Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Junho / Nota de falecimento - Prof. José Marques de Melo

Nota de falecimento - Prof. José Marques de Melo

O professor que teceu a comunicação no Brasil

20/06/2018 20h55 - última modificação 20/06/2018 20h58

Perdemos o Prof. José Marques de Melo. Foram muitas homenagens ao longo de sua vida, vindas de diversos países. Muitos também foram aqueles que beberam em sua fonte inesgotável de saber. De algum modo, todos os que com ele conviveram foram seus alunos. Mesmo quando não formalmente, ele sempre ensinou muito a todos que com ele caminharam.

O talento do Prof. Marques vem de uma trajetória de desafios e vitórias, desde a sua atuação como líder estudantil nos idos dos anos 1960, como jornalista que cobriu fatos históricos em nosso país, como comunicador público e educador em movimentos à frente de seu tempo. Mesmo as perseguições que sofreu por conta de ações ditatoriais foram para ele oportunidade de renovação, de demonstração de seu caráter inovador e revolucionário. A sua inquietação o trouxe a São Paulo e fez com que ele mudasse o rumo da comunicação, da pesquisa e das instituições por onde passou – Faculdade Cásper Líbero, Universidade de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo –, sempre buscando renovação e dinamismo.

Criou e cocriou entidades emblemáticas como a ECA-USP, a Intercom, o Obitel, dentre muitas outras, além de importantes revistas e de ter escrito alguns dos mais importantes livros da Comunicação e do Jornalismo. Nos deixou muito. Foi ele o primeiro doutor em Jornalismo de nosso país e há algumas décadas criou a Cátedra Unesco de Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo.

O professor Marques de Melo fez de todos aqueles que com ele conviveram grandes vitoriosos. Espalhou sementes, plantou ideias e ideais e neles sempre estará presente. O carinho, a homenagem, o respeito e o agradecimento eternos de todos os alunos e colegas da Universidade Metodista de São Paulo.


Sobre o sepultamento
Data: 21/06/2018
Horário: 11 horas
Local: Cemitério do Morumby
Endereço: Rua Dep. Laércio Corte, 468 – Bairro do Morumbi – São Paulo


Paulo Borges Campos Júnior
Reitor
Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , ,
X