Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Dezembro / Sessão solene do Dia da Justiça homenageia docentes da Universidade Metodista

Sessão solene do Dia da Justiça homenageia docentes da Universidade Metodista

Professoras Alessandra Zambone e Maria Cristina Teixeira foram saudadas pela Câmara de S.Bernardo

11/12/2019 17h50 - última modificação 18/12/2019 19h04

A Universidade Metodista de São Paulo esteve entre os homenageados na Câmara de Vereadores de São Bernardo pelo Dia da Justiça, celebrado no Brasil em 8 de dezembro. As professoras Alessandra Sabatine Zambone e Maria Cristina Teixeira, diretora de Extensão e Ações Comunitárias e coordenadora do curso de Direito, respectivamente, foram saudadas em sessão solene na noite de 10 de dezembro último entre integrantes do Poder Judiciário e profissionais que atuam na área, como acadêmicos, advogados, juízes, membros da polícia civil, militar e guarda municipal, entre outros.

Além de formar operadores do Direito, a Metodista tem grande tradição em serviços à comunidade na área da Justiça por meio de parcerias com a OAB para que alunos atuem em oficinas assistenciais. No Escritório de Assistência Judiciária (EAJ), credenciado pela Ordem dos Advogados do Brasil, moradores de baixa renda de São Bernardo são acolhidos em diferentes ramos como Civil, Família, Direitos Difusos (idoso, criança e adolescente e consumidor), Previdenciário e Penal. Há também o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tratamento de ações envolvendo conflitos de interesses, como a Oficina de Pais em processo de separação.

A sessão solene foi iniciativa do vereador pastor Zezinho e fez homenagem especial ao titular da 32ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça (TJ-São Paulo), Rui Coppola. O magistrado direcionou elogios à 1ª instância do poder, onde, segundo ele, se pratica a autêntica distribuição de justiça, fazendo restrições a atitudes que a 4ª instância, o STF, vem tomando recentemente. Criticou decisões unilaterais que suspendem entendimentos coletivos do plenário, mudanças de voto para não perder prerrogativas de relatos de matérias e a profusão de habeas corpus. Também achou ofensivo à classe a fala em público de um dos membros do Supremo segundo o qual “para piorar, a Justiça brasileira tem que melhorar muito”.

Dia da Justiça

A data foi estabelecida por meio do artigo 5º do Decreto de Lei nº 1.408, de 9 de agosto de 1951, mas celebrada desde 1940 em 8 de dezembro em referência à imagem católica de Nossa Senhora Imaculada Conceição. O objetivo é homenagear o Poder Judiciário brasileiro e todos os profissionais responsáveis em fazer com que a justiça seja cumprida com imparcialidade.

Confira fotos do evento.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
X