Hamilton dos Santos, Diretor Geral da Aberje, e Kleber Carrilho, Diretor Acadêmico da Universidade Metodista de São Paulo, fazem a abertura e conduzem para as três apresentações. Falam Cláudia Goes, Gerente de Comunicação Digital da Volkswagen Brasil; Alex Kirsch, Analista de Comunicação e Marca Corporativa do Grupo Boticário; e Lívia Guadaim, Gerente de Comunicação para América Latina da divisão Life Science da Merck. Renata Nascimento, Head de Comunicação da Scania Brasil e Diretora do Capítulo Aberje Grande ABCD, encerra a atividade e apresenta os planos para a região em 2019. A moderação das discussões com a plateia será feita pela professora Luciana Rodrigues.
Claudia inicia pela abordagem sobre desenvolvimento de conteúdos customizados para cada audiência, pensar em novos formatos para engajar os consumidores e também, no caso do setor automotivo, focar em um trabalho específico com as mídias de tecnologia, pois este tema está cada vez mais interligado com o segmento. Ela vai refletir sobre as diversas transformações digitais dos negócios e como isto impacta a área de comunicação, pensando sobre como ampliar a capilaridade das divulgações realizadas pela Volkswagen e o público que tem acesso a informações sobre a marca.
Alex trará a experiência sobre colaboradores como influenciadores da Comunicação Interna. O Grupo Boticário, prestes a comemorar seus 10 anos, conta com uma base de 12 mil colaboradores diretos que se dividem entre atuação no varejo, na indústria, em sedes administrativas, operacionais e equipes comerciais. E fazer a comunicação interna chegar pra toda essa gente é um grande desafio. Com a evolução das relações de trabalho, percebe-se que as pessoas querem ser ouvidas e se sentirem cada vez mais representadas. Pensando nisso, a empresa conta agora com o apoio de colaboradores como influenciadores formais da Comunicação e da cultura do Grupo. Um jeito diferente de comunicar, engajar, sentir e testar, em um projeto que evolui todos os dias pautado pela premissa de uma relação transparente com as pessoas, onde elas de fato têm voz e fazem, na prática, a tão sonhada comunicação descentralizada. O canal oficial de comunicação é digital – a plataforma Workplace, onde recebem todas as informações, participam, trazem ideias e pulverizam para os times em conversas e e-mails.
Já Livia Guadaim abordará a campanha de Curiosidade da Merck, criada como parte das comemorações de 350 anos da empresa. A proposta é fortalecer a reputação junto a suas audiências-chave ligadas ao seu core business – ciência e tecnologia – apropriando-se do tema curiosidade, que faz parte do seu DNA. A parceria com influenciadores está no centro da estratégia, assim como produzir conteúdo próprio, interativo e relevante. Entre os influenciadores digitais participantes já estiveram nomes como Vender o Câncer, Drauzio Varela, Felipe Castanhari do Nostalgia, Mônica Lenzi do Diabetes & Você, Manual do Mundo e Paulo Jubilut do Biologia Total. Entre os conteúdos produzidos existem dezenas de artigos de branded content ligados aos negócios da Merck, um relatório sobre o estado da curiosidade entre colaboradores do mundo todo, um auto-teste da curiosidade, ferramentas interativas sobre futuro do trabalho, entre muitos outros mergulhos nas possibilidades que a curiosidade traz para o futuro da saúde, ciência e tecnologia. O projeto já teve um alcance de mais de 90 milhões de impressões.
O evento é aberto ao público, com inscrição prévia e sem taxa. As vagas são limitadas à capacidade do auditório. Programação sujeita à alteração. Veja mais aqui: http://www.aberje.com.br/calendario/6o-encontro-aberje-grande-abcd/
6º Encontro Aberje Grande ABCD
Data: 24 de abril
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório Sigma da Universidade Metodista
Endereço: Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP
Inscrições: http://www.aberje.com.br/calendario/6o-encontro-aberje-grande-abcd/