Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Outubro / O envolvimento da sociedade nos aspectos atuais da Segurança Pública

O envolvimento da sociedade nos aspectos atuais da Segurança Pública

Palestra de encerramento da XVI Semana Jurídica abordou o tema

25/10/2019 17h50 - última modificação 25/10/2019 18h45

O encerramento da XVI Semana Jurídica, em 25 de outubro, teve mais uma abordagem relevante para estudantes da áreaos aspectos atuais da Segurança Pública. O evento no auditório Márcio de Moraes, no Campus Rudge Ramos, teve como palestrante o professor Ronaldo Aracri, que também é capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo e relatou a respeito das mudanças que ocorrem na organização no sentido de quebrar alguns paradigmas, como por exemplo dos policiais serem ameaçadores ou perigosos, e mencionou as ações e programas que já estão sendo realizados para aproximar a corporação da sociedade como um todo.

“A Polícia, cada vez mais, está começando a atuar de forma estratégica, inteligente e preventiva; queremos prevenir crimes e não só agir de modo reativo. Estamos trabalhando para que os cidadãos civis comecem a interagir e colaborar conosco. Queremos que tenham a certeza de estar protegido, pois essa é nossa função. Há uma cultura de medo em relação à Polícia e estamos atuando para quebrá-la. Já tivemos progressos, mas ainda há muito a fazer”, enfatizou o coordenador do curso de Segurança Pública da Metodista EAD.

Vizinhança solidária

O capitão e professor falou a respeito de um dos programas de mobilização social em favor do fortalecimento da Cultura de Paz em vigor atualmente: Programa Vizinhança Solidária, que consiste em aproximar a comunidade local e promover a integração entre vizinhos para estabelecer o cuidado e preocupação com o próximo.

Por exemplo, ao ver um portão aberto, quem mora perto ter a atitude de entrar em contato com o dono da casa para ver se algo estranho está acontecendo, em vez de simplesmente ignorar. “Essa simples ação muitas vezes evita a mobilização da polícia, otimizando, desta forma, a atuação da corporação que às vezes não tem pessoas nem viaturas suficientes para atender simultaneamente tantos chamados”.

O professor ainda comentou a respeito do projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta “Em frente Brasil”, que atua nas 5 cidades mais violentas do País das regiões norte (Ananindeua, PA), nordeste (Paulista, PE), sudeste (Cariacica, ES), sul (São José dos Pinhais, PR) e centro-oeste (Goiânia, GO) com objetivo de promover a transformação das realidades socioeconômicas dessas localidades por meio da integração de políticas sociais e políticas de segurança pública.

Ronaldo Aracri também fez um panorama geral da carreira policial para os alunos e ilustrou diferenças básicas entre as polícias Civil e Militar e como é a formação básica e de aperfeiçoamento. Além do palestrante, participaram do encontro os professores Maria Cristina Teixeira, coordenadora do Curso de Direito, Gustavo Cotomacci, representante docente, e Vanessa de Souza, representante discente, na composição da mesa diretiva.

Confira algumas fotos da palestra: https://photos.app.goo.gl/KrbDbXwDo5PJTbDw5

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
X