Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Março / Norval Baitello Junior discute ‘tempos venenosos’ da comunicação em aula magna do PósCom

Norval Baitello Junior discute ‘tempos venenosos’ da comunicação em aula magna do PósCom

Evento foi realizado na última segunda-feira (18) com o tema 'Comunicação, Mídia e Ativismo: Tempos Venenosos'

19/03/2019 13h40 - última modificação 21/03/2019 15h11

A nova era da comunicação e as novas formas de ativismo foram debatidas na Universidade Metodista de São Paulo na última segunda-feira (18 de fevereiro). Em aula magna organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PósCom), a instituição recebeu Norval Baitello Junior, docente da Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que discutiu o tema "Comunicação, Mídia e Ativismo: Tempos Venenosos". 

Norval Baitello levantou como reflexão o “armário de venenos” dos veículos de comunicação, que segundo ele conta com conteúdos transmitidos “em horário nobre das televisões e dos rádios, envenenando o público, seja como ‘mundo cão’ ou defendendo opiniões que não favorecem o público.”

Segundo o coordenador do PósCom, Luiz Alberto de Farias, a aula magna trouxe aos docentes e discentes um raciocínio sobre um universo que acredita precisar ser mais criticado. “Nos provoca a pensar em um certo acomodamento intelectual, que a sociedade não pode ter de modo algum, e nos traz a necessidade e responsabilidade de que a universidade é o espaço do debate, do diálogo e do ativismo intelectual”, disse Farias.

Para o coordenador, a Metodista receber professor Norval Baitello é motivo de satisfação. “É um dos mais importantes intelectuais do País. Tem uma produção vastíssima do ponto de vista de representação institucional e uma capacidade de relacionamento internacional que fomenta muito sobre o conhecimento do que realmente se produz no Brasil. Ele traz para a Metodista uma ponte muito importante para que possamos continuar a pensar a comunicação não como um elemento de uma universidade, mas sim da cidadania brasileira”, afirmou.

De acordo com professor Norval Baitello Junior, provocar a reflexão a respeito dos tempos atuais do País é fundamental. “Fico muito contente e honrado de vir aqui e falar com alunos da graduação e da pós-graduação, além de colegas professores. É um espaço muito importante de reflexão aqui na Metodista, que tem grande tradição. Trouxe minha contribuição refletirmos a respeito dos tempos difíceis que estamos vivendo aqui no Brasil e no mundo, de modo geral. Quis trazer algumas ferramentas para ajudar a todos a pensarem e buscarem soluções para os problemas contemporâneos que estamos tendo, sobretudo na área da comunicação e da mídia”, contou o palestrante.

Sobre o autor

Norval Baitello Junior é doutor em Comunicação pela Freie Universität Berlin e professor titular na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor convidado das universidades de Viena, Sevilha, S. Petersburg, Autónoma de Barcelona e Évora. Recebeu O prêmio "Maturidade Acadêmica" da Intercom 2015.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
X