Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Odontologia / Sobre

Sobre o Curso

inscricoes

 

O curso de Odontologia da Metodista prepara profissionais da saúde com capacidade crítica e reflexiva, habilitados para o cuidado da saúde bucal com rigor técnico e científico, pautados em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio.

A formação valoriza a pesquisa científica e estimula o aluno a participar em diferentes atividades complementares como os Projetos de Extensão à Comunidade, Jornadas e Congressos de Iniciação e Produção Científica, Semana Científica Odontológica Metodista e os Jogos Universitários dos alunos do Estado (InterOdonto). Outra excelente oportunidade de aprendizagem são os serviços clínicos prestados à comunidade e em escolas da rede pública. O curso é de regime integral e pode ser concluído em quatro anos

Confira detalhes do curso neste vídeo abaixo:

 

 

O profissional


Você irá se preparar para as seguintes competências: identificar as afecções buco-maxilo-faciais; prevenir doenças e distúrbios bucais; preservar e promover a saúde bucal, prevenir, tratar e controlar; analisar e interpretar os resultados de pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas; participar de programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde; acompanhar e incorporar inovações tecnológicas no exercício da profissão; desenvolver assistência odontológica individual e coletiva; trabalhar em equipes interdisciplinares e atuar como agente de promoção da saúde; organizar, manusear e avaliar recursos de cuidados de saúde efetiva e eficientemente.

Além do constante aprimoramento profissional, o cirurgião-dentista tem que ter competência para conhecer os seus pacientes, ter habilidade ao lidar com pessoas das mais diversas origens e realidades socioeconômicas, sabendo ouvir e orientando os pacientes de modo que eles compreendam não só a necessidade da manutenção da saúde bucal, bem como entender que diversas doenças apresentam sinais e sintomas primeiro na boca, antes de se manifestar em outras partes do corpo.



O Mercado de Trabalho


A Odontologia é um campo de trabalho que passa por um processo de reformulação nos últimos anos em virtude das exigências do mercado. O aumento do poder aquisitivo da população impulsionou a procura por serviços antes considerados inatingíveis. Pessoas de todas as classes sociais e econômicas buscam atualmente o auxílio dos cirurgiões-dentistas não só para cuidar da saúde bucal, mas também por questões estéticas. E com isso cresce o número de clínicas odontológicas especializadas nesses serviços. Áreas como Implantodontia, Estética, Ortodontia, Odontogeriatria, Odontopediatria, Estomatologia e Saúde Coletiva estão em franca expansão.

Tanto no Grande ABC paulista quanto em outras regiões do país cresce a demanda por novos profissionais e serviços, com formação ampla e qualificação profissional atualizada direcionada às diversas possibilidades de atuação. A docência no ensino superior e a atuação em estudos avançados e projetos de pesquisa são outras opções de trabalho para o Odontólogo. Outras oportunidades de trabalho:

Outras oportunidades de trabalho:

  • Magistério: atrativa opção para aqueles com inclinações acadêmicas;
  • Pesquisadores: áreas básicas – Biologia – gratificante e um número crescente de profissionais – Odontólogos procuram por estas áreas;
  • Consultórios e/ ou clínicas odontológicas particulares;
  • Planos de saúde odontológicos;
  • Profissionais: credenciados a redes de saúde;
  • Concursos públicos (UBS – Unidade Básica de Saúde);
  • Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica);
  • Policia Militar/ Bombeiros;
  • Odontolegistas;
  • Administrador ou consultor de organizações públicas;
  • Profissionais ligados à produção e distribuição de materiais odontológicos;
  • Marketing Odontológico;
  • Outras Oportunidades – Profissionais: credenciados.

 

Sobre a Faculdade de Odontologia


Em 1974, o Instituto Metodista de Ensino Superior, após estudos sobre as necessidades da região, solicitou a instalação do curso de Odontologia (processo n. 11160/74). O início das atividades do curso dentro do IMS ocorreu no ano de 1976, sendo que seu reconhecimento se deu em 1979, através do decreto 83183. Nesta época, a clínica odontológica iniciava sua trajetória de atendimento e serviços à comunidade.

A Faculdade de Odontologia da Metodista é uma unidade organizacional básica da Universidade, sendo responsável pelas realizações das atividades indissociadas do ensino, pesquisa e extensão.

Na sociedade contemporânea o conhecimento humano está fragmentado em especializações estanques e concepções de mundo que se excluem reciprocamente. O curso de Odontologia segue os preceitos de uma concepção cristã do mundo e da história. Com base nesta visão de mundo o curso se propõe a desenvolver a educação não apenas como processo de formação, mas como interação social que conduz à participação plena, produtiva e crítica das pessoas na sociedade.

O curso de Odontologia da Universidade Metodista de São Paulo completa 40 anos de história:

Vídeo produzido pela AGiCOM - Agência Integrada de Comunicação Metodista.

Comunicar erros

NICOLÁS DOUGLAS - COORDENADOR
nicolas-gomez.jpg
Veja o minicurrículo

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: