Reitor Paulo Borges recebe participantes do GM Xperience 2018
28/08/2018 18h25 - última modificação 29/08/2018 17h36
Reitor da Universidade Metodista de São Paulo, professor Paulo Borges Campos Júnior recebeu nesta segunda-feira (27) alunos que participaram da GM Xperience 2018, competição global da General Motors entre Instituições de Ensino Superior que busca desenvolver ideias inovadoras e soluções em diferentes áreas corporativas, como logística, supply chain, compras e soluções de negócios.
A competição no Brasil teve participação de nove faculdades divididas em três grupos e a Metodista ficou em segundo lugar no seu grupo.
Para o reitor Paulo Borges, a Metodista já tem como tradição oferecer espaços de estágios, contatos com outras empresas, diálogos e também a participação em concursos como esse. “Oferecer oportunidade para participar de concursos, intercâmbios e projetos de extensão faz parte dos nossos planos para os alunos terem um ensino de qualidade, que oferece condições para que se insiram no mercado de trabalho de forma mais positiva”, disse.
A equipe da Metodista foi composta pelos alunos John Maike Santos Lira (Comércio Exterior), Richard Tomas da Silva (Engenharia de Produção) e Fernando Henrique Lopes (Direito). Sob orientação do diretor da Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação da Metodista, professor Carlos Eduardo Santi, os estudantes ficaram responsáveis por resolver um case sobre supply, compras e logística de um projeto de carro para 2023.
De acordo com professor Santi, participar do concurso da GM é uma forma de mostrar que a instituição está inserida em eventos e concursos. “Temos procurado envolver os alunos em outras atividades, não só aquelas em sala de aula, mas também as que podem colocá-los em contato com o mercado de trabalho, em condições de demonstrar o que temos dentro da instituição”, afirmou.
Desafiador
A entrega do case em 19 de junho foi feita na General Motors do Brasil, na sede de São Caetano. Após isso, os participantes trabalharam no desafio durante julho e agosto e apresentaram a solução no dia 21 de agosto, na própria GM.
Segundo o aluno John Maike Santos Lira, de Comércio Exterior, a experiência foi desafiadora pela dificuldade do case, com diversas questões técnicas e específicas que exigiram tempo e comprometimento dos estudantes. “A apresentação também foi muito difícil pela pressão de falar para quem não se conhece. Você tem que competir com outras pessoas. Acho que nas empresas têm muito disso e tivemos a oportunidade de experimentar”, contou Lira.
Outro fato a ser destacado, segundo o aluno Richard Tomas da Silva, de Engenharia da Produção, foi a exigência de uma apresentação totalmente em inglês. “Foi muito importante participar do projeto, de grande valia para meu futuro profissional. Foi mesmo desafiador, pois nunca tinha apresentado trabalho técnico em inglês. Foi uma experiência incrível”, considerou.
Confira as fotos da reunião: