Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Odontologia / Notícias / Professor de Odontologia fala ao Estadão sobre saúde bucal coletiva

Professor de Odontologia fala ao Estadão sobre saúde bucal coletiva

Caderno Estadão.edu aborda como Odontologia e Fonoaudiologia incorporam visão mais integrada da população

02/05/2018 17h47

Embora continue forte o modelo de dentista que trabalha sozinho no próprio consultório, graduações como Odontologia e Fonoaudiologia promovem mudanças curriculares para que os profissionais tenham visão mais sistêmica da população e promovam uma saúde integrada. “O viés privado da odontologia ainda é muito forte. Um profissional particular ganha por procedimentos; e procedimentos complexos pagam melhor. Mas, quanto mais se previne, menos procedimentos serão necessários”, cita professor Anderson Gomes Mota, do curso de Odontologia da Universidade Metodista de São Paulo, em matéria no caderno especial Estadão.edu com o título “Saúde coletiva conquista espaço”.

A reportagem mostra que essa visão veio da reforma sanitária que culminou na criação do SUS em 1988. No caso da Odontologia, o marco da mudança foi a criação da política Brasil Sorridente, de 2004. O princípio da visão sistêmica é a olhar para a saúde do paciente, e não para a doença.

Leia a íntegra da matéria veiculada no último 28 de abril.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X