia da Educação e da Psicologia da Educação, em busca de uma leitura compreensiva dos aspectos que se articulam e se complementam na composição do contexto educacional brasileiro.

Módulo – Saberes docentes, identidade profissional e o sujeito coletivo: o processo educativo e as práticas de pesquisa (140h)

Ementa: O módulo propõe uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem tendo como referência as questões sobre os saberes docentes e a identidade profissional. Busca-se a articulação destas questões num contexto educacional mais amplo à gestão democrática da escola e os processos de participação e como estas questões se entrecruzam tendo por base as práticas de pesquisa que possibilitam a construção de interpretações do sujeito coletivo no contexto educacional.

Módulo – Corporeidade, Tecnologia e Cidadania: desafios éticos e pedagógicos (160h)

Ementa: Este módulo tem como foco central possibilitar aproximações entre os temas Corporeidade, Tecnologia e Cidadania tendo na Ética o nó problemático das articulações de um diálogo que visa um aprofundamento dos desafios concretos e pertinentes à discussão dos diferentes temas e campos do saber e nas relações humanas em sociedade.


3º Período (300h)

Módulo – Os saberes docentes e o processo educativo (150h)
Ementa: O módulo propõe uma reflexão aprofundada entre os saberes docentes e o processo educativo, com ênfase na especificidade da educação infantil, em interface com os princípios democráticos de gestão.

Módulo – Leitura e escrita: para a construção de aprendizagens significativas (90h)

Ementa: Abordagem da leitura e da escrita com um caráter de compreensão dos sentidos e significados, aprofundando as teorias e práticas que explicam como os sujeitos criança, jovem, adulto constroem seus saberes e conhecimentos no processo de aquisição das capacidades de leitura e da escrita.

Módulo – Teorias do currículo e práticas pedagógicas (60h)

Ementa: Este módulo procura aproximar o olhar investigativo às teorias do currículo, de forma que o profissional da área possa desenvolver uma postura investigativa sobre as práticas pedagógicas decorrentes das diferentes abordagens e teorias do currículo.

 

4º Período (500h)

Módulo – Diferentes contextos educativos e diferentes sujeitos em formação (120h)

Ementa: Aprofunda as reflexões sobre as reformulações pedagógicas necessárias para o enfrentamento das propostas inclusivas enfatizando a educação das relações étnico-raciais e analisa as diversas possibilidades dos contextos educativos para além da escola.

Módulo – Conhecimento, Tecnologia e Formação do Professor (200h)

Ementa: A construção histórica e epistemológica dos campos da Matemática, das Ciências e das Artes visitados por uma abordagem investigativa com vistas à elaboração de uma práxis docente.
Módulo – Diferentes leituras de mundo e cidadania (180h)
Ementa: Este módulo propõe uma discussão articulada entre diferentes metodologias de ensino e leituras de mundo: Alfabetização, Língua Portuguesa, História e Geografia relacionadas pelo pressuposto de que estas possibilitam, via análise da realidade local, social e histórica, a constituição de uma identidade coletiva e de cidadania, com vistas à transformação social.

 

5º Período (270h)

Módulo – Ensino da matemática, de Ciências e de Educação Física: tendências atuais (90h)

Ementa: Este módulo propõe uma reflexão crítica sobre as tendências atuais das metodologias de ensino de Matemática, Ciências e Educação Física, visando a construção de um aporte teórico-prático acerca das orientações didáticas que primam por aprendizagens significativas e pelo crescimento intelectual dos alunos, com vistas ao diálogo e à interação entre a cultura escolar e a vida cotidiana em seus múltiplos aspectos.

Módulo – Pesquisa e leitura crítica do mundo na escola (120h)

Ementa: A partir das reflexões teórico-práticas observadas em contextos educativos relacionar a observação, a análise, a produção de informações e as intervenções, com uma postura investigativa crítica de forma que o profissional em formação inicial compreenda a relação teoria-prática vivenciada e as possibilidades de transformação do cotidiano escolar.

Módulo – Projeto Político Pedagógico e Avaliação: desafios para o sujeito coletivo (60h)

Ementa: Aprofundar a discussão sobre as múltiplas determinações históricas, econômicas, políticas e sociais que perpassam a organização do Projeto Político-Pedagógico e da Avaliação do processo educativo, compreendendo a dinâmica dos problemas e desafios que surgem na relação entre o sujeito individual e o coletivo, identificando as possibilidades e contribuições para a construção do sujeito coletivo.

Estágio Supervisionado I (100h)

Ementa: Discute a inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a educação básica. Formação da postura do educador e a interpretação dos problemas relacionados à organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. Aborda ainda, as formas de registro das vivências e a organização dos documentos também serão abordadas.


6º Período (480h)

Módulo – Planejamento participativo e os processos pedagógicos na escola (180h)

Ementa: Enfatizar a preocupação em se definir e compreender a necessária articulação do contexto sócio histórico dos alunos com os processos pedagógicos da escola, com vistas à formação e participação do sujeito coletivo que pressupõe a intervenção para a transformação social pela via da gestão democrática dos espaços educativos.

