Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pedagogia - EAD / Docentes / Docentes - Segunda Licenciatura

Docentes - Segunda Licenciatura

Rosemary Leonovos Verrone - Coordenadora
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996), especialização em Metodologia e Gestão em EaD (2014) e Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos seguintes áreas: formação inicial e continuada de professores, estágio supervisionado, práticas de ensino e educação a distância.
Currículo lattes

Alessandra Moreno T. Domeniquelli
Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Educação na linha de pesquisa Formação de Educadores pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professora titular da Graduação na Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, comunicação e novas tecnologias, professor tutor, mediação pedagógica, estágio, prática docente e pesquisa.

Cleonice de Almeida da Cunha Lussich
Mestre em Educação, com ênfase em formação de professores pela UMESP Graduada em Letras (Port/Ing) pela FINTEC, Professora da rede pública estadual de São Paulo, Professora da Universidade Metodista de São Paulo nos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática e Pedagogia EAD. Professora orientadora de estágio e orientadora de período na Pedagogia – EAD.

Creudimar Silva Morais
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Especialização no Ensino Superior UMESP, Pós-graduação em Educando para a Cidadania Puc. Pós em Libras - Língua Brasileira dos Sinais Faculdade Eficaz. Atualmente, participa na formação de professores e coordenadores do IFNMG- Instituto Federal Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: biografia.

Cristiane Gandolfi
Graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1992), Pedagogia pela UNIABC (1997) e mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É professora da UMESP desde 2005, atua como docente nos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais e Filosofia e é membro do Comitê Executivo da Cátedra Cidades Celso Daniel, onde participa de projetos voltados a culturas de cidadania, educabilidade e políticas públicas integradas.

Denise D´Aurea Tardeli
Graduação em Pedagogia e Psicologia. Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2006). É professora da Universidade Católica de Santos e da Universidade Metodista de São Paulo. Membro do Grupo de Psicologia e Moralidade da ANPEPP e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação Moral - GEPPEM. Experiência com formação de professores do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Experiência em pesquisa na área de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, com ênfase em Psicologia Moral, atuando principalmente nos seguintes temas: moral, desenvolvimento moral, aprendizagem, adolescência e projeto de vida, valores morais. Pós-doutoramento em andamento na Fundação Carlos Chagas..

Elizabete Cristina Costa Renders
Doutora em Educação pela UNICAMP, com Especialização em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2003), atua como Assessora Pedagógica para Inclusão e Coordenadora de Extensão e Inclusão, exercendo a docência na Educação Superior (nas modalidades presencial e EAD). Possui mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2006) na linha de pesquisa Educação e Religião. É graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1998) e em Teologia pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1995). Atua, ainda, como pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisas sobre as Licenciaturas: Gestão e Docência (CEPeL, UMESP), no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade (LEPED,UNICAMP) e no Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH,UMESP). Em seu trabalho, destacam-se os temas: gestão educacional, epistemologias emergentes, educação em direitos humanos e educação inclusiva. Linhas de pesquisa: Formação de Educadores e Educação Inclusiva.

Lucia Helena Coelho de Oliveira Lopes
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UMESP. Graduação em Pedagogia pela UMESP: Gestão Educacional, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Graduada no Curso Técnico de Piano pela Escola de Música do Instituto Metodista de Ribeirão Preto. Atuou como Professora de Iniciação Musical e Instrumental em diversas escolas particulares e municipais dos Estados de São Paulo, Mato Grasso e Alemanha na cidade de Nuremberg. Atua na área do Ensino à Distância no curso de Pedagogia como Professora Auxiliar desde janeiro/2007.

Luciana Miyuki Sado Utsumi
Mestre em Educação na linha de Formação de Professores - Programa de Pós-Graduação UMESP. Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Paulista – UNIP. Graduada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar – FEUSP. Atua na área de Formação de Professores. Atuação como titular de ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental e como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental e Médio. Atuação como supervisora de estágios dos cursos de licenciatura em Letras e em Matemática. Atuação como docente dos cursos de graduação de Pedagogia, Letras, Matemática, Administração e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atuação como docente de cursos de pós-graduação lato sensu – (MBA). Atuação como docente de curso de pós-graduação lato sensu - Psicopedagogia - Universidade Metodista de São Paulo. Atua como docente de curso de graduação de Pedagogia da UMESP.

Mara Pavani da Silva Gomes
Possui graduação em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1974), graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Prof. José A. Vieira" (1977), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo(1986) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo(2004). Atualmente é Prof. Assoc. I da Universidade Metodista de São Paulo e Prof. Assoc. I da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Classe média - Brasil, Professores, Sindicato/APEOESP.

