Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Junho / Cursos livres, campeonato de futsal e mais capacitação de professores reforçam agenda do 2º semestre

Cursos livres, campeonato de futsal e mais capacitação de professores reforçam agenda do 2º semestre

Reitoria reúne-se com coordenadores de cursos para avaliar conquistas e planejar mais ações

26/06/2018 22h15 - última modificação 30/07/2018 16h18

Reitor Paulo Borges convidou docentes a acompanharem mais de perto a vida acadêmica dos alunos

Criação de cursos livres, novas instalações da Incubadora Mondó no campus Rudge Ramos, campeonato de futsal PlayMetô, ampliação da capacitação docente por meio do Atualizo 3.0 e mais atrações no DUA (Dia da Universidade Aberta) prometem um calendário repleto de atividades no 2º semestre da Universidade Metodista de São Paulo. 

Em reunião com coordenadores de cursos na tarde de 25 de junho para balanço do 1º semestre letivo, a reitoria passou em revista conquistas e ações já realizadas, além de anunciar planos dentro da programação nomeada “A Metodista que Estamos Construindo”.

Segundo o reitor Paulo Borges Campos Jr, uma universidade se move com cursos que são referência, qualidade de ensino e muita interação da comunidade acadêmica: “E isso depende de nós professores e coordenadores, que lidamos diretamente com os alunos e sabemos de suas demandas”, afirmou, dizendo estar sendo superada a fase financeira mais difícil das IES com a recente crise econômica do País e que os docentes devem se sentir os principais responsáveis pelo interesse dos alunos na escola.

DUA ampliado

Uma das novidades para o próximo semestre é a ampliação das atividades do Dia da Universidade Aberta em setembro próximo para o Poliesportivo. Além de estandes exibindo os cursos aos vestibulandos na Praça Central, a ideia é montar na quadra de esportes os projetos que a Metodista realiza na forma de feiras de empreendedorismo, incubadora de startups e projetos semestrais integrados dos alunos, entre outros, anunciou o diretor da Escola de Engenharias e TI, professor Carlos Santi.

O PlayMetô de Futsal com jogos em finais de semana a partir de setembro e o Circuito Metodista de Corridas foram descritos pelo professor Nilton Zanco, diretor da Escola de Ciências Médicas e da Saúde, como ações que buscam a integração entre alunos e cursos. Professor Nilton também citou o selo Universidade Promotora da Saúde conquistado em maio último pela Metodista, que passou a integrar rede ibero-americana na área.

Já professor Kleber Carrilho, diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, relatou a introdução do programa “Metodista Convida”, rodada de palestras com nomes conhecidos do cenário nacional inaugurada em abril. Também falou do Sempre Metodista, que pretende reunir todos os ex-alunos em torno de uma associação de egressos.

O coordenador da Educação a Distância, professor Marcio Olivério, anunciou a criação de um portfolio de cursos livres – modalidade que cresce no ensino superior – e revisão da grade curricular de cursos presenciais e EAD de forma a atender as novidades que o mercado profissional exige.

Também falou a coordenadora de Graduação e Extensão, professora Alessandra Zambone, sobre a atualização dos projetos pedagógicos dos cursos e de novos momentos da extensão universitária, além de convidar toda a universidade a se mobilizar em torno do ENADE. “O exame de desempenho dos alunos é responsabilidade de todos os professores e em todos os anos, não apenas dos cursos que passam por avaliação em determinado exercício”, disse.

Diálogo interprogramas

A coordenadora de Pós-graduação e Pesquisa falou das novas bolsas conquistadas pelo PIBID (de iniciação à docência) e reforçou a necessidade de maior aproximação da comunidade acadêmica. Professora Adriana Barroso anunciou que o Mestrado-Doutorado em Psicologia da Saúde virá do campus Planalto para o campus Rudge Ramos como forma de aumentar o “diálogo interprogramas” e deixar mais próximos alunos e professores. Também anunciou encontro em 31 de julho próximo entre os cinco stricto-sensu da Metodista para que troquem experiências e complementem atividades entre si e com a graduação.

Além de quatro títulos que a Editora Metodista lançará na próxima Bienal Internacional do Livro, o assessor especial da reitoria, professor Sérgio Tavares, mostrou que a área de gestão introduziu ferramenta que acompanha semanalmente o movimento de receitas, despesas, matrículas e outras informações importantes sobre o cenário acadêmico que permitem atuar prontamente em ações administrativas.

Veja as ações e metas de “A Metodista que Estamos Construindo”:

• Atualização dos projetos pedagógicos dos cursos
• Análise de portfólio de cursos presenciais e EAD
• Ampliação do lato sensu
• Criação de portfolio de cursos livres
• Ampliação de parcerias nacionais e internacionais
• PIBID e residência pedagógica
• Ampliação da capacitação docente por meio do Atualizo 3.0
• Novos momentos da extensão universitária
• Novas ações da Incubadora Mondó
• Enade 2018
• PlayMetô Futsal
• Circuito Metodista de Corridas
• Metodista Convida
• Sempre Metodista (criação da Associação de Egressos)
• Feira de Estágios, Empreendedorismo e Inovação
• DUA (Dia da Universidade Aberta)
• Congresso Metodista
• Selo Internacional Universidade Promotora da Saúde
• Constante busca da sustentabilidade financeira

 Veja imagens do encontro: 

Encerramento do primeiro semestre de 2018, reunião da reitoria com coordenadores de cursos e debate de novas ações do ano letivo, Auditório Delta

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
X