Módulo – Problemas contemporâneos: desafios para a escola (200h)

Ementa: Realiza uma ampla discussão sobre os problemas pedagógicos contemporâneos que afetam os espaços educativos escolares e não escolares, como por exemplo, o enfrentamento das questões sobre as práticas inclusivas; o impasse entre disciplina e indisciplina na escola; os problemas na relação escola-família e professor-aluno etc., e analisa as propostas diferenciadas construídas a partir das mesmas.

Módulo – A reflexão sobre as práticas educativas pela via da pesquisa (100h)

Ementa: A ênfase neste módulo é a de proporcionar aos alunos uma reflexão teórico-prática sobre as experiências vivenciadas nos estágios e a construção do texto científico.

Estágio Supervisionado III (100h)

Ementa: Discute a inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a educação básica. Formação da postura do educador e a interpretação dos problemas relacionados à organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. Aborda ainda, as formas de registro das vivências e a organização dos documentos.

 

7º Período (270h)

Módulo – Educação, Inclusão e LIBRAS (90h)

Ementa: Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática docente nos diversos níveis da educação básica e a inclusão pedagógica de pessoas com deficiência. Analisa os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo e propõe o uso de estratégias diferenciadas para o ensino. Apresenta a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na perspectiva da educação inclusiva e da educação bilíngue, priorizando o desenvolvimento dos alunos e o processo de aprendizagem. Considera LIBRAS a partir dos estudos semióticos e linguísticos, destacando-a como a primeira língua da pessoa surda. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS.

Módulo – Prática Docente e Legislação Educacional: contribuições da educação comparada (90h)

Ementa: O módulo discute as experiências internacionais de educação e suas contribuições para a legislação educacional brasileira através de uma reflexão crítica.
Módulo – Educação e interdisciplinaridade: proposta de intervenção (90h)
Ementa: O módulo propõe uma discussão sobre a pluralidade cultural e orientação sexual numa abordagem interdisciplinar. Traz também a discussão psicopedagógica da educação destacando as relações interpessoais na escola, a afetividade e a concepção de valores, bem como, as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e a resolução de conflitos. Realiza ainda, um mapeamento de questões pertinentes aos temas discutidos privilegiando o ensino contextualizado, bem como, as tendências em pesquisa através da análise quantitativa.

 

8º Período (300h)

Módulo – Contemporaneidade: novas narrativas e educação (90h)

Ementa: O módulo propõe refletir importância da literatura infanto-juvenil e outras artes para a formação de professores como um instrumento para a aquisição da língua, da cultura, da estética e dos aspectos simbólico-valorativos inseridos no campo semântico e ideológico, bem como a possibilidade das inserções da literatura com o teatro, com o cinema, com a TV e as artes em geral.

Módulo – Linguagens e Filosofia (80h)

Ementa: Neste módulo o aluno reflete a respeito de sua inserção no mundo como sujeito, utilizando-se da linguagem para entrar em contato com o pensamento de outros sujeitos ao longo da História, para construir conhecimentos para registrar informações referentes ao passado e ao presente para planejar o futuro, para interagir com outros sujeitos da sociedade. São estudados, para tanto, textos representativos do conhecimento instituído, sejam eles gerais ou específicos da área do curso.

Módulo – A construção da pesquisa e o Trabalho de Conclusão de Curso (90h)

Ementa: O módulo se organiza considerando as diferentes etapas da elaboração de um projeto de pesquisa suas interligações e a interdependência entre elas. Discute aspectos relacionados à produção, registro e divulgação do conhecimento produzido no âmbito da Universidade tendo em conta, além dos aspectos éticos, científicos e metodológicos, a fundamentação teórica própria, aspectos relacionados à apresentação dos relatórios e orientações estruturais, formais e de normatização das referências bibliográficas. Analisa a estrutura de um relatório de pesquisa, em seus aspectos formais e tipográficos, considerando as normas da ABNT.

Estágio Supervisionado II (100h)

Ementa: Discute a inserção do aluno no ambiente de trabalho. Estudo de problemáticas articuladas à organização do Sistema Educacional Brasileiro, com atenção especial para a educação básica. Formação da postura do educador e a interpretação dos problemas relacionados à organização e funcionamento da escola, das políticas educacionais e dos problemas de ensino-aprendizagem observados no cotidiano da sala de aula e no universo escolar. Aborda ainda, as formas de registro das vivências e a organização dos documentos.

Atividades Teórico Práticas de Aprofundamento (100h)

Ementa: As Atividades Teórico-práticas de aprofundamento ATPs propõem, a partir da leitura, uma reflexão e visão crítica de mundo, de modo que alunos e alunas compreendam a relação teórico-prática e as possibilidades de apropriação e ampliação da cultura e do conhecimento para a sua (trans)formação como sujeito social.

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METODOLOGIA DE ENSINO

SILVIA PERRONE FREITAS - COORDENADORA
SILVIA PERRONE
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