Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Junho / Evento promovido pelo time Enactus Metodista aproxima universidade e povos indígenas

Evento promovido pelo time Enactus Metodista aproxima universidade e povos indígenas

Participantes compartilharam técnicas de agricultura sustentável, música e uma mensagem de bem-estar com o meio ambiente

03/06/2019 15h20 - última modificação 03/06/2019 16h49

Representando “a última aldeia viva dentro de uma Capital”, um dos líderes da terra indígena do Jaraguá, Evandro Santos, discutiu sobre agroecologia, método que retoma a cultura dos nativos brasileiros de uma alimentação livre de agrotóxicos e de colaboração com a floresta em que vivem. Esse foi o principal tema debatido no encontro entre alunos da Universidade Metodista de São Paulo e representantes das aldeias guaranis de São Bernardo do Campo e do Jaraguá, na Capital.

O evento promovido pelo time Enactus da Metodista foi realizado em 9 de maio último para compartilhar técnicas de agricultura sustentável, música e mensagem de bem-estar com o meio ambiente. As aldeias realizaram também feira de artesanato no hall do Salão Nobre e à noite ocorreram duas palestras. As crianças da aldeia Guyrapa-ju, de São Bernardo, performaram ritos de passagem da infância para a vida adulta. A apresentação arrancou salvas de palmas dos participantes e expectadores do evento.

Para contextualizar a situação da demarcação das terras indígenas no Brasil, Edmilson Gonçalves, coordenador da Comissão de Comunicação do Fórum de Apoio aos Povos Indígenas, falou sobre dificuldades e necessidades de se preservar os territórios. “A parceria do indígena com o meio ambiente é mais do que necessária para a preservação da biodiversidade brasileira”, afirmou.

A organização Enactus é uma ação conjunta entre alunos, professores e empresas para  incentivar o empreendedorismo e projetos de desenvolvimento comunitário. A iniciativa é importante para alunos descobrirem e inovarem realidades diferentes. “Você consegue extrair todo o conhecimento adquirido no campus e aplica fora da universidade, para conhecer e interagir com outras culturas”, destaca o presidente do time Enactus Metodista e aluno de Rádio, TV e Internet, Gustavo Zucco.

Texto e foto: Arthur Souza

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
X