Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Janeiro / Metodista é a que melhor representa o ABC entre universidades, aponta pesquisa

Metodista é a que melhor representa o ABC entre universidades, aponta pesquisa

Levantamento do Instituto ABC Dados ouviu mil moradores da região

24/01/2019 17h10 - última modificação 24/01/2019 18h15

A Universidade Metodista de São Paulo é a que melhor representa o Grande ABC em sua área de atuação, segundo pesquisa do Instituto ABC Dados realizada junto a mil moradores. A UMESP foi apontada por 11% do público e liderou entre duas dezenas de IES (Instituições de Ensino Superior) mencionadas pelos entrevistados.

O levantamento inaugura os trabalhos do Instituto ABC Dados e busca medir várias referências da população local, como avaliações de serviços públicos, preferências por shoppings, parques e restaurantes, opinião sobre lideranças e classe política, entre outros. A apuração foi feita entre 11 e 15 de janeiro últimos.

“É importante entender como as pessoas pensam e enxergam a região. Produzir informações que possibilitem esse entendimento é a missão do ABC Dados”, afirmou o criador da empresa e sociólogo Marcos Soares durante o lançamento, na manhã de 23 de janeiro. Denominada “A Cara do ABC”, a pesquisa será renovada a cada três meses junto a moradores das sete cidades da região com 15 anos ou mais. Os dados podem ser conferidos no site www.abcdados.com.br

72% estudam na região

Um dos dados apurados é que 72% dos moradores trabalham e/ou estudam na região. Igual percentual (72%) também considera o ABC ótimo ou bom para se viver, embora apenas 43% tenham afirmado sentir orgulho de morar na região. Outros 33% confessaram “pouco orgulho”.

A pesquisa também aponta desaprovação de alguns serviços públicos: 41% estão pouco satisfeitos com segurança pública, 49% nada satisfeitos com a saúde pública e 43% pouco satisfeitos com a educação pública. Mesmo assim, o hospital considerado referência no Grande ABC é o Estadual Mário Covas, citado por 17% dos entrevistados, enquanto o Parque Celso Daniel, em Santo André, foi considerado ícone em sua área por 27% do público abordado.

Grande parcela dos moradores (62%) vive no ABC paulista há mais de 20 anos. A maior parte (48%) ganha entre dois e cinco salários mínimos e 49% se declaram católicos. Entre as pessoas que a população considera melhor representar a região, a maioria é de políticos: o nome mais citado (8% dos entrevistados) foi o do ex-presidente do País Luiz Inácio Lula da Silva (preso pela operação Lava-Jato por corrupção), seguido pelo prefeito de Santo André Celso Daniel, morto em 2002 (5%), e pelo atual prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), lembrado por 3%.

Veja a íntegra do levantamento.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
X