Norval Baitello Junior discute ‘tempos venenosos’ da comunicação em aula magna do PósCom
19/03/2019 13h40 - última modificação 21/03/2019 15h11
A nova era da comunicação e as novas formas de ativismo foram debatidas na Universidade Metodista de São Paulo na última segunda-feira (18 de fevereiro). Em aula magna organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PósCom), a instituição recebeu Norval Baitello Junior, docente da Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que discutiu o tema "Comunicação, Mídia e Ativismo: Tempos Venenosos".
Norval Baitello levantou como reflexão o “armário de venenos” dos veículos de comunicação, que segundo ele conta com conteúdos transmitidos “em horário nobre das televisões e dos rádios, envenenando o público, seja como ‘mundo cão’ ou defendendo opiniões que não favorecem o público.”
Segundo o coordenador do PósCom, Luiz Alberto de Farias, a aula magna trouxe aos docentes e discentes um raciocínio sobre um universo que acredita precisar ser mais criticado. “Nos provoca a pensar em um certo acomodamento intelectual, que a sociedade não pode ter de modo algum, e nos traz a necessidade e responsabilidade de que a universidade é o espaço do debate, do diálogo e do ativismo intelectual”, disse Farias.
Para o coordenador, a Metodista receber professor Norval Baitello é motivo de satisfação. “É um dos mais importantes intelectuais do País. Tem uma produção vastíssima do ponto de vista de representação institucional e uma capacidade de relacionamento internacional que fomenta muito sobre o conhecimento do que realmente se produz no Brasil. Ele traz para a Metodista uma ponte muito importante para que possamos continuar a pensar a comunicação não como um elemento de uma universidade, mas sim da cidadania brasileira”, afirmou.
De acordo com professor Norval Baitello Junior, provocar a reflexão a respeito dos tempos atuais do País é fundamental. “Fico muito contente e honrado de vir aqui e falar com alunos da graduação e da pós-graduação, além de colegas professores. É um espaço muito importante de reflexão aqui na Metodista, que tem grande tradição. Trouxe minha contribuição refletirmos a respeito dos tempos difíceis que estamos vivendo aqui no Brasil e no mundo, de modo geral. Quis trazer algumas ferramentas para ajudar a todos a pensarem e buscarem soluções para os problemas contemporâneos que estamos tendo, sobretudo na área da comunicação e da mídia”, contou o palestrante.
Sobre o autor
Norval Baitello Junior é doutor em Comunicação pela Freie Universität Berlin e professor titular na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor convidado das universidades de Viena, Sevilha, S. Petersburg, Autónoma de Barcelona e Évora. Recebeu O prêmio "Maturidade Acadêmica" da Intercom 2015.