Marcelo Furlin
Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP), e mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professor titular da Universidade Metodista de São Paulo desde 2002 e docente dos cursos de Letras presencial e a distância, Tradutor e Intérprete, Teologia e Pedagogia e dos cursos de pós-graduação em língua portuguesa e em língua inglesa. Faz parte do Centro de Estudos e Pesquisas sobre as Licenciaturas: Gestão e Docência - CEPeL/Metodista. É coordenador do curso de Especialização em Língua Inglesa.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura ( Brasileira e Portuguesa) e em língua inglesa. Participa do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica (GPeAHF), organizado pela PUC-SP, e do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (GEPF), organizado pela Universidade Metodista de São Paulo. Ministra palestras na área de formação de educadores. Atua como tutor de profissionais de língua inglesa, especialmente na preparação para exames de proficiência oferecidos por universidades americanas e inglesas. É examinador oficial da Universidade de Cambridge e da Universidade de Michigan.

Maria Ines Breccio
Mestre em Educação pela UMESP, Graduada e Especialista em Artes Cênicas pelas Faculdades Integradas Teresa D’ávila. Especialista em Artes Plásticas, pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do Colégio Metodista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro.

Maria Jose de Oliveira Russo
Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Pedagogia Série Iniciais do Ensino Fundamental (SIEF) e Gestão pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís. Docente dos cursos de Pedagogia (presencial e a distância) da Universidade Metodista de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores para a inclusão social e educacional; discriminação e preconceitos; alunos com deficiência; escolas inclusivas; cotidiano escolar e práticas pedagógicas reflexivas; metodologia de pesquisa; produção textual acadêmica. Docente dos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Educação Infantil e Língua Inglesa da Universidade Metodista de São Paulo. Professora supervisora de TCCs e orientadora de TCCs do curso de Pedagogia (presencial e a distância) da Universidade Metodista de São Paulo.

Marta Regina Paulo da Silva
Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Psicologia pelo Instituto Metodista de Ensino Superior e em Pedagogia pela UNICID. Especialização em Psicologia Escolar/Educacional pelo CRP e em Formação de Educadores pelo Espaço Pedagógico. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo. Nesta universidade ainda coordena os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Psicopedagogia. Coordenadora de área do PIBID do curso de Pedagogia Presencial. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural Culturas infantis.Trabalhou na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, na Equipe de Orientação Técnica, no acompanhamento pedagógico às escolas de educação básica. Atua na formação docente em instituições públicas e privadas, realizando cursos e palestras para professores/as, gestores/as e demais profissionais do campo da educação.

Oswaldo de Oliveira Santos Junior
Doutor em Ciências da Religião na área Religião, Sociedade e Cultura e Mestre em Ciências da Religião, na área de Práxis Religiosa e Sociedade pela Universidade Metodista de São Paulo. Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e graduado em Estudos Sociais/Geografia pelo Centro Acadêmico Faculdades Integradas do Ipiranga (1992). Atualmente é professor da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: práxis, solidariedade, teologia contextual, cidadania, urbanização, globalização e movimentos populares.

Rose Maria de Souza
Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Arte Educadora da Prefeitura de Diadema. Coordenadora da Brinquedoteca da Pedagogia Ead da Umesp.

Valéria Calipo
Possui graduação em Psicologia, especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Mestre e Doutora na área de Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo- UMESP. Além de professora em  cursos de Graduação e Pós-Graduação nas modalidades: presencial e a distância, atualmente está como coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos, Editora da Revista Eletrônica Gestão e Serviços - UMESP. Membro da Avaliação Institucional: CPA de 2009 até 2012, e retomando em 2018, membro da CSC - UMESP. Orientadora dos Projetos de Extensão: Outplacement (2015 e 2016) e (Bumerangue inicio em jan. 2017), ambos com foco em auxiliar a comunidade interna e externa no desenvolvimento de competências voltados para a empregabilidade - UMESP. Atuou como Professora Mentora da Agencia Metodista de Consultoria - UMESP de II_2014 até I_2017. Tem experiência em Consultoria em Gestão de Pessoas, em Psicologia Organizacional. Participou do projeto Educom. Rádio como articuladora com os professores do ensino fundamental no município de São Paulo.

Wesley Fajardo Pereira
Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Brasil(1995). Docente da Escola de Formação de Profissionais da Saúde Sophia Marchetti.

Comunicar erros

METODOLOGIA DE ENSINO

.Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X