Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / I Encontro PIBID e Residência Pedagógica reúne bolsistas e discute papel de educadores no ensino básico

I Encontro PIBID e Residência Pedagógica reúne bolsistas e discute papel de educadores no ensino básico

Alunos e docentes dos cursos de licenciatura da Metodista atuarão em escolas públicas da região

28/08/2018 10h45 - última modificação 31/08/2018 17h27

Evento reuniu alunos, docentes de licenciaturas e professores de escolas públicas

Professores precisam ser profissionais com conhecimento teórico, visão crítica, linguagem adequada, capacidade para tomar decisões, mediar conflitos e dominar circunstâncias que envolvem os direitos humanos. “Nosso dever é o de servir e manter foco na aprendizagem, que hoje é um conceito muito amplo”, disse a secretária de Educação de São Bernardo do Campo, professora Silvia Donnini, durante o I Encontro PIBID e Residência Pedagógica da Universidade Metodista de São Paulo, realizado sábado (25) no Anfiteatro Marcio de Moraes.

Ao longo da palestra, a professora Silvia apresentou diversos dados sobre a conjuntura da educação no Brasil e destacou o atual momento da formação de novos professores. “Com as dificuldades de oferta e acesso aos cursos de licenciatura superados, nosso grande desafio está na qualidade da formação”, afirmou, destacando o fato da maioria dos educadores dos anos iniciais atualmente possuir licenciatura, diferente do que ocorria em décadas passadas. “Mas ter graduação em Pedagogia não significa que você é um grande professor”, completou.

A secretária municipal e demais presentes motivaram professores e alunos a atuarem com paixão, responsabilidade e senso de missão, características indispensáveis aos educadores.

A mesa de abertura do encontro contou com o reitor Paulo Borges Campos Júnior, os professores Marcelo Furlin (coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação), Alessandra Zambone (coordenadora de Graduação e Extensão), Adriana Barroso (coordenadora de Pós-graduação e Pesquisa), Ana Rita Oliveira (representante da Diretoria de São Bernardo do Campo da Secretaria Estadual de Educação), Débora Bezerra (coordenadora institucional do PIBID) e Rosemeire Pessoni (coordenadora institucional da Residência Pedagógica).

copy_of_principal2.jpg
Professora Silvia Donnini, secretária Municipal de Educação, ministrou palestra aos presentes
Primeiro contato

O encontro reuniu alunos, docentes de licenciaturas e professores das escolas públicas selecionados para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica.

A proposta dos programas é criar uma rede de aproximação entre os principais agentes educacionais do País: universidades, professores, escolas e setores públicos. Para isso, os estudantes realizarão estágios supervisionados em escolas públicas.

Após a palestra, os bolsistas receberam as primeiras orientações e o cronograma das capacitações nos próximos meses, antes do início das atividades nas escolas.

Participação da Metodista

Ao todo, a Metodista foi contemplada com 183 bolsas: 65 para o PIBID e 118 para o Residência Pedagógica. "Um grande diferencial para alcançarmos esse número são os currículos dos professores envolvidos (coordenadores institucionais e coordenadores de área). Além disso, desenvolvemos um projeto ressaltando a importância do trabalho em rede com as escolas municipais e estaduais", explicou a professora Débora Bezerra. 

O número expressivo faz parte do trabalho de fortalecimento das licenciaturas, o que ratifica o compromisso da Metodista com todos os níveis da educação. 


Confira as fotos do encontro:

I Encontro PIBID e Residência Pedagógica

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,
X