Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Omabc / Edições anteriores / 2017 / Apresentação

Apresentação

A Universidade Metodista de São Paulo, por meio do Curso de Matemática com apoio da Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação e da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, promove a décima quarta edição da Olimpíada de Matemática do Grande ABC. Poderão participar da Olimpíada alunos do Ensino Fundamental (a partir do 6º ano) e Médio das escolas públicas e particulares das sete cidades compreendidas no Grande ABC (Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), além dos alunos que concluíram o ensino médio no ano de 2016 e ainda não ingressaram em nenhum curso superior.

 

OBJETIVOS

Com a realização da Olimpíada de Matemática, a Universidade Metodista procura contribuir para a melhoria do conhecimento matemático dos alunos do ensino fundamental e médio. Além disso, esse tipo de atividade intelectual valoriza a competência e o saber.

 

NÍVEIS

Na Olimpíada de Matemática do ABC, os alunos serão divididos em quatro níveis, conforme o ano que cursam em suas escolas:
- Nível I - Ensino Fundamental - 6º ano e 7º ano
- Nível II - Ensino Fundamental - 8º ano e 9º ano
- Nível III - para alunos matriculados no 1o ou 2o ano do Ensino Médio
- Nível IV - para alunos matriculados no 3o ano do Ensino Médio ou que, tenham concluído Ensino Médio, há menos de um ano e não ingressaram em nenhum curso superior.

Em cada nível, a competição consiste em duas provas, nas quais os alunos demonstram a sua capacidade na resolução de problemas.

 

DATAS DAS PROVAS

As provas serão realizadas no Campus Rudge Ramos, da Universidade Metodista de São Paulo, em duas fases:

- Primeira fase: 10 de junho, das 14h às 17h.
- Segunda fase: 21 de outubro, das 14h às 18h.
Na primeira fase, os alunos responderão questões de múltipla escolha. Já na segunda fase, os alunos terão que resolver questões discursivas. A correção das provas está a cargo do curso de Matemática da Universidade Metodista de São Paulo.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições terão início no dia 27 de março e serão encerradas no dia 5 de maio. 

Para inscrever os alunos de sua escola na OMABC 2017 é necessário baixar a planilha, preenchê-la e enviá-la para a Comissão Organizadora da OMABC. Primeiro baixe a planilha clicando aqui. Depois preencha a planilha conforme as instruções a seguir.

Na parte superior da planilha informe os dados da escola e do professor responsável pelo seu preenchimento, que ficará responsável pela inscrição dos alunos nesta edição da OMABC. A seguir, para a inscrição dos alunos, preencha a planilha com o nome, a data de nascimento e o ano escolar de cada um deles. Informamos que a planilha está protegida, permitindo o preenchimento somente das informações nela solicitadas.

Depois de preenchida a planilha deve ser encaminhada a Comissão Organizadora da OMABC pelo e-mail até o dia 05/05/2017, data de encerramento das inscrições.


COMISSÃO ORGANIZADORA

A comissão organizadora da Olimpíada de Matemática do Grande ABC compõe-se dos seguintes membros:
- Prof.ª Débora de Jesus Bezerra – Doutora (Coordenadora)
- Prof.ª Débora Mendes Fiaschi – Especialista (Consultora)
- Profº. Marcelo Módolo – Doutor (Consultor)
- Profº. Valter Espíndola Thomáz – Mestre (Consultor)

 

PATROCINADORES

Olimpíada Brasileira de Matemática
http://www.obm.org.br
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
http://www.cnpq.br/

 

PREMIAÇÃO

Serão oferecidas medalhas (Ouro, Prata e Bronze) e prêmios aos alunos que obtiverem as melhores pontuações na Segunda Fase. Poderão ser oferecidas Menções Honrosas a critério da banca.
Todas as escolas que forem contempladas com alunos premiados receberão um Certificado de congratulação e será oferecido um curso aos seus professores de Matemática.

 

INFORMAÇÕES

Universidade Metodista de São Paulo
Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação
Rua Alfeu Tavares, 149
Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP
09640-000
Tel. (11) 4366-5886
e-mail:

Comunicar erros

 

APOIADORES:

 

 

 

X