Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Julho / Editora Metodista lança cadernos de ensino religioso para Educação Básica

Editora Metodista lança cadernos de ensino religioso para Educação Básica

Material foi elaborado por educadoras e teólogas das pastorais escolares e universitárias

27/07/2018 12h40 - última modificação 30/07/2018 19h21

Profs. Sérgio e Renilda: formação humana

Em consonância com a missão de contribuir com a sociedade a partir da publicação de materiais didáticos e textos produzidos na Educação Metodista, a Editora Metodista implementará no primeiro semestre de 2019 uma série de cadernos educativos nas aulas de ensino religioso das unidades de Educação Básica.

Estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio utilizarão material produzido pelas professoras Renilda Martins Garcia, Horizontina Mello Canfield e Miriam Pacheco Loureiro Reis. 

Em reunião na Universidade Metodista de São Paulo para discutir detalhes da publicação dos cadernos junto à Editora, a professora Renilda explicou que o projeto foi pensado pelas coordenações das pastorais escolares e universitárias: "É um sonho antigo de irmãos e irmãs metodistas que lutaram muito por isso e que agora temos a honra de colocar em prática. O projeto tem como viés valores substanciados pela ética cristã, que promovem a educação como um ato de amor, para além da promoção de competências e habilidades, visando essencialmente a uma formação humana, de pessoas mais gentis e solidárias”. 

Educação humana e diversidade

O professor Sérgio Tavares, editor executivo da Editora, ressalta que os cadernos podem ser utilizados por qualquer escola que atue na área, incluindo instituições do setor público. “É um material que trabalha na humanização do ser humano, seguindo valores da ética cristã, e está em consonância com padrões e exigências do Ministério da Educação (MEC) para a disciplina de ensino religioso”.

Os cadernos serão lançados em fase inicial, mas seguirão em constante avaliação para adequações, de acordo com a adaptação em sala de aula. Alguns dos principais temas são: “o amor que move o mundo”, “o normal é ser diferente – somos a favor da vida” e “a vocação para ser mais, mais humano”. 

Os Aventureiros em Missão, personagens das publicações do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças da Igreja Metodista, aparecem em todos os cadernos infantis para ajudar a contar histórias e contribuir com o conhecimento dos estudantes. “Eles compõem a diversidade étnica e racial dos livros e trarão conhecimentos concernentes ao tema. Para os adolescentes, temos os personagens Téo e Letícia, do Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista, que participarão dessa aventura na construção do conhecimento”.

O projeto vem sendo construído coletivamente desde 2015, com produção de conteúdo realizada em parceria pelas docentes, produção gráfica da Agência de Comunicação Integrada (AgiCom) e editoração e publicação da Editora Metodista.

Saiba mais sobre as autoras:

Horizontina Mello Canfield
Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduação em Pedagogia, com especialização em Gestão Educacional. Assessora Pedagógica da Coordenação Nacional das Pastorais Escolares e Universitárias da Rede Metodista de Educação.

Miriam Pacheco Loureiro Reis
Pós-Graduação em Psicopedagogia, Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional e Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo e graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Ensino Religiosa no Colégio Metodista Bennett, Rio de Janeiro. Pastora Coadjutora da Igreja Metodista em Gardênia Azul, no Rio de Janeiro (1ª Região Eclesiástica).

Renilda Martins Garcia
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Ciência da Religião, com ênfase em Práxis Religiosa e Sociedade, e Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Coordenadora da Pastoral Escolar do Instituto Metodista Bennett, Rio de Janeiro. Pastora Coadjutora na Igreja Metodista Centenária na Gambôa, Rio de Janeiro (1ª Região Eclesiástica).

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
X