Ciberespaço e Direitos Humanos: artigo de professora da Metodista é lançado em e-book
01/10/2018 14h00 - última modificação 01/10/2018 18h56
Docente da Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação da Universidade Metodista de São Paulo, Alessandra Lourenço Simões é autora do artigo “Ciberespaço e direitos humanos: muito além da privacidade", publicado no e-book que reúne os anais do I Encontro Regional Norte e Nordeste da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura). O evento foi realizado em 13 e 14 de junho de 2018 na Universidade Federal do Maranhão.
Recorte da dissertação do mestrado em Comunicação Social da docente, concluído na Metodista em 2017, o artigo trata da violação do direto à privacidade e as consequências dessa realidade. “Há margem para a violação de outros direitos, como o de livre manifestação. Infelizmente não há muito o que fazer porque, ao instalar um APP ou entrar em uma rede social, aceitamos o termo de uso onde é informado sobre a coleta de dados de forma não tão explícita”, diz.
Além do artigo da docente da Metodista, o e-book agrega outras publicações relacionadas ao tema central do evento: "Interação Homem-Máquina". O trabalho da professora Alessandra foi apresentado no GT Comunicação, Mídia e Poder no Ciberespaço, que reuniu produções ligadas à comunicação na internet e suas consequências.
Agora no doutorado, Alessandra Lourenço segue com as pesquisas na área. “Continuo estudando os efeitos da comunicação digital, como ódio, compartilhamento de notícias e provavelmente como tese quero abordar a desinformação nas redes sociais”, concluiu.
Leia o e-book na íntegra (o artigo da professora Alessandra está na página 464).