Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Odontologia / Notícias / Promovida pelos alunos, XXVI Semana Científica Odontológica tem início no campus Rudge Ramos

Promovida pelos alunos, XXVI Semana Científica Odontológica tem início no campus Rudge Ramos

Com palestras e oficinas, evento ocorre até a sexta-feira (11)

08/05/2018 19h25 - última modificação 20/06/2018 12h39

Palavra de acolhida ministrada por Elaine Cezar, agente da Pastoral Universitária e Escolar

Teve início na manhã de hoje a 26ª sexta edição da tradicional Semana Científica Odontológica da Metodista (SECOM). Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no anfiteatro Marcio de Moraes (Edifício Sigma).

A cerimônia de abertura contou com a presença do reitor Paulo Borges Campos Júnior e dos professores Nilton Abreu Zanco (diretor da Escola de Ciências Médicas e da Saúde), Renata Pilli Jóias (coordenadora do curso de Odontologia e madrinha do evento), Weber Andrade (padrinho da SECOM), Renato Morales Jóias e Augusto Roque Neto (apoiadores e presentes em grande parte das 26 edições).

A SECOM recebe palestrantes de diversas áreas da odontologia, dando aos participantes a oportunidade de aprofundarem temas abordados em sala de aula, terem contato com inovações e serem introduzidos a tópicos abordados apenas em pós-graduações.

A professora Renata Pilli Jóias destacou a importância do evento para os estudantes, que são responsáveis pela escolha dos palestrantes, convites, negociações, recepção e toda a logística. “Os alunos se engajam, aprendem a mediar conflitos e tomar decisões. É uma oportunidade de amadurecimento muito grande”.


Outros setores envolvidos

Uma das marcas da edição de 2018 é a integração com outros setores da Metodista. A comissão organizadora decidiu, por exemplo, convidar a Pastoral Universitária e Escolar para um momento de reflexão e acolhida aos participantes.

Antes da palestra Pacientes Especiais, o Núcleo de Arte e Cultura promoveu uma apresentação de dança cigana, realizada pelo grupo Portas Abertas. “Tentamos incluir o maior número de pessoas e setores possível”, destacou a presidente da Comissão de Organização da Secom, Taine Alves Franceli, que teve sua mãe, Ivani Franceli, representando os pais dos alunos durante a Cerimônia de Abertura.

Outra novidade neste ano é o Simpósio de Carreiras, mesa-redonda que reunirá, na quinta-feira (10), profissionais renomados da área, convidados para compartilhar sobre as diversas possibilidades de atuação no campo da Odontologia, como em clínicas particulares, na saúde pública e nos ambientes acadêmico, administrativo e militar.


Desafios para organização

Sobre a complexidade de realizar um evento desse porte, Taine relatou que não é simples lidar com todos os detalhes envolvidos, mas valorizou a participação de uma grande equipe. “Eu coordeno um grupo formado por 30 pessoas. São 300 pessoas no evento, é muito trabalho, mas com o apoio de todos é possível mediar. Temos a troca de experiências e o aprendizado de lidar com pessoas”, relatou.

Com participações na SECOM como aluna, docente e agora coordenadora do curso, a professora Renata compartilhou que carrega um sentimento diferente nesta edição. “É uma satisfação pessoal enorme ver seus alunos realizando tudo isso”, concluiu.

A XXVI Semana Científica Odontológica da Metodista ocorre até a próxima sexta-feira (11).

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,

LUCIANO NATIVIDADE
Minicurrículo

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X