Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Dezembro / Metodista recebe selo "Empresa Posithiva" da Prefeitura de São Paulo

Metodista recebe selo "Empresa Posithiva" da Prefeitura de São Paulo

Reconhecimento destaca campanha de conscientização sobre DST/Aids

03/12/2018 13h10 - última modificação 10/12/2018 20h35

Professor Kleber Carrilho ao lado do prefeito da capital, Bruno Covas

Fruto de uma campanha de comunicação desenvolvida por alunos do 7º período de Publicidade e Propaganda, a Universidade Metodista de São Paulo recebeu da Prefeitura da Capital paulista o selo "Empresa Posithiva", concedido a corporações privadas responsáveis por ações de prevenção e/ou pela promoção da não-discriminação de pessoas que vivem com HIV/Aids.

Em solenidade realizada na sede da Prefeitura de São Paulo, no último dia 30 de novembro, o diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, professor Kleber Carrilho, recebeu a condecoração do prefeito Bruno Covas, que destacou a importância de promover a prevenção da Aids. "Precisamos de ações que esclareçam a população e diminuam o preconceito. Com a ação conjunta entre poder público e sociedade, vamos enfrentar o desafio. O poder público reconhece iniciativas importantes que várias empresas vêm tomando", disse.

O reitor Paulo Borges Campos Júnior valorizou a conquista do selo, que fortalece o reconhecimento da marca Metodista e confirma a relevância da Instituição também em ações humanitárias. "Fico honrado em participar de uma Universidade que está absolutamente comprometida e guarda relação direta com o processo de desenvolvimento social do Estado de São Paulo e do País", compartilhou.

texto2.jpg
Solenidade foi realizada na Prefeitura de São Paulo

Sobre o projeto

O selo é resultado do trabalho produzido por alunos do módulo “Comunicação publicitária na saúde”, que desenvolve campanhas publicitárias nas áreas de saúde e interesse público.

Por meio da Agência Esfera Comunicação, os alunos promoveram, a partir de parceria com o Programa Municipal de DST/Aids, a campanha “Esquentou, Deu Match”, que desenvolveu ações de conscientização sobre tópicos como utilização de preservativo, testagem HIV e prevenção combinada.

Aluna integrante da equipe que desenvolveu o projeto, Dominike Larini falou sobre os aspectos que guiaram o conceito do trabalho, destacando que toda a campanha foi norteada por pesquisas e dados da própria Prefeitura de São Paulo. "Esse tema é muito conhecido, mas os jovens tendem a se preocupar menos com a saúde sexual e o índice de Aids têm aumentado no meio deles", disse.

Daniel Alves Pereira, também participante da campanha, compartilhou sobre as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da proposta. "No início o projeto pareceu algo costumeiro. Falar sobre prevenção parecia fácil , mas com o desenvolver das ideias e informações que fomos adquirindo percebemos o quão escassa era nossa base de informações. Achávamos que sabíamos de tudo, mas na verdade sabíamos apenas o mínimo necessário", revela.

O professor Marco Antônio Cirillo, coordenador do Projeto Integrado do 7º Período, diz que a procura de entidades públicas pelos alunos da Metodista atesta a qualidade do curso. “Conheço muita gente no mercado, mas o trabalho feito aqui não deixa absolutamente nada a desejar ao que é feito lá fora. O que entregamos é muito bom”, revela. Os estudantes produziram peças publicitárias em diversos formatos, sobretudo para mídias digitais.

Compromisso social

A proximidade do público jovem com o tema da campanha foi destacada pelo professor Kleber Carrilho, que entende a ação como um meio de gerar conscientização e promover aos alunos uma vivência profissional já durante a graduação. "Além de ser oportunidade para produzir uma campanha veiculada pela Prefeitura de São Paulo e pela Secretaria Municipal de Saúde, também é um movimento de conscientização dentro de sala de aula", explica.

O diretor ainda lembrou que a proximidade entre alunos e realidade comunitária é uma característica da Escola e do curso de Publicidade de Propaganda da Metodista, que em geral possui relação com marcas comerciais e venda de produtos. "Esse projeto mostra a publicidade de uma forma que não costuma ser vista pela sociedade: prestando serviços e transformando a realidade social", conclui.


Emoção da conquista

Dominike ainda falou sobre a emoção de ter a campanha veiculada pela Prefeitura e, posteriormente, a conquista do selo – o trabalho já havia rendido elogios pelos professores da turma. "Nem poderíamos imaginar que esse trabalho tomaria essa proporção. Isso tudo tem nos surpreendido e nos fez acreditar ainda mais que somos eficazes naquilo que nos comprometemos a entregar", disse empolgada.

"Foi uma experiência incrível poder criar uma maior conscientização, tanto para mim quanto para meus colegas. E ainda poder ver a campanha sendo veiculada foi muito animador", compartilhou Fernanda Coelho Massei.

Confira os alunos que participaram da campanha: Allicia Dassie Marabesi, Ana Paula Bival Sampaio, Bárbara Colonese Silva, Daniel Alves Pereira, Dominike Oliveira Larini Cotias, Fernanda Coelho Massei, Isabela Celestino, Isabela Martin, Iury Sousa Lira, Matheus Alves Pereira, Vitor Mercante e João Victor de Castro Laureano.


Veja a divulgação na mídia:

Portal Governo do Estado de São Paulo
Masp tem distribuição de camisinhas e testes rápidos de HIV

Agência de Notícias Aids
Cidade de São Paulo premia empresas comprometidas com o combate à doença no município

CRT de S.Paulo lança campanha de testagem focada em população negra


Acesse as fotos da premiação:

Metodista recebe selo "Empresa Posithiva"

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
X