Alunos apresentam planos de internacionalização em Feira de Negócios
26/11/2019 18h40 - última modificação 11/12/2019 16h00
Um plano de internalização dos cadernos da “Spiral do Brasil” foi um dos trabalhos divulgados na Feira de Negócios de Comércio Exterior da Universidade Metodista de São Paulo na noite de 22 de novembro último. “Percebemos que a empresa, apesar de muito conhecida, ainda não exporta. Escolhemos o caderno Brief Case como produto a ser comercializado e optamos pelos Estados Unidos como destino, pois os americanos consomem cadernos mais básicos e com poucas ilustrações na capa. Pensamos em transporte marítimo, saindo do Porto de Santos com destino ao Porto de Nova York”, explicou a formanda Karen Pinheiro.
Durante o último semestre de Administração com ênfase em Comércio Exterior, os alunos desenvolvem planos de internacionalização para empresas brasileiras orientados por professores especialistas. Os resultados são expostos ao público na Feira de Negócios. “É condição básica que a organização escolhida pelos estudantes não esteja inserida no processo de internacionalização. Não é um trabalho simplesmente acadêmico; trata-se de uma consultoria empresarial oferecida pelos alunos sem custo para as empresas”, explicou professor Jeferson dos Santos, especialista em Comércio Exterior e docente da UMESP.
Neste ano o evento completou oito edições e foi montado na Praça Central do Campus Rudge Ramos. Os 50 estudantes apresentaram oito projetos para o público.
“Na feira os alunos colocam em prática todo o aprendizado dos quatro anos de curso. A atividade faz parte do processo de aprendizado, pois eles se dedicam e fecham um ciclo. Não há nada melhor para um professor do que ver o brilho no olhar de um aluno apresentando seu trabalho. É gratificante”, declarou a coordenadora do curso de Administração e Comércio Exterior, professora Patrícia Brecht Innarelli.