Metodista vai ajudar no desenvolvimento do ABC por meio do Consórcio de Prefeitos
14/08/2019 14h05 - última modificação 15/08/2019 14h49
Trazer propostas de oportunidades no setor econômico a curto prazo, sobretudo em questões de tecnologia industrial, é a expectativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC ao formalizar em 9 de agosto último a criação do Grupo Técnico Universidades. O novo GT reúne Instituições de Ensino Superior da região para troca de experiências e integração com o poder público das sete cidades do ABC.
Segundo o secretário-executivo do Consórcio, Edgard Brandão, a proposta é que a entidade que representa as prefeituras do Grande ABC organize e receba encontros mensais para que haja interação e discussões técnicas entre o setor universitário. Professor Carlos Eduardo Santi representou a Universidade Metodista de São Paulo no evento, que reuniu 12 IES entre públicas e particulares e que programou para 6 de setembro próximo a primeira reunião do GT.
“Já temos o Grupo de Educação com secretários municipais, mas as discussões ficam muito centradas nas administrações. A ideia de participação de várias entidades é estabelecer um nível de debate na questão da tecnologia, do desenvolvimento futuro que vamos ter, por exemplo, na área de ferramentaria, do polo tecnológico e também com empresas e indústrias da região”, antecipou Edgard Brandão.
Cursos alinhados
Para o professor Carlos Eduardo Santi, diretor do campus Rudge Ramos da Metodista, a iniciativa do Consórcio de Prefeitos representa importante espaço envolvendo IES nas discussões com o poder público sobre o desenvolvimento regional. Ele cita que a Metodista oferece cursos de engenharia, estética e cosmética, assim como graduações na área de gestão incluindo a pública e a ambiental, todos fortemente alinhados com as discussões a serem tratadas num primeiro momento no GT Universidades.
“Além disso, temos competências acadêmicas, científicas e tecnológicas em outras áreas que podem contribuir de forma significativa nesse processo. A Metodista sempre procurou estar presente e ser atuante nos diálogos sobre desenvolvimento regional e a participação neste GT é mais uma forma de continuar contribuindo com nossa região”, acrescenta.
Além do professor Santi, participaram do lançamento do projeto o vice-reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Wagner Carvalho, o reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Marcos Bassi, a coordenadora-adjunta na Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos, Andrea de Paiva, o pró-reitor de graduação da Fundação Santo André (FSA), Roberto Sallai, além dos diretores das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) Mauá, Jarbas Thaunahy, e Diadema, Rosangela Bonici, entre outros representantes de entidades de ensino.
O Consórcio ABC foi representado pelo secretário-executivo Edgard Brandão, os diretores de Programas e Projetos, Giovanni Rocco, Administrativo e Financeiro, Miguel Heredia, Jurídico, Eduardo Moura, além das coordenadoras de Programas e Projetos Juliana Cavasini, Lívia Rosseto e Maria Gracely Batista Marques.
Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.