Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Omabc / Notícias / Novatos ou veteranos, todos são movidos pelo desafio na Olimpíada de Matemática do Grande ABC

Novatos ou veteranos, todos são movidos pelo desafio na Olimpíada de Matemática do Grande ABC

Este ano inscreveram-se 4.203 alunos. Veja abaixo gabarito da 1ª fase

06/06/2016 19h40 - última modificação 13/07/2016 18h11

Os novatos chegaram embalados pelo tom de novidade do desafio. Já os veteranos não se intimidaram com a pompa da ocasião e diziam que dariam o melhor como se fosse a primeira participação. Sozinhos ou acompanhados de pais e colegas de escola, milhares de crianças e jovens do ABC paulista colocaram importante ponto inicial – ou somaram novos – na futura carreira profissional com a participação na Olimpíada de Matemática 2016, cuja primeira etapa ocorreu sábado passado, 4 de junho. Esta é a 13ª edição da OMABC promovida pela Universidade Metodista de São Paulo. Inscreveram-se 4.203 alunos dos ensinos Fundamental e Médio das sete cidades do Grande ABC.


Helcio2016.jpg
Hélcio já tem 2 Ouros e 2 Pratas
Prof.RosemeireColegioEduardoGomes2016.jpg
Prof. Rosemeire trouxe 402 alunos do Colégio Eduardo Gomes
Em busca de acrescentar mais uma medalha à sua curta biografia, Hélcio Prado de Lima, 16 anos, já conquistou 2 de Ouro e 2 de Prata. Participa desde a 6ª série das Olimpíadas
e diz que desde criança matemática lhe “entra bem” na cabeça. “Agora, história...”, emenda na resposta, torcendo o nariz. A mãe é contadora e um dos irmãos cursa engenharia civil, por isso números, cálculos e planilhas são parte de seu cotidiano. 


Ex-aluno do Colégio Metodista e com passagem pelo Colégio Eduardo Gomes, de São Bernardo e São Caetano, respectivamente, Hélcio mora em São Bernardo e atualmente cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Termomecânica. Engenharia da computação é seu objetivo de ingresso no Ensino Superior. “Hoje o computador faz parte em tudo na nossa vida, por isso acho que é um campo grande para se trabalhar”, planeja o jovem, fã de séries americanas de TV e que tem como hobby o desenho artístico de histórias em quadrinhos.

Campeão de inscrições nesta edição, o Colégio Eduardo Gomes trouxe para a 1ª fase da OMABC 402 alunos, da 6ª série ao 3º ano do Ensino Médio. Professora Rosemeire Pacheco Ribeiro, à frente das Olímpiadas desde o primeiro evento na região, em 2003, comandou o grupo e é grande incentivadora da disciplina, na qual milita há mais de 30 anos. Lamenta a má colocação do Brasil nos rankings internacionais.

“As escolas preparam os alunos mais para o vestibular do que para o contexto da matemática nas nossas vidas. Temos ainda um ensino muito tradicional em sala de aula”, aponta ela, que começou trazendo 40 alunos na primeira edição da OMABC e hoje vê seus pupilos competindo nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, no Matemática Sem Fronteiras e no DNA (Desafio Nacional Acadêmico), este último uma maratona de 36 horas pela internet também realizado no sábado. Professora Rosemeire se dividia entre dar apoio aos alunos na Metodista e aos que participavam do DNA e a acionavam pelo smartphone. “Eles só podem avançar na próxima questão quando respondem a anterior”, preocupava-se ela.

Premiação em novembro

A primeira fase da OMABC constou de prova de múltipla escolha com 20 questões. O resultado dos alunos aprovados para a segunda fase será divulgado no Portal da Metodista dentro de um mês. A 2ª fase está programada para 22 de outubro, das 14h às 18h. A correção das provas está a cargo do curso de Matemática da Metodista, que busca contribuir para a melhoria do conhecimento matemático nas escolas e com uma atividade intelectual que valoriza a competência e o saber.

A cerimônia de premiação está prevista para 26 de novembro. Serão oferecidas medalhas (Ouro, Prata e Bronze) e prêmios aos que obtiverem as melhores pontuações na 2ª fase. Poderão ser oferecidas menções honrosas a critério da banca. Todas as escolas contempladas com alunos premiados receberão certificado de congratulação e será oferecido um curso aos seus professores de Matemática. Na edição 2015, que reuniu 3.657 inscritos, 57 finalistas foram premiados.

Confira o gabarito da primeira prova.

OMABC2.jpg
Muitos participantes chegaram em grupos
  
OMABC20161.jpg
Conferindo nome e sala da prova
  

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,