Qual é a diferença entre nota do Enem e média do Enem?
22/01/2019 11h40 - última modificação 28/01/2019 14h15
Da Revista QB - Quero Bolsa*
Para responder isso, é preciso entender algumas coisas antes. Logo que o resultado do Enem é divulgado, todo mundo fica ansioso para ver se com o desempenho alcançado vai ser suficiente para atingir o objetivo pretendido.
O que muita gente não sabe é que existe uma diferença entre nota do Enem e média do Enem que pode influenciar nas escolhas e nas decisões tomadas.
Diferença entre nota do Enem e média do Enem
O que é nota do Enem
Quem faz o Enem recebe cinco notas na prova, ou seja, uma para cada área do conhecimento:
-
Ciências da Natureza
-
Ciências Humanas
-
Linguagens
-
Matemática
-
Redação
Somente o Inep (órgão responsável pela aplicação da prova) consegue fazer o cálculo dessas notas. A metodologia de correção utilizada nas quatro áreas do conhecimento com as provas objetivas é a da TRI (Teoria de Resposta ao Item), um método que basicamente busca verificar o conhecimento do candidato e evitar os famosos chutes.
A redação segue uma linha de correção diferente, com dois professores avaliando inicialmente os textos ou até mesmo mais pessoas se as notas dadas forem muito diferentes. Ao todo, cinco competências (valendo de 0 a 200) são consideradas.
-
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
-
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
-
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
-
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação.
-
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
O que é média do Enem
O que acaba gerando muito dúvida é como calcular a média do Enem. Nesse caso, é possível que você consiga estimar alguns cálculos.
A média simples do Enem é calculada somando as notas das cinco provas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação) e dividindo por cinco.
Programas como o Prouni, Fies e Sisu exigem esse cálculo de média do Enem. No Prouni, para conseguir bolsas de 50% ou até mesmo de 100%, é preciso que o candidato obtenha média nas provas do Enem de no mínimo 450 pontos e não tenha zerado a redação, além de requisitos de renda familiar.
Para o Fies e conseguir o financiamento das mensalidades, a média do Enem exigida é de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Além, disso são considerados outros requisitos de renda familiar.
No Sisu, a média é por pesos. As universidades estabelecem pesos específicos para cada prova do Enem de acordo com o curso. Eles podem ter variações até mesmo em relação ao curso concorrido. Por exemplo, se o curso é mais voltado para a parte de Humanas, o peso na área de Linguagens pode ser maior que um curso de Exatas.
Guia completo do Sisu, Prouni e Fies
Como descobrir os pesos das provas no cálculo da média do Enem?
Os pesos das provas do Enem podem ser encontrados nos sites das universidades, nos editais dos processos seletivos e no termo de adesão ao Sisu.
Para Prouni e Fies, considere peso 1 em todas as provas.
Como calcular a média do Enem
Pronto para calcular! A média simples do Enem é encontrada ao somar as notas das cinco provas e dividir isso por cinco.
O cálculo pode ser mais complexo (mas nada muito difícil, fique tranquilo) quando são colocados pesos para cada uma das provas do Enem, de acordo com o que for estabelecido pela instituição de ensino superior. Desta forma, a média será obtida somando as cinco notas e dividindo-as com os seus respectivos pesos.
Se você ainda está achando um pouco difícil, utilize o Simulador de Notas do Quero Bolsa para ter ideia melhor da sua nota.
Veja também:
Como usar a nota do Enem 2018 para entrar na faculdade