Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Dezembro / Metodista inaugura em 2019 novo arranjo institucional

Metodista inaugura em 2019 novo arranjo institucional

Cada campus passa a ter diretoria própria para cuidar de temas acadêmicos e administrativos

19/12/2018 15h15 - última modificação 08/01/2019 20h23

No encontro o reitor Paulo Borges anunciou o quarto campus, em Ribeirão Preto

Ano novo, vida nova não será força de expressão na Universidade Metodista de São Paulo em 2019. A instituição colocará em prática nova estrutura administrativa e acadêmica por meio da qual cada área de conhecimento terá um diretor, assim como cada um dos três campi terá à frente um staff diretivo. Também estão nos planos inaugurar em 2019 o campus da UMESP em Ribeirão Preto, no noroeste paulista.

O novo arranjo institucional busca tornar os processos mais ágeis e dar mais autonomia às coordenações de cursos e núcleos, facilitando as ações “dos vários membros de um só corpo”, conforme definiu o reitor da Metodista, professor Paulo Borges Campos Jr, no Fórum de Coordenadores que encerrou o ano letivo de 2018, na tarde de 17 de dezembro último no campus Planalto.

Entre janeiro e fevereiro próximos vários eventos serão montados para detalhar as atividades do novo modelo, que passa a trabalhar com o conceito de diretorias e campus, não mais de Escolas que enfeixam cursos afins. A ideia é que cada diretor de campus seja o responsável tanto pelas atividades acadêmicas quanto administrativas. O organograma ficou assim estruturado:

• Diretoria de Graduação: prof. Sergio Marcus Tavares
• Diretoria de Educação a Distância: prof. Marcio Oliverio
• Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa: prof. Adriana Barroso de Azevedo 
• Diretoria de Extensão e Ações Comunitárias: prof. Alessandra Zambone
• Diretoria de Relações Institucionais: prof. Paulo Borges Campos Jr
• Diretoria campus Rudge Ramos: prof. Kleber Carrilho
• Diretoria campus Vergueiro: prof. Carlos Eduardo Santi
• Diretoria campus Planalto: prof. Nilton Zanco
• Faculdade de Teologia: prof. Paulo Garcia

Mais alunos e serviços

A nova estrutura passa a vigorar em 1º de janeiro, após ter sido aprovada em 30 de julho de 2018 pelo Consun (Conselho Universitário). Vinculada à Igreja Metodista e origem da UMESP, a FATEO mantém sua autonomia e organograma interno próprio. “Vamos continuar parceiros e construir juntos a nova estrutura, porque uma universidade é local onde os saberes de todos se encontram”, falou professor Paulo Garcia.

O Fórum de Coordenadores também discutiu o planejamento acadêmico de 2019 e o cenário do ensino superior no País, em particular o desafio de aumentar o acesso de jovens às universidades. O reitor Paulo Borges comentou que a crise econômica recente não poupou nenhuma escola da rede privada e a competição cresceu com a chegada de grandes grupos comerciais. Mas enfatizou que a Metodista prosseguirá na missão confessional e na busca de ensino de qualidade e sempre atualizado. Também mencionou que a nova CAC (Central de Atendimento ao Calouro) reforçou a estratégia de captação com espaço e acolhimento exclusivos aos novos alunos.

Uma das propostas para buscar receitas não operacionais (extra mensalidades) é aumentar os serviços à comunidade cobrando preços de núcleos-escola. Além do Hospital Veterinário, da Policlínica, do Poliesportivo, Incubadora Mondó, oficinas culturais e agências de comunicação, professor Paulo Borges citou o exemplo do curso de Gastronomia, que passará a preparar bufês e festas para interessados.

Professora Adriana Barroso acrescentou que o Mestrado-Doutorado também abriu a possibilidade de a comunidade cursar módulos específicos de stricto sensu em regime especial. Professor Nilton Zanco anunciou que a Clínica de Psicologia muda-se para o campus Planalto para estar mais integrada ao curso e fortalecer o atendimento à população.

Veja algumas imagens do evento:

Fórum de Coordenadores, encerramento do ano letivo de 2018  

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
X